ENTRAR

sexta-feira, 16 de novembro de 2012

LX Factory Open Day 2012 Programa - 16 de Novembro

No dia 16 de Novembro vai acontecer na LX Factory mais um Open Day, durante 1 dia irá haver diversas actividades repletas de animação, cultura, moda e tecnologia.

É no ano de 1846 que a Companhia de Fiação e Tecidos Lisbonense, um dos mais importantes complexos fabris de Lisboa, se instala em Alcântara. Esta área industrial de 23.000m2 foi nos anos subsequentes, ocupada pela Companhia Industrial de Portugal e Colónias, tipografia Anuário Comercial de Portugal e Gráfica Mirandela.

Uma fracção de cidade que durante anos permaneceu escondida é agora devolvida à cidade na forma da LXFACTORY. Uma ilha criativa ocupada por empresas e profissionais da indústria também tem sido cenário de um diverso leque de acontecimentos nas áreas da moda, publicidade, comunicação, multimédia, arte, arquitectura, música, etc. gerando uma dinâmica que tem atraído inúmeros visitantes a re-descobrir esta zona de Alcântara.

Em LXF, a cada passo vive-se o ambiente industrial. Uma fábrica de experiências onde se torna possível intervir, pensar, produzir, apresentar ideias e produtos num lugar que é de todos, para todos.

PROGRAMA

10h00 - 24h00
NETWORKING
XPOSED | PRINT FACTORY
Local: Edifício L, Piso 0
O público é convidado a dirigir-se ao estúdio Xposed onde poderá ser retratado pelo fotógrafo Miguel Manso e, de seguida levantar o seu retrato impresso em papel fotográfico de 15x20 e 20x30, a um preço simbólico, no espaço Print Factory onde poderá também usufruir dos serviços com desconto de 50% (apenas neste dia).

10h00 - 24h00
NETWORKING
BE SHOP
Local: Edifício I, Piso 1
A Be shop é uma loja temporária, com duração de 11 dias e com término a 22 de Novembro que tem como foco a troca de produtos, bens ou serviços entre empresas da Lxfactory, bem como empresas externas. Por outro lado,

considerada como uma “loja de condomínio” ou de ponto de convergência empresarial da Lxfactory, surge com a vertente de aproximar empresas e indivíduos num propósito comum, o de “viver em comunidade”. Com a possibilidade de ter eventos, workshops ou momentos de partilha de saberes, esta loja será de todos para todos, ou seja, o que todos quiserem, porque como dizia Walt Disney “Se és capaz de sonhar, és capaz de o fazer”.
Traga os seus produtos, disponibilize os seus serviços, troque os seus contactos e seja feliz no final!

11h00 - 24h00
NETWORKING
TEAMBOX
Local: Studio Teambox - Edifício G, Piso 0
Ao longo do dia, no exterior do estúdio, no âmbito do tema Networking deste open day, acontece um lugar de parcerias sob o lema da teambox “combine to multiply”, que contará com intervenções do Cowork Lx, Ignite Portugal, e demonstrações de Yoga, pela professora Inês Campos, desmistificando esta prática ideal para libertar o stress. Mentora do Yoga4You,
frequentou a Yoga Alliance Americana, em Nova Iorque e passou mais de 3 anos na Índia a aprofundar os seus conhecimentos, e nos últimos 12 anos dedica-se a transmitir todo o conhecimento que angariou. ines.yoga4you@gmail.com

11h00 - 24h00
QUAL É O SEU POPYSTYLE?
Local: PopyBox - Edifício I, Piso 1 e outros locais
A PopyBox desafia as visitantes a descobrirem o seu PopyStyle “ao vivo e a cores”, convidando-as a conhecer uma nova forma de consumir produtos de cosmética, sob o mote enjoy your beauty.

11h00 - 04h00
INAUGURAÇÃO THE TREND HUNTER'S CLOSET
Local: The Trend Hunter's Closet - Edifício G, Piso 0
Festa de inauguração do novo espaço e apresentação da colecção da loja.

