ENTRAR

quarta-feira, 26 de setembro de 2012

Lisbon Week Rotas e Roteiros 2012 - 22 a 28 Outubro 2012

Lisbon Week 2012
De 22 e 28 de Outubro, começa a 1ª Edição da Lisbon Week. Com o objectivo de dinamizar a cidade e de fazer chegar a todos uma Lisboa activa e moderna, o evento pretende transformar locais de turismo e lazer em montras de exposição de projectos, produtos nacionais e muito talento.

Durante 7 Dias, 7 Rotas, 7 Tudo a cidade de Lisboa vai ser palco de um projecto turístico e cultural, criado pela XN Brand Dynamics e feito em co-produção com a Câmara Municipal de Lisboa.

Partindo das 7 colinas de Lisboa, durante 7 dias, vai ser possível descobrir 7 rotas, cada uma dedicada a um tema:  Arte, História, Panorâmica, Gastronomia, Música, Moda e Tradição, cada rota desenhada por um embaixador. Nomes como José Avillez, José Cabral, José Pedro dos Xutos e Pontapés, Isabel Sarmento, João Botelho, Carlos Coelho e José Sarmento de Matos vão apresentar as suas leituras de Lisboa.

Cada uma das rotas pode começar a ser explorada a partir de Locais como: Miradouro São Pedro de Alcântara, Praça  Camões, Largo de São Paulo ou Martim Moniz e todas elas apresentarão um olhar especial e contemporâneo da cidade visitando Galerias, Lojas, Museus, Bares, Igrejas, Teatros, Ruas e Palácios.

Lisbon Week 2012O evento tem como objectivo trazer uma nova dinâmica a Lisboa, provocando assim a vinda à capital de mais visitantes nacionais e internacionais na descoberta de uma Lisboa activa e moderna, oferecendo também uma nova energia aos próprios Lisboetas.

Esta 1º edição do Lisbon Week, cujo tema é “Share Portugal”, quer transformar a cidade numa plataforma de mostra de projectos, produtos e artistas portugueses, tanto reconhecidos como jovens talentos. Pretende também incentivar o comércio mobilizando restaurantes, galeristas, lojistas, profissionais das artes, estudantes e grande parte dos cidadãos.

Lisbon Week 2012Ponto de encontro: Praça Lisbon Week
Miradouro de São Pedro de Alcântara

Este ponto de partida de todas as rotas do Lisbon Week terá disponível  informação, mapas e o jornal LW, onde o visitante terá acesso a todos os detalhes de cada uma das Rotas e os eventos programados para os 7 dias do evento. Mas este Miradouro tem também programação própria, ligada à felicidade, programação da responsabilidade da  Fundação Agir Hoje, parceiro do projecto social do Lisbon Week.

Com um conceito ligado à procura da felicidade, nas iniciativas criadas para o Miradouro de São Pedro de Alcântara, encontramos a meditação ao pôr-do-sol, palestras ao almoço inseridas no conceito marmita jam (cada um traz a marmita e ouve a palestra na sua hora de almoço) e um “Acorda Lisboa” cheio de boas energias e actividade física. À noite e no fim de semana haverá poesia, dança, desenho, workshops criativos, contos e diversas dinâmicas de auto-descoberta. 

--------------

Rota Ivity Tradição
Entre o passado e o futuro, a essência da cidade
Embaixador
Carlos Coelho

Esta é a rota de Carlos Coelho, um apaixonado por marcas e por Portugal. É um convite a visitar espaços, locais e lojas que para o embaixador representam a “Alma Lisboeta”.

Ao longo desta rota será dado a conhecer o passado reinterpretado. A essência da cidade reencontra o espírito vanguardista através de instalações criadas pela Ivity Brand Corp (parceiro de imagem do Lisbon Week).

A Praça do Martim Moniz é o ponto de chegada desta rota.

