ENTRAR

terça-feira, 14 de agosto de 2012

As melhores Casas de Fado e Restaurantes de Fado em Lisboa, Porto e Coimbra

Com uma sonoridade própria e única, a guitarra portuguesa, associada ao canto na sua essência mais tradicional, faz do Fado o expoente máximo da nossa cultura, elevado à categoria de Património Oral e Imaterial da Humanidade pela UNESCO.

A canção emblemática de Lisboa é indissociável dos seus bairros mais típicos. Alfama, Mouraria, Bairro Alto e Madragoa são os seus mais autênticos berços e, por esta razão ouvir Fado é conhecer Lisboa. Também no Porto e em Coimbra se faz silêncio para se ouvir cantar o Fado, envolvido pela atmosfera típica que este tema propõe: um bom vinho no copo, várias iguarias no prato e os sons da alma portuguesa.

Aqui ficam algumas sugestões de casas/restaurantes de Fado para aqueles que desejam viver uma experiência emocionante e tipicamente portuguesa.


Adega Machado

Fundada em 1937 por Armando e Maria de Lourdes Machado, a Adega Machado, situada no Bairro Alto, é hoje considerada a mais antiga casa de fados de Lisboa. Apesar de ter estado fechada durante 3 anos, esta casa com 75 anos de hsitória reabriu recentemente com uma decoração nova e contemporânea, continuando a apostar na gastronomia tradicional portuguesa e nos tradicionais espectáculos de Fado. 

Rua do Norte, 91 
1200-284 Lisboa
(+351) 213 422 282

-----------------

Clube de Fado

Em pleno coração de Alfama, ao lado da Sé de Lisboa, encontra-se o Clube de Fado, paragem obrigatória para qualquer pessoa, portuguesa ou estrangeira, que pretenda explorar esta cidade. Ao entrar neste espaço, sente de imediato uma atmosfera diferente: destaca-se a magnífica arquitectura da Sala de Jantar, a excelente cozinha tradicional portuguesa e um prestigioso elenco de Fado.

Encontrará um ambiente selecionado, atendimento personalizado e o melhor som da guitarra portuguesa. Dedique ainda a sua atenção ao recanto original onde se encontra o Poço Moiro. Admire-o e peça um desejo.

Rua de São João da Praça, 86-94
1100-521 Lisboa
(+351) 218 852 704

-----------------

Mal Cozinhado

Ao pé do Palácio da Bolsa, no Porto, podemos encontrar o Mal Cozinhado, uma típica casa de Fado que recebeu a distinção de Utilidade e Relevância Turística pela Secretaria de Estado do Turismo. Com uma decoração rústica, um ambiente muito típico e aliciante e boa gastronomia portuguesa, este é um dos restaurantes da cidade onde a tradição do Fado ao vivo se mantém viva há mais tempo e por onde já passaram as mais consagradas figuras do Fado, sendo, por isso, é um espaço de referência.

Rua do Outeirinho, 11
4050-450 Porto
(+351) 222 081 319

-----------------

à Capella

Inserido na Capela de Nossa Senhora da Victória, a casa de Fados à Capella, anteriormente conhecido como Quinteto de Coimbra, oferece espectáculos diários de Fado desde 2001 e tem tido um papel fundamental para o desenvolvimento turístico da cidade de Coimbra. 

Apesar de ter como objectivo divulgar o Fado de Coimbra, o à Capella recebe também grupos de fado de Lisboa e outros artistas consagrados. Aprecie a mais típica música portuguesa, enquanto disfruta de excelentes petiscos e snacks, acompanhados com os melhores vinhos nacionais. Ponto de passagem obrigatório para quem visita a cidade. 

Rua Corpo de Deus – Largo da Victória
Capela de Nossa Senhora da Vitória
3000 Coimbra 
(+351) 239 833 985

-----------------

O Faia

Mais de meio século de existência e a perpétua ligação a grandes nomes do fado e à rica e variada gastronomia portuguesa fazem do Faia uma referência no mundo do Fado e da tradição lisboeta. Este espaço incontornável une a beleza e a melancolia da música à riqueza de uma gastronomia inspirada nas tradições da cozinha portuguesa.

A magnífica sala, cheia de recantos acolhedores, apresenta uma decoração tradicional com painéis de azulejos e peças de cerâmica antigas a decorarem as paredes. Este ambiente único, associado às maravilhosas vozes do Fado, torna o Faia no sítio perfeito para passar um serão inesquecível. 

Rua da Barroca, 54-56
1200-050 Lisboa
(+351) 213 421 923

-----------------

Fado ao Centro

Fado ao Centro é um pequeno espaço extremamente acolhedor onde se pode ouvir o Fado de Coimbra todos os dias, durante todo o dia. Ponto de encontro de estudantes universitários que, de capa e batina preta, também prestam homenagem ao Fado, este espaço é um dos míticos locais da eterna cidade de Coimbra. Um local mágico onde pode aproveitar para saborear óptimos petiscos tipicamente portugueses e apreciar o Fado de Coimbra na sua forma mais tradicional e genuína.

Rua do Quebra Costas, 7
3000-340 Coimbra
(+351) 918 651 595 / (+351) 913 236 725

-----------------

Sr Vinho

Esta casa de Fado, localizada no típico bairro de Madragoa-Lapa, é considerada a Universidade do Fado, uma vez que, desde 1975, ano em que foi fundada, até hoje, passaram e continuam a passar as melhores vozes do panorama fadista. 