12h00 - 04h00
NETWORKING
LER DEVAGAR | CANTINA
Local: Edifício C e G, Piso 0
Da Cantina LX na Livraria Ler Devagar: Pão com chouriço “com cheiro a papel”.
Da Livraria Ler Devagar na Cantina LX: “Livros no forno”

››› ATELIERS ABERTOS / ATIVIDADES DIVERSAS

12h00 - 04h00
NETWORKING
OUVIR DEVAGAR | LER DEVAGAR
Local: Edifício G, Piso 0 e 1
Da Discoteca Ouvir Devagar na Livraria Ler Devagar: Na compra de um CD oferta de 10% de desconto em livros 
Da Livraria Ler Devagar na Discoteca Ouvir Devagar: Na compra de um livro (de valor superior a dez euros) oferta de 10% de desconto em CD's
O BOLO DA MARTA | LER DEVAGAR
Local: Edifício G, Piso 0 e 1
D' O Bolo da Marta Discoteca na Livraria Ler Devagar: Na compra de um Bolo da Marta oferta de 10% de desconto em livros. Da Livraria Ler Devagar n' O Bolo da Marta: Na compra de livros (de valor superior a vinte euros) oferta de 10% de desconto em O Bolo da Marta

13h00 - 20h00
DOI//ELECTRIC BIKE&SCOOTER
Local: Entrada
Venha dar uma volta de bicicleta eléctica e aproveite para passear de scooter.
Estamos à entrada da LX Factory entre as 13h e as 20h horas.

14h30 - 01h00
ACTIVIDADES DIVERSAS
ESPAÇO VERSE STORE
Local: Edifício G, Piso 0 e 1
Actividades diversas que darão a conhecer ao público que nos visita o projecto Verse Store, uma loja on-line com projectos de autores nacionais aplicados ao interior das casas dos portugueses. www.versestore.com

A EXPERIÊNCIA DA EUNICE NA ILUSTRAÇÃO DE CONTOS INFANTIS (14h30)
EUNICE ROSADO
Conversa/apresentação informal experiência pessoal da Eunice na ilustração de contos infantis.
PONTO/TRAÇO/LINHA (16h00)
RACHEL CAIANO
Workshop de desenho
WORKSHOP (17h00)
ENRIC VIVES-RUBIO
Workshop de fotografia
DOS ASTROS AO FUNDO DE MAR (19h00)
NUNO SÁ E MIGUEL CLARO
Perguntas e conversas livres com autores
ESPAÇO AUTOR ALIVE (19h30)
Conversas de autores/fotógrafos
VIAJANDO NO MUNDO DA ILUSTRAÇÃO (20h00)
RUI RICARDO, AFONSO CRUZ, CARLA NAZARETH, RAQUEL PINHEIRO
Conversas de autores/Ilustradores

15h00 -20h00
EXPERIÊNCIA REIKI
Local: Sétimo Chakra - Edifício J, Piso 1 (entrada pelo Edicício I)
Oferta de sessões de 20 minutos de Reiki
Sob a temática desta edição do Open day: o Networking, iremos procurar defenir com quem queira, qual a sua network

››› ATELIERS ABERTOS / ATIVIDADES DIVERSAS

energética. Vamos procurar definir que ligações cada um de nós tem com outras pessoas, animais ou objetos, ajudar a perceber de forma intuitiva com quem estamos ligados, o porquê dessas ligações e a sua influência em nós.

17h00
SPEED NETWORKING N'AMESA
Local: Pizzaria AMESADOLX - Edifício I, Piso 0
A PIZZERIA AMESA tem o prazer de convidar a sua Empresa a participar no SPEED DATE - Networking que se realizará ás 17h00 dia 16 de Novembro nas nossas instalações. O objetivo é que em apenas 2 minutos e meio apresente a sua empresa à pessoa que estiver á sua frente, troque contactos e possíveis parcerias.

17h00 | 19h00
O CAMINHO DA VERDADE
CRISTINA POPPE
Local: Ask for Alchemy - Edifício I, Piso 4
Cristina Poppe partilha ferramenta de visualização interior para promover o desenvolvimento pessoal.
Artista plástica e arte terapeuta premiada, da simbiose da sua pintura e dos estudos em arte terapia nasce a caixa “O Caminho da Verdade”, como extensão da instalação premiada com o prémio vespeira da 1ª bienal Internacional de Artes Plásticas do Montijo “On Europe” em 2008 que utiliza como ferramenta de desenvolvimento pessoal.

