ENTRAR

terça-feira, 2 de outubro de 2012

Feira de Santa Iria em Tomar 2012 - Programação

A Feira de Santa Iria 2012 decorre em Tomar entre os dias 19 e 28 de Outubro de 2012. Ponto alto será a evocação do martírio de Santa Iria através do lançamento de pétalas ao rio pelas crianças do concelho. Um novo local de realização da Feira das Passas e alguns novos divertimentos são as principais novidades da Feira de Santa Iria que decorre em Tomar de 19 a 28 de Outubro.

Como habitualmente, o certame contará com divertimentos, vendedores e exposição de automóveis, motos e tractores agrícolas centrados na Várzea Grande enquanto a Praça da República acolhe mais uma vez a Feira das Passas.

Não faltará a música popular e também os sabores da região vão voltar a marcar presença nas tasquinhas. Já confirmada está a nova localização da Feira das Passas: no terreno onde estava edificada a messe dos oficiais, junto ao tribunal e à igreja de S. Francisco.

Este ano não será excepção, com o habitual cortejo em honra da padroeira de Tomar e no qual se integram as crianças dos jardins-de-infância e escolas do 1.º ciclo do concelho. A feira funcionará dentro dos moldes habituais, com os divertimentos, vendedores e exposição de automóveis, motos e tractores agrícolas centrados na Várzea Grande. 

Significativo é o facto de haver uma maior adesão de comerciantes, com a presença nomeadamente de mais fazendeiros e mais participantes na Feira das Passas.

Também os sabores da região vão voltar a marcar presença nas tasquinhas, situadas no mercado municipal.

A feira de Santa Iria, ou das Passas, ocorre em Outubro. Foi criada por Carta Real de Filipe III de 3 de Outubro de 1626, substituindo a de Santo André em época mais favorável às passas, produto em que esta região foi sempre farta e reguladora do preço. 

Era feira de tendeiras, sirgueiros, sombreireiros, canastreiros, merceeiros, cordoeiros, ourives, sapateiros curtidores, oleiros, taberneiros, peixeiros, vendedores de legumes, de pão, de alhos, cebolas e esteiras de castanhas, de ferramentas e alfaias, de cestos, peneiras e varas, de caixotaria, de cobertores e de panos.

Mais informações brevemente

0 comentários :

Enviar um comentário

English Destinoslusos Version Spain Destinoslusos Version French Destinoslusos Version German Destinoslusos Version