ENTRAR

quarta-feira, 20 de junho de 2012

Festival do Norte 2012 em Gaia, Viana do Castelo e Braga

Em Julho e Setembro, o Norte de Portgual vai receber o Festival do Norte, que vai decorrer em Vila Nova de Gaia (30 de Junho e 1 de Julho), Viana do Castelo ( 27 a 29 de Julho) e Braga (8 de Setembro).

Esta iniciativa do Turismo do Porto e Norte de Portugal envolve trabalhadores dos Estaleiros Navais de Viana do Castelo, pescadores da Afurada, Joana Vasconcelos, o realizador Marco Martins e o produtor Renzo Barsotti.

O evento procura recuperar alguns dos valores tradicionais da cultura de três municípios do Norte de Portugal e através de adaptações contemporâneas, adaptar tradições antigas, dando-lhe contemporaneidade.

O FESTIVAL DO NORTE pretende fazer da criatividade o motor da competitividade e da coesão do território da Região Norte, através da valorização sustentada do seu património imaterial.

Este extraordinário recurso, que representa a memória e a identidade mais profunda da comunidade, constitui a matéria-prima sobre a qual se deseja intervir e, a partir da qual, se pretende produzir novos bens culturais e criativos com relevante valor social, cultural e económico. A partir de um trabalho de inventariação do património imaterial do território, que o torna mais visível e inspirador, serão desenvolvidas novas produções criativas, usando como criadores, actores e cúmplices um extenso leque de parceiros regionais, nacionais e internacionais, que nunca antes se tinham reunido num projecto desta natureza.

A implementação deste projecto terá ainda como resultado evidenciar o papel do território na produção de cultura e criatividade, suscitar e estimular o envolvimento activo dos jovens talentos criativos e acentuar a atractividade regional em simultâneo com a promoção dos seus recursos endógenos, a nível nacional e internacional.

O programa do FESTIVAL DO NORTE promove sinergias criativas inter-municipais, respeita e dá corpo a um modelo de trabalho policêntrico, contribuindo para o aprofundamento de parcerias entre actores de diferentes campos e coordenando a produção de conhecimento do património cultural imaterial com o domínio da criação contemporânea de artes e espectáculos.

0 comentários :

Enviar um comentário

English Destinoslusos Version Spain Destinoslusos Version French Destinoslusos Version German Destinoslusos Version