18h00
INAUGURAÇÃO FUCKDUP
Local: Simply - Edifício L, Piso 0
Um novo conceito e mood actual apresentado em formato de garage sale / instalação de mobiliário lixo de luxo, com uma imagem Fuckdup.
Nos últimos tempos o atelier Bárbara Bliebernich tem vindo a desenvolver projectos low cost, comprando mobiliário velho e reajustando-o segundo os critérios dos clientes que cada vez mais procuram uma imagem que reuna objectos contrastantes de forma a humanizar o espaço e a trazer alguma “despretensão-desmazelo”. Integrado nesta procura de peças únicas/originais com carisma, o atelier abre as portas para apresentar o novo MOOD FUCKDUP.

18h00 - 22h00
PROVA DE VINHOS E CHEESE CAKE
DFJ VINHOS E SAY CHEESE
Local: Norma Jean - Edifício K, Piso 0
Degustação de vinhos e cheese cake com o apoio de DFJ vinhos e SayCheese no espaço da agência de publicidade Norma Jean. https://www.facebook.com/SayCheese.Cheesecake

18h00 - 24h00
FÁBRICA DAS IDEIAS
Local: iMatch - Edifício I, Piso 3
Com a sua experiência de comunicação e networking a iMatch/ Ignite irá lançar o desafio surpresa a conhecer no dia.
Para resolver este desafio irão oferecer a sua metodologia (inspiração, imaginação, incubação, impacto, implementação) a todos os participantes que queiram ter ideias e contribuir com ideias, e isto será feito através de uma viagem pela “fábrica”. Adicionalmente e integrado na dinâmica Ignite haverá lugar a discussão de ideias e a possibilidade de as expor num speaker coner criado especialmente para este dia com gravação da sua intervenção e registo do momento através de uma ilustração feita no momento.

18h00 - 24h00
OLIVEBAL
Local: Olivebal - Edifício I, Piso 1
A recém chegada Olivebal irá proporcionar uma degustação da sua selecção de azeites.

18h00 - 24H00
ABERTURA DO ESPAÇO sPAce - PRINTED BY ACTIONS
Local: sPAce - Printed by Actions - Edifício I, Piso 1
Devota do verbo fazer e do pôr em prática todas as suas paixões, mas principalmente a dos outros, LARA SEIXO RODRIGUES desce ao 1º piso do LXFactory para esta 9º edição do Openday. Apropria-se de um dos espaços mais primitivos e singulares desta antiga fábrica e leva consigo uns quantos ‘apaixonados.
PACK THE CREW
No passado mês de Março, a PACK THE CREW saiu à rua pela primeira vez, mostrando a arte de Gonçalo Mar e em Maio, deu pano e papel para a UAT | União Artística do Trancão mostrar o seu trabalho, demonstrando uma vez mais que ‘é feita por amantes de arte urbana para amantes de arte urbana’.
Enquanto não terminam todos os processos necessários à produção do pack nº 3, estaremos presentes nesta edição do Openday com os PACK’s anteriores (ou o que resta deles!) para os dar a conhecer e possibilitar a qualquer um, adquiri-los a um preço bem especial!! www.packthecrew.com
KRAXAS
Após uma breve ausência, a KRAXAS volta a estar presente num openday do LXFactory, presenteando-nos com mais algumas inovações, para além dos habituais crachás em tecido diversos e imagens divertidas e inesperadas. Deixam novamente o desafio aos visitantes, de ‘colocarem’ em crachá uma imagem, fotografia ou ilustração ao seu gosto e por que não, pensando já em boas ofertas para o NATAL que se aproxima!
STARLING FILM
ANA LUÍSA
Quem trabalha pelo LXFactory, conhece bem a convidada que se segue. Quem não reconhece a cara da ANA LUÍSA,
conhece pelo menos o seu trabalho apaixonado e apaixonante, os seus vídeos e fotografias… ‘tão, tão dela’! É um pouco disto (que é tanto!!) que ela vem apresentar nesta 9º edição do openday. Sob o nome de STARLING FILM., a sua mais recente aventura, dará a possibilidade aos mais extrovertidos de realizarem uma rápida sessão de fotos, para mais tarde redescobrir e recordar. www.cargocollective.com/starlingfilm

18h00 - 24h00
UMA VIAGEM À NOSSA BOCA
Local: Boca, Edifício I, Piso 0
No dia 16 de Novembro a Clínica BOCA vai abrir as suas portas, com um programa de atividades que vai deixar quem por lá passar de boca aberta...
Durante todo o dia haverá ainda espaço para o público que passar pela BOCA deixar o seu melhor sorriso e habilitarse a ganhar um dos 10 Branqueamentos dentários que temos para oferecer.