Spots da Rota Tradição: Praça Martim Moniz, Ginginha, Sol e Pesca, Loja da Burel, Lisbon Lovers, Leitão & Irmão, Vista Alegre, Velas Loreto, Jardim Secreto do Chiado, Praça da Ribeira, Ivity Empty Room, Coisas com História

--------------

Rota CGD Arte
Galerias, novos artistas novas provocações
Embaixadora
Isabel Sarmento
Curadoria
Filipa Oliveira

Durante sete dias a cidade vai provocar todos os olhares, todas as interpretações, ser palco do vanguardismo da modernidade mas também da redescoberta dos clássicos.

Conheça as peças sob a perspectiva intimista e pessoal numa galeria nos meet the artist ou cruze-se com uma instalação num lugar inesperado.

Um novo olhar sobre os grandes criadores e sob a nova geração que coloca Portugal na vanguarda da criação artística internacional. Por estes dias Lisboa é o palco de todas as artes.

A Rota Arte foi desenhada pela embaixadora Isabel Sarmento, sob a curadoria de Filipa Oliveira.

A CGD apresentará também a exposição "Vérride" no Palácio de Santa Catarina, com a curadoria de Filipa Oliveira, que pretende reinventar a história do Palácio através de obras de 16 artistas portugueses contemporâneos. Em local a definir, será apresentado o projecto “Blind Date”, através do qual será possível comprar obras de artistas portugueses cuja identidade só será revelada após a compra.

Spots da Rota Arte: 3+1, Alecrim 50, Appleton Square, Baginski, CAM, Carolina Pagés, Cristina Guerra, Culturgest, Edifício Transboavida, Espaço Chiado Tranquilidade, Espaço BÁ, Filomena Soares, Fundação Carmona Costa, Fundação Vieira da Silva, Fundação Miguel Rios, Galeria 111, Galeria Carlos Carvalho, Galerias Ratton, Graça Brandão, João Esteves de Oliveira, Kunsthalle Lissabon, Miguel Nabinho, Módulo, Museu Berardo, Pavilhão Branco, Museu da Electricidade, Museu de Arte Antiga, Museu do Chiado, Pedro Cera, Quadrado Azul, Red Bull House of Art, Vera Cortês, ZDB, Largo Camões, Palácio Santa Catarina

--------------

Rota da Moda
Os novos estilos da cidade
Embaixador
José Cabral

A cada seis meses a moda dita novas tendências. A Rota Moda não propõe conhecer as ultimas propostas, o desafio é identificar a identidade da cidade através de cores, formas e traços.

Zé Cabral, autor do blog O Alfaite Lisboeta e um dos olhares mais curiosos do estilo da cidade convida-o a percorrer a Lisboa que se afirma pela sua identidade única. Uma viagem pelo mundo da moda nacional através dos encontros “Meet the Designer”.

O público poderá contactar bem de perto com os criadores e perceber como trabalham, entrar nos seus ateliers, partilharem ideias. Dos designers aos alfaiates Lisboetas, o novo vai encontrar a tradição.

As lojas em Lisboa dos criadores portugueses, incluídas na Rota Moda, terão também acções especiais durante o Lisbon Week.

Spots da Rota Moda: Aforest Design, Alexandra Moura, Anabela Baldaque, Ayres Gonçalo, Cabo d'mar, Chapelaria Azevedo, Cork&Co, Cubanas, Filipe Faísca, Ignite, João Paulo Rodrigues, José António Tenente, Lidija Kolovrat, Luvaria Ulisses, Manjerica, Maria Gambina, Moda Lisboa, Mude, Nuno Baltazar, Nuno Gama, Os Burgueses, Pedro Pedro, Pelcor, Ricardo Andrez, Ricardo Dourado, Ricardo Preto, Rosa & Teixeira, Storytailors, THE, Vitor, Valentim Quaresma, We Three

--------------

Rota Panorâmica
Pé sob pé. Rua, Avenida, encruzilhada.
Embaixador
João Botelho

A cidade passo a passo. Descobrir Lisboa passo a passo, apreciar cada detalhe e no fim revisitar 7 vistas únicas a sobrevoar a cidade.

Lisboa é uma cidade de experiências, de pormenores. A Rota Panorâmica convida todos os habitués e os novos visitantes a caminhar, tocar e a descobrir novos olhares. Dos azulejos, às ruas típicas. A cidade é sua. Da Graça ao Adamastor, todos os dias haverá encontros com contadores de histórias de Lisboa.

