ENTRAR

terça-feira, 23 de agosto de 2011

As melhores Festas e Feiras das Vindimas 2011 de Portugal

Em Portugal é de Setembro e Outubro que se fazem as vindimas. As pessoas ajudam-se umas às outras. Cortam-se as uvas para os baldes. Estes são despejados em sacos plásticos ou em tinas de ferro que, depois, são transportados para as adegas, quer sejam particulares ou cooperativas.

Cada região tem o seu ciclo de vindimas. Por exemplo o Alentejo onde o sol aperta mais, as vindimas começam mais cedo, seguindo se depois as Beiras e um pouco mais tarde o Minho e Tras os Montes.

Para comemorar as vindimas realizam-se em Portugal um pouco por todo lado festas, feiras e festivais, aqui ficam algumas sugestões da Destinoslusos.

Festa das Vindimas 2011 em Palmela

De 1 a 6 de Setembro, a Vila de Palmela celebra, através da 49ª edição da Festa das Vindimas, a sua identidade cultural e é ponto de encontro obrigatório da comunidade com os milhares de visitantes esperados.

Os festejos - prestes a comemorar o meio século de existência – assinalam o encerramento de um ciclo de trabalho na terra e homenageiam a vinha, o vinho e os homens que se dedicam a esta actividade.


--------------------------------------

20ª Feira do Vinho do Dão 2011 - Nelas

A Feira do Vinho do Dão constitui o principal evento da região demarcada do vinho do dão e vai este ano para a sua XX edição.

Esta reune um número alargado de produtores de vinho, aos quais se associam exposições de outros produtos agrícolas, associações e empresas relacionadas com o sector vitivinícola.

Ligados ao vinho encontram-se, nesta feira, a gastronomia e o artesanato distribuídos em módulos ao longo da Praça do Município. No centro da feira, em espaço próprio, decorrem provas orientadas de queijo da Serra da Estrela e de vinho do Dão por conceituados escanções, sessões de cozinha ao vivo para adultos e cozinha infantil, com o objectivo de alertar as crianças para os benefícios de uma alimentação saudável. A animação de elevada qualidade é também uma constante, desenvolvem-se actividades lúdicas e de desporto, incluindo animação infantil, arruadas, espectáculos de malabarismo, torneios de futebol, maratona de BTT, TT – Todos no Trilho e actuações de ranchos folclóricos e fanfarras. Em termos de projecção da Feira a nível nacional, é feita uma ampla campanha de promoção nos principais órgãos de comunicação.

Com lugar no primeiro fim-de-semana de Setembro, a Feira do Vinho do Dão procura potenciar a posição estratégica de Nelas, bem no centro da Região Demarcada dos Vinhos do Dão. Ao longo dos anos, a Feira tem acumulado êxitos sucessivos, que já lhe granjearam uma invejável posição no contexto da região e mesmo nacional, contando com milhares de visitantes por ano. A Feira é ainda uma merecida homenagem a quem, produzindo o vinho, tanto tem feito por esta marca de referência da nossa Região.

--------------------------------------

Vindouro 2011 - Festa Pombalina em S. João da Pesqueira de 2 a 4 de Setembro

O município maior produtor de Vinho do Porto e do Douro e concelho que detém a maior área classificada como Património Mundial da UNESCO, acolhe nos dias 2 | 3 e 4 de Setembro, nova edição da VINDOURO | FESTA POMBALINA |S. JOÃO DA PESQUEIRA 2011.

Durante três dias, com entrada livre, dezenas de produtores de Vinho do Porto e DOC Douro do Concelho, estarão reunidos no Parque de Exposições de S. João da Pesqueira, dando à prova os seus vinhos.

Assista à II Edição da conferência: Vitivinicultura Duriense ''Novos Rumos''.

No centro histórico, os visitantes poderão encontrar expositores de produtos tradicionais durienses e divertir-se com animação de rua que recupera a época (século XVIII) de uma das figuras mais proeminentes da região: o Marquês de Pombal.

Durante o evento haverá ainda concertos e outras actividades que irão elevar S. João da Pesqueira a capital do Douro Vinhateiro.

--------------------------------------

Festival das Vindimas em Torres Vedras 2011

O Festival das Vindimas está de regresso e percorre todas as freguesias do concelho de Torres Vedras. Trata-se de um festival em que se alia a beleza e simpatia das participantes à cultura local, fortemente ligada à vinha e ao vinho.

A grande final do festival, que culmina com a eleição da Rainha das Vindimas, decorrerá no dia 12 de Novembro, às 21h30, no Pavilhão Multiusos da Expotorres.

--------------------------------------

Festa do Vinho 2011 na Madeira

A Festa do Vinho Madeira realiza-se por altura das vindimas e caracteriza-se pela apanha da uva, pelos cortejos dos vindimadores, a pisa da uva e um ritual de festa.

A tradicional vindima ao vivo realiza-se na freguesia do Estreito de Câmara de Lobos e é animada por bandas filarmónicas e grupos de folclore, com gastronomia regional, e muita animação, segundo informação da Secretaria de Turismo e Transportes da Madeira.

No Funchal têm lugar exposições cénicas alusivas à apanha da uva e espectáculos alegóricos de luz, som e folclore.


--------------------------------------

Festa das Vindimas em Porto Santo (Açores)

A Festa das Vindimas, que se realizam em Porto Santo durante os últimos dias de Agosto, têm vindo a adquirir crescente importância no calendário das festividades da ilha.

Os eventos têm lugar no centro da cidade e pretendem dar a conhecer aos turistas e visitantes as diversas castas vinícolas produzidas na ilha. Assim, há exposições alusivas ao processo de produção do vinho, demonstrações num lagar público e provas de vinho.

A Festa das Vindimas inclui uma apresentação pública da produção do vinho, provas dos vários vinhos, exposições e muito entretenimento.

Não perca, de 27 a 29 de Agosto, em Porto Santo.

0 comentários :

Enviar um comentário

English Destinoslusos Version Spain Destinoslusos Version French Destinoslusos Version German Destinoslusos Version