HISTÓRIAS DA BOCA
Inauguração da nossa galeria composta por histórias de pacientes que vemos a sorrir de perto e que são exemplos reais da importância que tem o sorriso nas nossas vidas.

APRESENTAÇÃO OFICIAL – Cocktail gustativo (19h00)
O visitante poderá alimentar as suas papilas gustativas e ao mesmo tempo saber todos os serviços que vão estar disponíveis na BOCA, tal como conhecer a sua equipa de profissionais e esclarecer e saber como estar mais perto de nós ao simples gesto de um clique.

18h00 - 02h00
ODES AO VINHO
ESCRITARIA E A CAVE DA FÁBRICA
Local: Vários espaços
A Odes ao Vinho - Rubaiyat - é uma conhecida obra poética do século XI, atribuída a Omar Khayyam, composta por 170 pequenas odes em torno do vinho.
O nosso projecto consiste em proporcionar uma experiência poética multisensorial, A Cave da Fábrica instalará 4 pontos de venda de vinho a copo e a Escritaria oferecerá, impressa, com cada copo vendido, uma das odes ao vinho.

18h45
LEITURAS DE TEXTOS
JOSÉ, O LEITOR
Local: Ler Devagar - Edifício G, Piso 0
Leituras de textos de autores portugueses e brasileiros por “José, o leitor”.

19h00 - 23h00
B - CULTURA DA BICICLETA
Local: Mag Kiosk, Entrada
Vem conhecer a revista ‘B – Cultura da Bicicleta’, define-a numa palavra e podes ganhar uma assinatura da revista. Se vieres de bicicleta e te deixares fotografar podes ainda ganhar uma T-Shirt da ‘B – Cultura da Bicicleta’.

19h00 - 24h00
NETWORKING
BALNEÁRIO
Local: Sala Vestiário, Sala 1 e Sala 2 - Edifício I, Piso 3
Usando o meio de trabalho dos residentes do espaço Balneário pretende-se criar um network sobre os residentes do espaço LX Factory e vizinhanças.
RESIDENTES DA LX-FACTORY E VIZINHANÇAS

WE ARE CAPTIVE E BAMP
Durante esta semana está a ser compilado um vídeo onde os residentes participam num desafio de equilíbrio e concentração mental. Vamos levar ao nosso vizinho de estúdio, loja, restaurante, café, bar ou biblioteca, uma sedutora bicicleta criada pela loja ‘Rcicla’ onde serão filmados no seu habitat natural num teste de resistência e poder da mente.
Os filmes resultantes serão expostos no Balneário durante a noite do Open Day.

ACTIVIDADES DIVERSAS

A mesa de Ping Pong à disposição dos convidados
Lançamento dos novos workshops a realizar no Balneário. O Chefe Filipe Teodoro ensinar-nos-á a Arte de fazer Sushi.
A Madam Evasé organizará workshops temáticos como Acessórios de Burlesco, Bonecos Voodoo, Simple Clutch.
Serão ainda lançados cursos de Introdução ao Livros Pop Up powered by Pop Up Jam.
Música da responsabilidade do DJ Melo D

WORKSHOP DEMONSTRAÇÃO DE COSTURA
GABINETE DE COSTURA MADAME EVASÉ
O Balneário dá as boas-vindas à nova residente. Madame Evasê é um projecto de costura criativa. Funciona como um gabinete de dúvidas, dicas e curiosidades de costura e encontrar-se-à aberto a todos os interessados que queiram aprender a fazer um simples vestido, golas, roupa kinky entre muitas outras coisas. Promove workshops sobre Arte e Costura Criativa num método inovador e simples.

19h00 - 24h00
SHOWROOMM DE ROUPA VINTAGE
MADAME EVASÉ
Promovido pela Madame Evasé, a favor da Associação de Solidariedade Citador de Sonhos como objectivo de apoiar familias carenciadas e os sem abrigo.
RESIDENTE SCREEN TEST
Tal como na Factory de Warhol, o BALNEÁRIO revelará numa série retratos mudos a potencial estrela patente em cada um dos seus residentes.

19h30 - 21h00
WORKSHOP SUSHI
Local: Go Natural, Edifício L, Piso 0
Espaço para workshop, demonstração e venda dos produtos sushi bar Go Natural – Temakis, sushi à peça, chás frios e cerveja mini sagres.

