ENTRAR

terça-feira, 14 de agosto de 2012

Volta a Portugal em Bicicleta 2012 - Equipas, Etapas, Calendário e Informações

A 74ª edição da Volta a Portugal em Bicicleta disputar-se-á entre 15 e 26 de Agosto de 2012, de Castelo Branco, onde será dada a “Grande Partida”, à consagração do vencedor, em Lisboa, há um mapa com 11 dias de competição onde, para além dos factores desportivos, estão previstas muitas actividades e animação.

Outro facto a registar é que, pelo terceiro ano consecutivo, a "Portuguesa" irá ter o seu final na capital do país, Lisboa. 

A prova foi apresentada oficialmente a 25 de Junho de 2012, e aí houve mais novidades relevantes em termos de percurso: as partidas de etapas inéditas em Vila Nova de Cerveira (3ª etapa) e em Armamar (5ª etapa); também de destacar a presença de 16 equipas - mais três que em 2011 - e as datas mais tardias do que o habitual devido aos Jogos Olímpicos.

A Volta a Portugal em bicicleta de 2012 vai contar com quatro equipas portuguesas e mais uma seleção nacional e ainda com 12 equipas estrangeiras.

As equipas portuguesas, todas pertencentes ao escalão continental, são a Carmin-Prio, Efapel-Glassdrive, LA-Antarte e Onda Boavista.

Quanto às estrangeiras dividem-se entre continentais e continentais profissionais. As mais cotadas na prova portuguesa serão a Andalucia (Espanha), Andalucia-Coldeportes (Colômbia), Caja Rural (Espanha), Saur-Sojasun (França) e Unitedhealthcare (Estados Unidos). Do escalão continental vêm a Funvic-Pindamonhangaba (Brasil), Orbea (Espanha), Burgos BH.Castilla y Leon (Espanha), Itera-Katusha (Rússia), Lokosphinx (Rússia), Team Bonitas (África do Sul) e MTN QHUBEKA (África do Sul).

Este ano não se verifica a presença de nenhuma equipa do Protour (escalão máximo) na corrida portuguesa.

Aquando da apresentação da edição de 2012 da Volta a Portugal em Bicicleta foi anunciado o percurso da prova: 10 etapas (uma das quais um contra-relógio individual) e um prólogo inicial, num total de 1606.8 km, 21 contagens de prémios de montanha e 27 metas-volantes. Vila Nova de Cerveira e Armamar estreiam-se como cidades de partida de etapas da prova, numa edição com um percurso bastante acidentado. A prova centra-se mais uma vez no Norte de Portugal.

Etapas

Prólogo - 15 de Agosto - Castelo Branco-Chegada
1ª Etapa - 16 de Agosto - Termas de Monfortinho-Oliveira do Hospital
2ª Etapa - 17 de Agosto - Oliveira do Bairro-Trofa
3ª Etapa - 18 de Agosto - Vila Nova de Cerveira-Fafe
4ª Etapa - 19 de Agosto - Viana do Castelo-Mondim de Basto (Alto da Nª. Sraª. da Graça)
5ª Etapa - 20 de Agosto - Armamar-Oliveira de Azeméis
6ª Etapa - 21 de Agosto - Aveiro-Viseu
Dia de descanso - 22 de Agosto - Dia de descanso
7ª Etapa - 23 de Agosto - Gouveia-Sabugal
8ª Etapa - 24 de Agosto - Guarda-Seia (Torre)
9ª Etapa - 25 de Agosto - Pedrógão-Leiria (contra-relógio individual)
10ª Etapa - 26 de Agosto - Partida-Lisboa

0 comentários :

Enviar um comentário

English Destinoslusos Version Spain Destinoslusos Version French Destinoslusos Version German Destinoslusos Version