ENTRAR

segunda-feira, 12 de novembro de 2012

Cinanima 2012 Festival Internacional de Cinema de Animação de Espinho

No ano em que o CINANIMA - Festival Internacional de Cinema de Animação de Espinho, realiza a sua 36ª edição - marcada para 12 a 18 de Novembro – alcança um recorde histórico de filmes apresentados para pré-seleção e concurso: nada menos de 952 novos filmes, provenientes de 57 países, e recorrendo única e exclusivamente às diversas técnicas do cinema de animação.

Antecipa-se, assim, um Cinanima 2012 muito rico em novas propostas cinematográficas e fortemente competitivo, a permitir, mais do que nunca, o contacto com o que de mais significativo se produz em todo o mundo no âmbito do Cinema de Animação.

Na Competição Internacional, o grande destaque vai para o elevado número (413) de filmes de Escola e ou Fim de Estudos, seguindo-se a categoria de filmes com Mais de 5 a 25 minutos de duração, que reúne um total de 274. As obras de curta duração – Até 5 minutos – são 193. Até mesmo a categoria de Publicidade e informação assume uma posição muito favorável, contanto com 43 novos filmes. Oito é o número de Longas-metragens que o Júri de Selecção terá de visionar. O cinema de animação português marca presença com 45 filmes no concurso internacional – número que supera claramente as 28 obras do festival anterior.

E na Competição Nacional, que prevê a selecção para o Prémio António Gaio de Melhor filme Português – estão inscritos 34 filmes. E registe-se ainda que a concurso para o Prémio Jovem Cineasta Português apresentaram-se nada menos de 23 filmes. 

Após a pré-seleção, durante o Festival contará com um total de 267  filmes a exibir, dos quais 97 são de Competição e 170 de não Competição, que serão divididos num total de 60 sessões entre as diversas categorias.

Um festival como o CINANIMA não é feito apenas de filmes, sendo inúmeras as exposições, acções de formação, performances e outras iniciativas que ocorrem durante a semana. Para quem não tem tempo ou disponibilidade de acompanhar um festival a tempo inteiro, e prefere condensar a sua visita e ser servido com uma boa selecção, o último dia do festival é dedicado aos premiados, e apresenta quatro sessões que são muito apreciadas pelo público em geral. Quem conhece já sabe que vai ser bem recebido. Se nunca veio, aproveite e descubra! Se acha que não gosta de desenhos animados, então não tenha dúvidas e venha surpreender-se.

0 comentários :

Enviar um comentário

English Destinoslusos Version Spain Destinoslusos Version French Destinoslusos Version German Destinoslusos Version