Quantas ruas tem Lisboa?

Spots da Rota Panorâmica; S.Pedro de Alcântara, Monte Agudo, Jardim do Torel, Jardim Botto Machado (Miradouro de Santa Clara), Elevador de Santa Justa, Ermida de São Jerónimo, Jardim Ducla Soares, Jardim 9 de Abril, Rocha Conde D’Obidos

--------------

Rota da Gastronomia
O sabor da cidade
Embaixador
José Avillez

Os sabores são um dos elementos mais característicos de Lisboa. Da cozinha tradicional às novas sensações e experiências a cidade é o novo palco para degustar o que de melhor se faz.

A proposta é singular, saborear, sentir todas as emoções e confirmar que somos verdadeiros experts da gastronomia. Sob a perspectiva de José Avillez aventure-se.

A cidade e os sabores que ninguém vai querer perder. Provar a edição limitada do prato Lisbon Week criada especialmente pelos chef’s de cada um dos restaurantes que faz parte desta rota.

Spots da Rota Gastronomia: 1300 taberna, Alma, Aqui há peixe, Assinatura, Bica do Sapato, Bistrô 100 Maneiras, Café São Bento, Eleven, Esperança da Sé, Gambrinus, Gemelli, Largo, Panorama, Papa Açorda, Pedro e o Lobo, O Poleiro, Solar dos Presuntos, Spazio Buondi, Taberna Rua das Flores, Tavares, Tomo, Travessa, Varanda do Ritz, XL, York House, Belcanto, Cantinho Avillez, Taberna Tosca, Mercado de Santa Clara

--------------

Rota Optimus Música
Os sons da cidade estão na rua
Embaixador
Zé Pedro [ Xutos e Pontapés ]

“A música é uma parte muito importante da nossa vida. Quando viajo, tento saber que concertos há na cidade, que lugares ligados à música existem, e claro, tento ir ver os que me interessam. Por isso, foi com muito prazer que aceitei o convite de sugerir alguns espaços onde se pode viver vários tipos de música em Lisboa”, é assim que o embaixdor desta rota, Zé Pedro dos Xutos e Pontapés, nos convida a descobrir os sons de Lisboa.

Spots da Rota Música: Lux Frágil, Music Box, Santiago Alquimista, Casa de Linhares, Trem Azul, Ondajazz, Lounge, Teatro do Bairro, B.eleza, Museu da Musica, Hot Clube, Fábrica Braço de Prata, Ritz Clube, Praça de São Paulo

--------------

Rota da História
Conhecer. Descobrir. Viajar.
Embaixador
José Sarmento De Matos

O professor José Sarmento de Matos desenhou dois circuitos que fazem parte desta rota. Durante sete dias vai ser possível conhecer alguns dos edifícios históricos mais desconhecidos da cidade e não por isso menos surpreendentes: o Palácio da Academia das Ciências, o Convento dos Cardais e o Palácio Ratton, são apenas alguns pontos a visitar no circuito da Rua do Século.

Ao longo da semana haverá também palestras e sob o conceito “Meet the Expert” será possível ficar a saber mais sobre Azulejaria de Lisboa, o património geológico da capital, a arquitectura dos palácios lisboetas, entre outros temas.

Através da Rota História, da rua do Século à Mouraria, passando pelo Terreiro do Paço, vai ser possível descobrir uma cidade até agora “escondida” para muitos.

Spots da Rota História: Príncipe Real, Convento dos Cardais, Palácio Ratton, Palácio Pombal, Academia das Ciências, Museu Geológico, Palácio do Monteiro-Mor, Igreja de Santa Catarina, Igreja das Mercês, Lisboa Story Center, Largo das Caldas, Largo de São Cristovão, Largo dos Trigueiros, Largo da Rosa, Muralha Fernandina, Ruas do Capelão e da Guia, Largo do Intendente, Senhora da Saúde, Colégio dos meninos Órfãos

Mais Informações: Lisbon Week 2012

0 comentários :

Enviar um comentário

English Destinoslusos Version Spain Destinoslusos Version French Destinoslusos Version German Destinoslusos Version