ENTRAR

terça-feira, 25 de janeiro de 2011

Passeio em Piódão na Serra de Açor



Mais parece uma aldeia de bonecas. As cores e as formas do Piódão confundem-se com a paisagem da Serra do Açor. Uma camuflagem que protege um tesouro que já foi chamado de “fim do mundo” quando servia de esconderijo ao povo lusitano em fuga dos romanos. A localização privilegiada, na encosta de um vale profundo, e a riqueza das pastagens, justificavam uma viagem a este local.

Alguns começaram mesmo a fixar-se. Foi refúgio de foragidos à justiça e na Idade Média começou a transformar-se na aldeia que é hoje. A 41 km de Arganil, esta pequena aldeia ergue-se em casas de rocha e barro cobertas por xisto e conserva o aspecto arquitectónico original que faz dela uma referência nacional. Quem visita o Piódão, deve preparar-se para um agradável passeio… a pé. Não há circulação automóvel dentro da aldeia. As estradas são estreitas e acidentadas, feitas em xisto como as paredes exteriores das casas. A inclinação natural da aldeia obrigou os habitantes a construir em altura.

As habitações do Piódão têm na maioria dois andares. Um amplo, que serve de “despensa” para armazenar milho, batatas, feijão e tudo o que a terra conseguir produzir. E um outro andar dividido. Por fora, as cores dos aros das portas e janelas (normalmente azuis), contrastam com o xisto.

Já agora, fica a saber, que as frequentes cruzes na ombreira das portas são “protecções” contra as trovoadas, numa invocação a Sta Bárbara. E porque um bom passeio a pé costuma abrir o apetite, os petiscos do Piódão são irrecusáveis. Desde o cabrito assado, à chanfana, preparados no forno de lenha tradicional, passando pela tigelada e pelo pão de ló, em qualquer um dos três restaurantes/cafés da aldeia. E porque a visita ao Piódão está a chegar ao fim, fazemos-lhe uma sugestão… leve para casa uma das tradicionais aguardentes de medronho, ou um pote de mel de flores silvestres.

Telefones Úteis:
Posto de Turismo 235 732 787 (Piódão)
Serviços de Turismo 235 204 823 (Arganil)

Onde Dormir:
Estalagem do Piódão
Piódão
6285-018 Piódão
Tel.: 210 403 900/01/02
Fax: 210 403 951/0

Locais de Interesse:
- Igreja Matriz
- Igreja de São Pedro
- Capela das Almas
- Fonte dos Algares
- Eira

Festividades:
- Festa de São Pedro (em Abril)
- Festa do Sagrado Coração de Jesus (em Agosto)

Lazer:
- Passeios de Bicicleta
- Passeios a Pé
- Pesca
- Rota das Aldeias Históricas
- Visitas Guiadas
- Todo o Terreno

0 comentários :

Enviar um comentário

English Destinoslusos Version Spain Destinoslusos Version French Destinoslusos Version German Destinoslusos Version