Este espaço requintado e tradicional destaca-se pela enorme preocupação em servir a melhor gastronomia tipicamente portuguesa e em oferecer um espectáculo de Fado de qualidade, com os melhores interpretes e músicas da canção tradicional portuguesa. Com uma decoração tradicional e um ambiente surpreendente que remonta a um tempo passado, o Sr Vinho é, sem dúvida, um local de referência na noite de Lisboa.

Rua do Meio à Lapa, 18
1200-723 Lisboa
(+351) 213 972 681 / (+351) 213 955 830 / (+351) 213 977 456

-----------------

Café Luso

Fundado em 1927, o Café Luso é considerado uma das casas de Fado mais prestigiadas do País. Ocupa um belíssimo espaço, antigamente ocupado pelas antigas adegas e cocheiras do Palácio Brite Freire, que sobreviveu ao terramoto de 1755. A sua história confunde-se com a do próprio Fado, já que quase todos os grandes intérpretes passaram por aqui.

Destaca-se pela excelente qualidade gastronómica, que combina a culinária moderna com a típica cozinha portuguesa, e vinhos que satisfazem os gostos mais exigentes. 

Travessa da Queimada, 10
1200-365 Lisboa
(+351) 213 422 281

-----------------

O Fado, Restaurante típico

Tal como está escrito no restaurante, o Fado é “o mais característico e acolhedor retiro fadista da velhinha cidade do Porto”. Em pleno Centro Histórico da cidade, encontra esta casa inteiramente dedicada ao Fado, onde poderá deliciar-se com uma excelente cozinha caseira, que lhe oferece as mais saborosas iguarias da famosa culinária regional e também internacional, enquanto ouve e se deixa envolver pela canção nacional.

Largo de São João Novo, 16
4050-554 Porto
(+351) 222 000 212

-----------------

Restaurante A Casa da Mariquinhas - Porto Sé

O Restaurante a Casa da Mariquinhas é uma referência na Cidade do Porto, aberta desde 1968, é a mais antiga Casa de Fado do Porto. Um espaço de Bem servir e receber onde a degustação de sabores singulares é feita ao som do tão distinto Fado, num espaço de requinte.

É debaixo da muralha fernandina, com vista para a imponente Sé do Porto, que se encontra a mais antiga casa de fados da cidade. Fundada em 1968 por Heitor Gil de Vilhena, a Casa da Mariquinhas esteve cerca de dez anos fechada e chegou a funcionar como armazém.

Nas paredes da Casa da Mariquinhas, repousam apenas dois xailes de fadista. Mas o orgulho está à entrada da casa-de-banho: um lavatóriodo século XIX adquirido numa loja de antiguidades. A sala principal pode receber até 40 pessoas, mas a reserva deve ser acertada antecipadamente.

Para quem passeia a dois, há uma pequena mesa no terraço que convida a um vinho do Porto, enquanto se aprecia a muralha fernandina, a silhueta da Sé e a movida da zona onde nasceu a cidade do Porto. Na casa que viu cantar Amália Rodrigues e Alfredo Marceneiro, é uma boa proposta para uma repleta de história e boa gastronomia, esta apresenta espectáculos de fado às sextas e sábados.

Especialidades

• Bacalhau à Mariquinhas
• Filetes com Amêndoa Crocante
• Bife à Mariquinhas
• Cordon Bleu de Carne Branca e Hortelã

A Casa da Mariquinhas
Taberna Gourmet - Casa de Fados - Desde 1968
Rua São Sebastião 25 4050-568 PORTO ( Sé )

TELEFONE 915613877
http://www.facebook.com/casadamariquinhas.porto

-----------------

Páteo de Alfama

Único em Lisboa, o Páteo de Alfama é um tradicional páteo de Lisboa antiga, formado pelo átrio do antigo Palácio dos Condes de Murça, que sobreviveu ao terramoto de 1755, e encostado à primeira muralha da cidade – a Cerca Velha. 

Rodeado das pedras que outrora protegeram a cidade, passa uma noite maravilhosa envolvido pelo mais genuíno da cultura e costumes portugueses. A exposição de artesanato, os espectáculos de Fado e folclore, a gastronomia tradicional e a arquitectura renascentista do edifício são apenas algumas das razões que fazem do Páteo de Alfama um local de visita obrigatório para quem quer conhecer Lisboa.

Rua de São João da Praça, 18
1100-520 Lisboa
(+351) 218 822 174

-----------------

Janelas do Fado

A Janelas do Fado é uma digna representante de uma nova geração de casas de Fado. Apesar de ter sido fundado recentemente (2009), este espaço tem vindo a ganhar um enorme destaque e popularidade entre todos aqueles que apreciam e exploram a cultura portuguesa. Situado em Matosinhos, apresenta uma decoração moderna e convidativa, que transporta os antigos sons do Fado para um ambiente actual e requintado.  

Rua Augusto Gomes – Matosinhos, Porto
(+351) 916 863 956

0 comentários :

Enviar um comentário

English Destinoslusos Version Spain Destinoslusos Version French Destinoslusos Version German Destinoslusos Version