22h00 - 04h00
HAPPY HAIR
Local: Illusion Beauty Club - Edifício I, Piso 0
Atreva-te a mudar de visual com cortes de cabelo/transformação a 1 EUR e muita música para dançar.

10:00 - 23:00
DO VORONOI AO ISU
LEONEL MOURA
Local: Galeria Robotarium - Edifício H, Piso 0
Obras de arte criadas pelas máquinas inteligentes do artista Leonel Moura.
A serie Voronoi realizada em 2002/03 baseia-se nos diagramas do mesmo nome criados pelo matemático Russo Georgy Voronoi (1868-1908).
ISU é um robot que cria composições originais com letras e palavras.

10h00 - 24h00
MURAL
2 HANDS
Local: Mural do Balneário - Edifício I, Piso 3
2HANDS é um artista de São Paulo (Brasil) que se destaca pela destreza, movimento, criatividade e uma presença étnica muito marcante. Urbano mas também empenhado na natureza, inspira-se tanto na música soul, funk original, breaking e rock, como também em animais, maquinas, mecanismos antigos, brinquedos de madeira, grafismos geométricos e a própria cidade numa união de influências para compor o seu trabalho. Sob o tema Networking este artista foi desafiado a pintar o mural do Balneário.

10h00 - 01h00
EXPOSIÇÃO DE FOTOGRAFIA, ILUSTRAÇÃO E VINIL DE AUTORES NACIONAIS
VERSE STORE
Local: Edifício G, Piso 0
Fotógrafos, ilustradores e designers 100% nacionais expõem as melhores fotos, ilustrações e vinis na exposição da Verse Store. Venha conhecer a arte que pode ter na sua casa!
Inauguração às 18h30.

10h00 - 04h00
WOOL ON TOUR
KRUELLA D’ ENFER, TOSCO, ANDRÉ FERNANDES TRINDADE, DIOGO MACHADO, GEMENIANO CRUZ E MIGUEL
JANUÁRIO
Local: Edifício I, Piso 0
Demonstrado há 6 meses atrás o amor (viciante) com que se tempera o WOOL Festival de Arte Urbana da Covilhã a sua versão ON TOUR volta novamente a esta 9ª edição do Openday do LXFactory. Com mais cor, mais vida, mais apropriações inesperadas, em novas escalas e suportes, com novos artistas, talentos promissores e/ou consagrados do panorama da street art e da ilustração em Portugal. O desafio foi lançado a Kruella D Enfer, Tosco, André Fernandes Trindade, Diogo Machado, Gemeniano Cruz e ao grande Miguel Januário (na sua faceta Kiss My Walls) e durante os 5 dias que antecedem o openday e no próprio dia, poderão apreciar o melhor da sua arte. www.woolfest.org
Pinturas murais a decorrer durante a semana de 12 a 16 de novembro.

11h00 - 24h00
THE REAL PORTUGUESE LIFE
AMBAS AS DUAS
Local: We Hate Tourism Tours/Da Company - Edifício I, Piso 4
Instalação/exposição com Ambas as Duas, num projecto intitulado “The Real Portuguese Life” à qual todos estão convidados a aparecer.

15h00 - 24h00
EXPERIÊNCIA REIKI
Local: Corredor - Edifício J, Piso 1 (entrada pelo Edicício I)
Exposição desenvolvida pelo Sétimo Chakra, onde será dado a conhecer o nosso corpo energético a quem por ali passe, assim como a nossa ligação ao todo do universo.

18h00
O BRASIL NA ARTE POPULAR
ACERVO DO MUSEU CASA DO PONTAL
Local: Espaço Brasil - Eficício J, Piso 0
Inauguração do “Espaço Brasil” que irá abrir ao público para funcionar como @centro cultural do Brasil contempor‚neo", na capital portuguesa, com uma programação de concertos, workshops, exposições e palestras. As portas abrem às 19h com a inauguração da exposição O Brasil na Arte Popular: Acervo do Museu Casa do Pontal.

