ENTRAR

terça-feira, 17 de maio de 2011

Festa do Bacalhau 2011 em Santarém - 20 a 29 de Maio

Grande Festa do Bacalhau, de 20 a 29 de Maio, na Casa do Campino em Santarém onde Herman José vai preparar em Santarém uma das suas especialidades culinárias: uma lasanha de bacalhau. Será este o prato que o humorista promete confeccionar, no dia 28 de Maio, na primeira edição de Grande Festa do Bacalhau, que decorre de 20 a 29 de Maio, numa iniciativa promovida pela empresa municipal de cultura, a Cult.Ur, em parceria com a empresa Pascoal, transformadora do conhecido bacalhau com o mesmo nome.

A iniciativa vai decorrer nas instalações da Casa do Campino, onde acontece habitualmente o Festival Nacional de Gastronomia e onde vão estar instalados 8 restaurantes de diversos pontos de país a confeccionar vários pratos de bacalhau.

A empresa Pascoal, indústria transformadora de bacalhau, é parceira deste evento e vai estar presente com um stand pedagógico onde dará a conhecer a história da pesca, da transformação e do consumo de bacalhau em Portugal.

Conjuntamente com o bacalhau, a organização quer dar a conhecer produtos típicos da região do Ribatejo, como por exemplo o azeite, um ingrediente muito usado na confecção de pratos de bacalhau.

Demonstrações Gastronómicas no Átrio da Casa do Campino

Além da demonstração com o padrinho da Grande Festa do Bacalhau, o programa contempla outras demonstrações gastronómicas, com outros grandes chefs, no Átrio da Casa do Campino.

A primeira é da Pascoal e terá lugar no dia 21, às 16 horas, com o Chef Miguel Castro Silva. Também as Escolas de Hotelaria e Turismo de Santarém e do Estoril associam-se a este evento através de demonstrações de cozinha ao vivo, onde predominará, como ingrediente principal, o bacalhau.

Estas demonstrações gastronómicas marcadas para os dias 22, 25 e 26, às 16 horas, vão estar a cargo dos formadores e alunos das duas escolas onde prevalecerá a inovação e a criatividade aliados ao mais tradicional dos produtos servidos à mesa dos portugueses.

As demonstrações têm um carácter educativo e são dirigidas a todos aqueles que queiram aprender e desenvolver novas técnicas na cozinha.

Durante a conferência, o vereador Vítor Gaspar sublinhou que, “a Grande Festa do Bacalhau não vai ser só um festival gastronómico mas também tem o intuito pedagógico de dar a conhecer este produto, sobretudo aos mais jovens”.

A empresa Pascoal, indústria transformadora de bacalhau, é também parceira deste evento e vai estar presente, segundo João Vieira, administrador da empresa com um stand pedagógico, no Pavilhão do Futuro, onde dará a conhecer a história da pesca, da transformação e do consumo de bacalhau em Portugal.

Haverá também um concurso. Quem escrever uma frase bem original ganhará um cabaz oferecido pela Pascoal. O sorteio será efectuado no dia 29 de Maio.

Animação

E festa não é festa sem animação.

Todos os dias há animação para todos os gostos e idades, no palco do recinto.

No dia 20 Maio, a inauguração oficial da Grande Festa do Bacalhau é às 19 horas.

E às 21h30, terá lugar a recepção da “Chama da Solidariedade”, nas Arcadas da Casa do Campino, numa organização da Confederação Nacional das Instituições de Solidariedade – CNIS.

O tema da solidariedade continua pela noite dentro com uma festa, às 22h15, no palco do recinto.

Também o dia 21 de Maio é dedicado à solidariedade, numa iniciativa da CNIS.

Às 10 horas e às 15h30, há animação com a participação das Organizações da CNIS.

Do programa consta também o encerramento do Congresso da CNIS, às 14h30.

À noite, destaque para o espectáculo Etnográfico “Do Olival à Adiafa”, do Rancho Folclórico do Bairro de Santarém, às 21h30.

No domingo (dia 22), há folclore às 18 horas e noite de fados, às 21h30.

A animação continua na segunda-feira, dia 23 e no dia 24, quem quiser dar um pézinho de dança poderá fazê-lo ao som do acordeão de Pedro Melão. A matiné de acordeão é às 18 horas.

Depois actua a Tuna da Universidade da Terceira Idade de Santarém, às 21h30.

Os fados voltam no dia 25, às 21h30 e no dia 26, sobe ao palco o Coro do Jardim-Escola João de Deus, ao qual se seguirá um espectáculo de tunas académicas: Scalabituna e TAESAS (Escola Superior Agrária de Santarém).

A Grande Festa do Bacalhau prossegue na sexta-feira, dia 27, com mais uma matiné de acordeão (Pedro Melão), às 18 horas e às 21h30 há fado e tango.

O ponto alto do evento terá lugar no dia 28, com um grande concerto, às 22 horas, com Ana Moura, grande voz do fado e vencedora do Globo de Ouro de Melhor Intérprete Individual.

Natural de Coruche e reconhecida internacionalmente, Ana Moura tem vários discos editados, entre os quais: Guarda-me a Vida na Mão, Aconteceu, Leva-me aos fados e Para Além da Saudade.

O programa de animação da Grande Festa do Bacalhau no dia 29, é preenchido com  “Coração Cultural” (9 horas), uma marcha com um percurso de interesse paisagístico e cultural, organizada pela Scalabisport. A saída da marcha é do Instituto Politécnico de Santarém.

Ao final da tarde (18 horas) há folclore e à noite (21h30) danças com a Escola “Dance Stoffel Santarém”.

No recinto da festa, os visitantes têm também ao ser dispôr bares, doçaria e esplanada onde podem assistir confortavelmente aos espectáculos ou simplesmente apreciar o ambiente.

Horário: Grande Festa do Bacalhau
De Domingo a Quinta-feira, das 12h00 às 24h00
Restauração: Encerra às 24h00
Sexta-feira e Sábado, das 12h00 às 02h00

0 comentários :

Enviar um comentário

English Destinoslusos Version Spain Destinoslusos Version French Destinoslusos Version German Destinoslusos Version