De norte a sul de Portugal cultiva-se cereja, as primeiras produções de cereja, a nível nacional, surgem na zona de Resende, ocorrendo a partir de meados de Abril, com as colheitas das variedades/ecótipos regionais Abrileira e Rabicha ou em simultâneo na Beira Interior, na zona sul da Serra da Gardunha (Alpedrinha e Soalheira), na 1ª semana de Maio, com as variedades mais precoces (Burlat e Earlise). Uma a duas semanas depois efectua-se a colheita em Alfândega da Fé. A campanha termina, simultaneamente em todas as zonas de produção, a meados de Julho, com as variedades mais tardias.
A Destinoslusos recomenda as seguintes festas e feiras da cereja, para que possa aproveitar e adquirir boas cerejas com qualidade a preços mais baixos.
A Destinoslusos recomenda as seguintes festas e feiras da cereja, para que possa aproveitar e adquirir boas cerejas com qualidade a preços mais baixos.

Uma animada feira no concelho de Ferreira de Zêzere que para além da Venda da Cereja, ainda conta com mostra e venda de doçaria regional, artesanato, tradição, etnografia e muita animação e bailaricos.
--------------------

O Festival da Cereja realiza-se todos os anos no fim-de-semana seguinte ao 4º Domingo de Maio, numa iniciativa genuína recheada de atracções culturais e recreativas que pretende dar a conhecer aquele que é, sem dúvida, o produto natural mais conhecido e reputado do concelho.
Durante dois dias os produtores de cereja disponibilizam toneladas de cereja ao melhor preço e, simultaneamente, diversos grupos de música popular e tradicional portuguesa animam o espaço.
No domingo à tarde, a partir das 15h00, realiza-se um cortejo temático, onde cerca de mil figurantes (alunos e professores do concelho) dão corpo a um desfile com carros alegóricos onde, como não podia deixar de ser, a cereja é o tema.
PROGRAMA
Dia 28 de Maio
10:00H – INICIO DA FEIRA
- Venda de Cereja
- Mostra e Venda de produtos de Artesanato ligados à Cereja
Local: Largo da Feira
- Animação de Rua
- Animação Musical
18:30H – FINAL DA FEIRA
21:30H – Concerto com a Orquestra Ligeira de São Cipriano “A Velha”
Local: Frente à Câmara Municipal
22:30 H – Lançamento de Fogo de Artífício
Dia 29 de Maio
10:00 H - REINICIO DA FEIRA
- Venda de Cereja
- Mostra e Venda de produtos de Artesanato ligados à Cereja
Local: Largo da Feira
- Animação de Rua
- Animação Musical
15:00H – CORTEJO TEMÁTICO: “ A Cereja de Resende no topo do bolo”
18:30H – FINAL DA FEIRA
Lançamento de Morteiros
--------------------

A Associação Cultural de Mascarenhas, com o apoio do Município de Mirandela, da Junta de Freguesia de Mascarenhas, do Turismo de Portugal e da Cenki e a colaboração da Associação de Caça e Pesca Nossa Senhora do Viso, vai organizar a 2ª Feira da Cereja no dia 22 de Maio em Mascarenhas.
Constam do programa um Passeio Turístico e várias actuações musicais. A Feira abre oficialmente às 10 horas.
--------------------
Festa da Cereja do Fundão - Junho 2011
A Festa da Cereja e o Festival Gastronómico “Fundão aqui come-se bem”, em que se irão confeccionar as melhores receitas à base de cereja, o ex-libris do Fundão, decorrerão em Junho de 2011.
--------------------
O leque de variedades de cerejeira em Portugal é enorme. Dentro das variedades com tradição de cultivo em Portugal destacam-se, como mais importantes, as seguintes: Saco da Cova da Beira, Saco do Douro, Lisboeta, São Julião, Big Burlat, Maring, Napoleão Pé Comprido, e Big Windsor (Roxa), sendo as primeiras quatro de origem nacional. Recentemente foram introduzidas novas variedades, mais atractivas do ponto de vista comercial, pelo facto do fruto atingir elevado calibre e ter melhor poder de conservação, tais como: Brooks, Hedelfingen, Summit, Sunburst, Arcina, Sweetheart, Van, Bing e Earlise.
|
0 comentários :
Enviar um comentário