ENTRAR

sábado, 11 de Agosto de 2012

Festas de São Sebastião 2012 Setúbal e Tróia - Programa e Informações

A quarta edição das Festas Populares de S. Sebastião pretende aumentar o número de visitantes da Festanima e das Festas de Nossa Senhora do Rosário de Tróia. A gastronomia e a música, aliadas a festejos de cariz tradicional, constituem mais uma edição das Festas Populares de S. Sebastião, a decorrer entre os dias 10 e 20 de Agosto 2012 em Setúbal.

As festas incluem a 10.ª Festanima, certame que apresenta mais de uma dezena de tasquinhas gastronómicas dinamizadas pelo movimento associativo da freguesia de S. Sebastião, e as tradicionais Festas de Nossa Senhora do Rosário de Troia, festividades dos marítimos do concelho de Setúbal e que decorrem, repartidamente, na Península de Troia.

A 10.ª edição da Festanima, com um orçamento de cerca de 12 mil euros, conta com 11 stands gastronómicos, dinamizados por coletividades da freguesia de S. Sebastião, e dez pavilhões institucionais e de comercialização de artesanato e produtos regionais.

O certame, a realizar na Avenida Belo Horizonte, Escarpas de Santos Nicolau, é organizado por uma comissão de festas e conta com os apoios da Câmara Municipal e da Junta de Freguesia.

A funcionar entre domingo e quinta-feira das 18h00 às 24h00, encerrando à sexta-feira e ao sábado às 02h00, a Festanima apresenta um vasto programa de espetáculos, sempre com início às 21h00.

Na sexta-feira, dia 10, a noite é preenchida com as atuações da banda da Sociedade Musical Capricho Setubalense e de Carlos Montenegro, seguindo-se um baile conduzido por Francisco José.

O programa musical reserva “Os Massacotes”, Jorge Paulo e baile com Nuno Miguel para sábado, dia 11, enquanto a 12 atuam Deolinda de Jesus e os “Cúmplice’s”, segundos classificados no Festival da Canção 2012.

Alex e baile com João Carlos são as propostas musicais para o dia 13, sendo que o Grupo Coral “Os Sadinos” e o baile da “Actual Band” animam o certame a 14.

Espetáculos de danças de salão e de Jorge Nice preenchem o programa na noite do dia 15, seguindo-se a 16 o Grupo Coral Alentejano “Amigos do Independente”, Star Dance e baile com Fátima Dias.

A 17 atuam Toy e os “Cantares do Sado”, seguindo-se baile com André Gomes.

A 18 sobem ao palco a revista “O Viveiro das Passaronas” e as cantoras Sara Margarida, Carla Lança e Inês Pereira e realiza-se novo baile com André Patrão.

Para o último dia da Festanima estão reservadas as atuações de Bruna Guerreiro, jovem cantora nascida no ano da primeira edição do certame, e da banda “A Preto e Branco”.

Já as Festas de Nossa Senhora do Rosário de Troia dividem a programação entre o religioso e o pagão.

Nos dias 15, 16 e 17, na Igreja de S. Sebastião, realizam-se tríduos em honra da santa protetora. A 18, após missa pela alma dos marítimos falecidos, em Setúbal, às 15h00, os participantes vão em cortejo, acompanhado pela fanfarra dos Bombeiros Voluntários de Setúbal e pela Banda Musical Charranga, de Sarilhos Grandes, Montijo, até ao ponto de embarque do círio fluvial para Troia. 

O programa de festas na península localizada defronte de Setúbal apresenta, além de cerimónias religiosas, jogos tradicionais, bailes e arraiais, incluindo o concurso de barcos engalanados, com as embarcações que participam no círio fluvial entre Troia e Setúbal.

No dia 19, às 24h00, um fogo de artifício, lançado a partir de Troia, pode ser admirado de ambas as margens do rio Sado, com as Escarpas de Santos Nicolau, onde decorre a Festanima, a serem um dos pontos privilegiados para se assistir ao espetáculo pirotécnico.

Um dos principais momentos de todo o programa das festas é o círio fluvial com barcos de pesca engalanados. A procissão parte da península no dia 20, às 17h00, trazendo de regresso a Setúbal a imagem de Nossa Senhora do Rosário de Troia.

As festividades, tal como a Festanima, são organizadas por uma comissão de festas e contam com os apoios da Câmara Municipal e da Junta de Freguesia de S. Sebastião.

10ª Festanima

10 a 19 agosto 2012
A festa em que a alegria...tem sabor!!

Programa

sexta, 10 Banda Capricho, Carlos Montenegro e baile com FRancisco José
sábado, 11 Os Massacotes, Jorge Paulo e baile com Nuno Miguel
domingo, 12 Deolinda de Jesus e Cúmplice's
segunda, 13 Alex e baile com João Carlos
terça, 14 Grupo Coral Os Sadinos e baile com Actual Band
quarta, 15 Danças de Salão e Jorge Nice
quinta, 16 GC Os Amigos do Independente, Star Dance e baile com Fátima Dias
sexta, 17 Toy
sábado, 18 Revista As Passaronas, Sara Margarida, Carla Lança, Inês Pereira e baile com André Patrão
domingo, 18 Bruna Guerreiro e Banda " A Preto e Branco"

0 comentários :

Enviar um comentário

English Destinoslusos Version Spain Destinoslusos Version French Destinoslusos Version German Destinoslusos Version