ENTRAR

sexta-feira, 29 de outubro de 2010

Pousada de Vale do Gaio Promoções - Torrão Alcacér do Sal - Em equilíbrio com a Natureza



Em pleno Alentejo, eleva-se a bela Pousada de Vale do Gaio - S.Salvador - sobre uma belíssima barragem. É o lugar perfeito para aqueles que apreciam a gastronomia tradicional da região e sabem disfrutar da caça, da pesca, e de outros desportos como o ciclismo, footing, arco e flecha, a canoagem e outros, da Natureza e do Silêncio. O cair da tarde, na varanda sobre a Albufeira da barragem, tornam os dias passados na Pousada de Vale do Gaio em inesquecíveis experiências para o cliente.


Actividades

A Pousada é o local perfeito para os amantes de desportos como a caça, a pesca,  andar a pé (caminhada), correr, o ciclismo, arco e flecha, a canoagem (a Pousada providencia todo o material necessário para a prática destes desportos), e para actividades relaxantes como a astronomia, a observação de pássaros ou apenas disfrutar da piscina, a leitura de um livro ou apenas o gozar um bom sono...

Podemos providenciar outras actividades desde que com marcação prévia... Experimente,  por exemplo, um passeio de Balão para ter uma experiência que nunca esquecerá.

Natureza


A primeira impressão é o silêncio. Um imenso silêncio. Depois, os horizontes a perder de vista. O verde das searas. Os campos lavrados ou de pousio. As manchas cinza dos olivais e do montado. E, sobre esta harmonia absoluta e indizível, o silêncio. Sempre.

Apenas de vez em quando os chocalhos de um rebanho se ouvem ao longe, do outro lado da barragem; ou uma cotovia risca a tarde morna de Março, subindo nos ares, louca de liberdade.

Aqui, sentimos que ainda é possível reconciliarmo-nos com a vida. Esquecer tudo e começar de novo. Acreditar que as coisas acontecem pela sua ordem natural.

É este sábio e justo equilíbrio com a natureza, a impressão mais duradoura que trazemos na memória.

A Pousada de Vale do Gaio. Só um nome de pássaro seria suportável nesta harmonia. A casa é o seu ninho. É esse conforto doméstico que sentimos, mal franqueamos as suas portas. Ao fim da tarde, na esplanada debruçada sobre a barragem, vemos o Sol caír de mansinho. As cegonhas pescando junto às margens. Os pássaros procurando os ninhos para passarem a noite. Talvez um gaio ande perdido na noite, à procura do seu pouso. E nós no ninho do gaio, melhor, na Pousada de Vale do Gaio, esquecidos do mundo.

Novamente o balir manso dos chocalhos. Parece um som muito antigo que nos recorda Jano, um pastor do Torrão, trazido até nós pela pena de Bernardim Ribeiro.

Ao longe acendem-se as luzes da vila do Torrão.

Passeios - Da Pousada De Vale do Gaio a Évora

TORRÃO - Anta do Torrão; Igreja Matriz (Capela-Mor : os azulejos-séc.XVI- e o pórtico Manuelino rendilhado); Igreja da Palma (azulejos séc.XVII - vida de S.João Baptista). Restaurantes: Excelentíssimo

ALCÁÇOVAS - Residência régia D.Dinis; Capela de S.Theotónio/Palácio Barahona, foi residência do Mestre João Núncio; Paço Quinhentista dos Condes de Alcáçovas - aqui se assinou o tratado de paz, ponto final da guerra da sucessão Espanhola-séc.XV; Museu do chocalho; Feira da Doçaria.

VIANA DO ALENTEJO - Estação arquelógica/antiga povoação Romana "Herdade das Paredes"; Santuário de N.Sra. d Aires; Castelo; Igreja Matriz (Arq. Diogo de Arruda); Olaria Tradicional (origem na antiga Escola de Artes e Ofícios "Mestre Lagarto")

ÉVORA - Catedral (fachada - Pórtico ogival com estátuas dos apóstolos); Museu de Arte Sacra; Templo Romano "de Diana" - ex-líbris da cidade; Termas Romanas dos Paços do Concelho; Aqueduto da Água de Prata - Obra de Francisco de Arruda em 1532/37 para abastecer a cidade de água, ao longo de 18Km, a partir das fontes, em Graça do Dívôr; Colégio do Espírito Santo/Universidade de Évora - Sala dos Actos e Claustro -; Capela dos Ossos - obra macabra do período Filipino, composta de ossos Humanos "Nós ossos que aqui estamos, pelos Vossos esperamos", impresso à entrada; Convento da Cartuxa - ainda habitado por Monges "Cartuxos"; Convento dos Lóios - actual Pousada -; Ermida de S.Braz; Igreja de S. Francisco; Palácio D. Manuel - nele foram representados vários autos de Gil Vicente (pelo próprio) dedicados às Raínhas D. Maria de Castela e D. Catarina de Áustria -; Museu de Évora - em obra de recuperação - tem núcleo na Igreja de Sta Clara; Espaços Culturais e Recreativos: Centro de artes tradicionais (ex Museu do Artesanato) - exposição e venda de artesanato regional; Fórum Eugénio de Almeida - exposições, workshops, conferências, seminários, ciclos de música e cinema -; Teatro Municipal Garcia de Resende (fundado em 1881 e inspirado nas salas de teatro Italianas; Kartódromo de Évora - que realiza em Julho a prova Nacional 24horas de Karting; Aeródromo de Évora - que realiza de 2 em 2 anos o festival "Portugal Air Show". Paisagens Arqueológicas: Menir e Cromeleque dos Almendres, Anta grande do Zambujeiro, Anta do Barrocal

Promoções: Clique aqui para abrir

Pousada Vale do Gaio
Barragem Trigo de Morais, Torrão
7595-034 Alcacér do Sal
Portugal

Telefone principal: +351 265 669 610
Fax principal: +351 265 669 545
Reservas: +351 265 669 610

Email geral: info@valedogaio.com
Reservas: reservas@valedogaio.com
Web: http://www.valedogaio.com

0 comentários :

Enviar um comentário

English Destinoslusos Version Spain Destinoslusos Version French Destinoslusos Version German Destinoslusos Version