ENTRAR

quinta-feira, 30 de agosto de 2012

Adega Machado Casa de Fado no Bairro Alto

A Adega Machado, uma das mais conhecidas casas de fado do Bairro Alto, reabriu no início do verão de 2012 com nova gerência, decoração contemporânea e novos espaços de animação. O fado e a gastronomia tradicional portuguesa continuarão a ser o principal mote desta casa, fundada em 1937.

Fechada há mais de três anos, a mítica casa de fados da Rua do Norte, em Lisboa, reabre agora com três espaços distintos: uma sala principal com 110 lugares sentados e serviço à carta, uma adega moderna, com capacidade para 44 pessoas e serviço de vinho copo e petiscos gourmet, e ainda um terraço ao ar livre. Tanto a adega como o terraço poderão ser reservados para grupos e eventos, incluindo pequenas apresentações de Fado. O projeto de arquitetura foi assinado por Luís Candeias (Atelier Paramento).

“A decoração é contemporânea, diferente daquilo que estamos habituados a ver numa Casa de Fados”, revela João Pedro Ferreira-Borges, um dos três gerentes do Grupo Fado & Food que detém mais duas casas de fado em Lisboa – o Café Luso, também no Bairro Alto, e o Timpanas, em Alcântara.   

Com esta recuperação, a Adega Machado quer oferecer um espetáculo inovador pois está previsto que os fadistas interajam mais com o público. A programação está a cargo do fadista revelação Marco Rodrigues, que é também artista residente. O objetivo da nova gerência é ainda aproximar a casa de fado a um público mais jovem, para convívio entre amigos, mas também a visitantes nacionais e estrangeiros que queiram aproveitar uma experiência diferente mas ao mesmo tempo genuinamente portuguesa. 

Neste novo espaço é ainda possível reviver a história e tradição desta Casa de Fado através da exposição de 117 imagens e obras de valor museológico, com a assinatura Adega Machado Guarda Segredos que se Cantam.

ADEGA MACHADO

A fachada, janelas e portadas foram os elementos arquitetónicos mantidos da anterior traça do estabelecimento e fazem a ponte com a existência atual da Adega Machado. Na fachada destaca-se o alegre e chamativo painel de azulejos. As janelas e portadas mantêm a traça da arquitetura popular dos anos 30 do século XX. No interior, ainda se reconhece a estrutura arqueada apoiada sobre as paredes.

No interior, encontra-se um projeto arquitetónico moderno, da responsabilidade do Atelier Paramento, que associa o requinte e estilo do Fado, aos tempos atuais. 

A Adega Machado é constituída por três espaços: uma sala principal (o restaurante), uma cave (a adega moderna) e o terraço. A multiplicação de portas e divisões no efeito arquitetónico é resultado da expansão paulatina do espaço durante sete décadas em direção ao interior do edifício. 

Para perpetuar o riquíssimo legado da família Machado (a fadista Maria de Lurdes Machado e o guitarrista e compositor, Armando Machado), responsável pela fundação desta Casa de Fado, a atual Gerência criou uma exposição de 117 imagens e obras de valor museológico. Adega Machado Guarda Segredos que se Cantam é a assinatura desta exposição permanente. Esta mostra, localizada entre as salas, nos locais de passagem, ilustra a história do estabelecimento através de várias personalidades ligadas ao Fado, além de muitas outras de vários quadrantes da sociedade nacional e internacional que visitaram a Adega Machado ao longo dos anos.

EMENTA

A ementa da Adega Machado assenta na cozinha tradicional portuguesa, porém imaginativa, a cargo do chef brasileiro Alexis Gregório, que também trabalha no Café Luso. 

No restaurante, o serviço à carta realiza-se entre as 19h00 e as 00h00. A adega/cave serve petiscos gourmet até às 02h00.

As refeições são servidas na sala principal. As degustações de vinhos e petiscos servem-se na cave/adega e no terraço.

PROGRAMAÇÃO

Os espetáculos iniciam-se às 20h00 e estendem-se até ao fecho da casa, às 02h00. Não há um local fixo para as atuações, havendo também uma flexibilidade intuitiva quanto aos módulos de apresentação, que privilegiam a proximidade com a assistência. 

O fadista Marco Rodrigues acumula as funções de músico intérprete e de Diretor Artístico da Adega Machado.

Elenco residente de fadistas: Marco Rodrigues, Isabel Noronha, Joana Veiga e Pedro Moutinho. 
Elenco residente de instrumentistas (rotativo): Marco Rodrigues (viola), Pedro Viana (guitarra portuguesa), Fred(erico) Gato, Vasco Sousa (baixo), André Moreira (baixo), Didi (baixo). Além do elenco residente, haverá uma circulação de músicos convidados, entre os quais se destaca a fadista Celeste Rodrigues.

INFORMAÇÕES ÚTEIS

Morada: Rua do Norte, n.º 91, 1200-284 Lisboa (Bairro Alto)
Coordenadas GPS: W 009° 8.6283'    N 38° 42.7368'

Telefone 1: (+ 351) 21 342 22 82
Telefone 2: (+351) 21 347 83 21      
Email: adegamachado@adegamachado.pt         

Preço médio: € 50,00 (sem vinhos) | € 75,00 (com vinhos)
Horário: 19h00 - 02h00     

Dia de Encerramento: segunda-feira
Espetáculo de Fado: todos os dias
N.º lugares (sem esplanada): 110 (restaurante) + 44 (adega)
Estacionamento privado: não (parque público do Camões a poucos metros) 
Espaço Fumadores: sim (terraço)       
Espaço Não Fumadores: sim
Grupos: aceita reserva    
Acesso para pessoas com mobilidade reduzida: Sim
Esplanada: sim (terraço)

0 comentários :

Publicar um comentário

English Destinoslusos Version Spain Destinoslusos Version French Destinoslusos Version German Destinoslusos Version