ENTRAR

sexta-feira, 6 de abril de 2012

Romaria a Cavalo - Moita Viana do Alentejo 2012

A XII Romaria a Cavalo Moita – Viana do Alentejo realiza-se nesta edição de 2012, entre os dias 25 e 29 de abril, com chegada a Viana do Alentejo marcada para 28. Mais uma vez, espera-se a participação de centenas de romeiros que, depois de quatro dias de viagem, vão chegar a Viana do Alentejo em ambiente de festa.

Entre os dias 25 e 29 de abril de 2012 centenas de romeiros oriundos de vários pontos do país voltam a cumprir a tradição ao participarem na XII Romaria a Cavalo que liga os concelhos da Moita e Viana do Alentejo. O percurso de cerca de 150 quilómetros é feito pela antiga canada real, mais conhecida por Estrada dos Espanhóis.

Recorde-se que a Romaria a Cavalo é promovida em conjunto por uma Comissão organizadora, da qual fazem parte as Câmaras da Moita e de Viana do Alentejo, a Associação Equestre de Viana do Alentejo e a Associação de Romeiros da Tradição Moitense. 

As inscrições deverão ser feitas na Divisão de Assuntos Sociais e Cultura, da Câmara Municipal da Moita.
Rua João da Nova, 3
2860-464 Moita
Telf.: 210 817 026
Fax: 210 817 019

A Romaria a Cavalo Moita - Viana do Alentejo surgiu pela 1ª vez no ano de 2001 e pretendeu recuperar uma tradição antiga, abandonada há mais de 70 anos, quando os lavradores da Moita se deslocavam com os seus animais ao Santuário de N.ª Sr.ª D'Aires, para pedir protecção para o gado e boas colheitas.

A Romaria ocorre no quarto fim-de-semana de Abril e junta centenas de participantes oriundos de vários pontos do País e até mesmo do estrangeiro. Alguns vêem pela fé, outros pelo ambiente ímpar que vivem entre si. 

Durante os 4 dias de percurso até chegarem ao Santuário de N.ª Sr.ª D'Aires, em Viana do Alentejo, os romeiros percorrem perto de 150 km, por caminhos de  terra batida. A chegada à vila faz-se pela antiga "Canada Real", mais conhecida pela "estrada dos espanhóis", junto ao Quartel dos Bombeiros. É aqui o ponto final de uma caminhada com alguns percalços pelo meio que não fazem esmorecer quem o faz desde a primeira edição.

Pelas ruas da vila recebem os merecidos aplausos de milhares de pessoas até chegarem ao Largo de S. Luís, onde a imagem de N.ª Sr.ª da Boa Viagem se junta a N.ª Sr.ª D'Aires. Aí a emoção fala mais alto e as lágrimas correm pelos rostos marcados pelo cansaço, mas felizes por mais uma etapa cumprida. 

Para além do carácter religioso, a Romaria assume, hoje em dia, uma vertente mais lúdica que privilegia o convívio entre as centenas de participantes. 

A Romaria a Cavalo é, actualmente, da responsabilidade das Câmaras da Moita e Viana do Alentejo e ainda da Associação Equestre de Viana do Alentejo e Associação dos Romeiros da Tradição Moitense. A iniciativa tornou-se um cartaz de visita obrigatório que atrai, ano após ano, milhares de visitantes.

0 comentários :

Enviar um comentário

English Destinoslusos Version Spain Destinoslusos Version French Destinoslusos Version German Destinoslusos Version