18h00 - 24h00
EXPOSIÇÕES DE FOTOGRAFIA
Local: sPAce - Printed by Actions - Edifício I, Piso 1
TEMPESTADE DE CACTOS
RICARDO FILHO DE JOSEFINA
Ricardo Filho de Josefina quase que dispensa apresentações pela singularidade do seu nome. Fotografa, não tanto por paixão ou necessidade, mas simplesmente porque é a sua forma de guardar momentos, viagens, sentimentos e os seus dias & em grande parte passados entre marinheiros e navios, muito do todo e do pormenor que nos apresenta nesta exposição individual. Uma verdadeira TEMPESTADE DE CACTOS que se anuncia como a 2ª parte da triologia de partilha e tributo ao seu dia-a-dia. www.ricardofilhodejosefina.com
AS THEY RISE LIKE PLUMES OF BLACK SMOKE
TIAGO LUÍS
Segue-se Tiago Luís ( sim, sim é apelido! ), um fervoroso apaixonado pelas icónicas polaroid. Trata-as como filhas únicas e sendo um pai-galo, é incapaz de se despegar de cada uma delas, sendo que cada uma é um pedaço dele próprio.

E só por isso, AS THEY RISE LIKE PLUMES OF BLACK SMOKE, a primeira mostra individual do seu trabalho, tornase obrigatório desvendar! www.flickr.com/photos/b1p0l2r
SCHNIPP SCHNAPP ROUNDABOUT
JOÃO CARMO
Nesta trindade de apaixonados por fotografia, João Carmo brinda-nos com a construção e reconstrução de cortes e colagens de estilhaços de fotografias, que tanto paisagísticas como arquitectónicas, criam ambientes sem qualquer ligação óbvia primordial.
Apesar do nome pitoresco, SCHNIPP SCHNAPP ROUNDABOUT não é mais (e muito!) do que o conjunto de um sem fim de pequenos universos fictícios que se fundem e repetem, compondo ora mundos surreais ora paisagens que poderiam ser bem reais, mas sempre para descobrir ao pormenor!! www.joaocarmo.tumblr.com
Inauguração às 22h. Exposições patentes até 30 de Novembro.
Horário de visitas 10:00-13:00 / 15:00-18:30 (fora deste horário com marcação através do número 916109764)

19h00
CAPAS
BARNABY HALL
Local: Ler Devagar - Edifício G, Piso 1
Inauguração da exposição de foto-ilustração de Barnaby Hall

19h00
EXPOSIÇÃO COLECTIVA COM OBRAS DE MARK MAWSON E DANIEL COVES
CURADORIA DE SARA BAPTISTA SOUSA E MÚSICA DE HIMA
Local: Corredor, Edifício I, Piso 2
Mark Mawson retornou, recentemente, a Londres, depois de ter vivido durante um longo período em Sydney, na Austrália. Com 21 anos de experiência a capturar nas suas fotografias o spectrum completo dos locais e das pessoas que retrata,

Mark especializou-se em fotografar pessoas submergidas em água, moda e as suas séries Aqueous tornaram-se virais no mundo da arte mundial.
Daniel González Coves nasceu em 1985, em Valencia, Espanha, onde ainda vive e trabalha. A sua pintura é, maioritariamente figurativa, e baseia-se no que o rodeia e numa cultura Pop, cinematográfica - como é exemplo algumas das suas mais recentes obras, que se focam no filme “O Laço Branco”, do premiado realizador Michael Haneke.

19h00
INAUGURAÇÃO DO PROJECTO KAIROS
JOÃO QUINTELA E TIM SIMON
Local: Jardim, Piso 0
Um pavilhão sem fins lucrativos que pretende receber instalações de arquitectos e artistas plásticos pensadas especificamente e de raiz para este espaço.
A cerimónia de inauguração, coordenada e apresentada por Fabrícia Valente, contará com a presença dos autores do projecto, João Quintela e Tim Simon; Sara Battesti da Trienal de Arquitectura de Lisboa e a administração da empresa de betão pré-fabricado Gracifer, parceira neste projecto. Seguir-se-á um concerto concebido a partir do projecto KAIROS, com João Caldas [piano], Mariana Nunes [voz] e também o Trio C3PO: João Miguel [oboé], Vítor Trindade [clarinete] e João Caldas [piano]. Teremos oportunidade de brindar com uma taça de vinho.

19h00 - 23h00
EMMA
FREDERICO BRÍZIDA E ANTÓNIO FREITAS DE OLIVEIRA, COM DIRECÇÃO ARTÍSTICA DE SANDRO RESENDE
Local: Red Bull House of Art - Edifício I, Torreão
A Red Bull House of Art é a derradeira fábrica de sonhos para o jovens talentos que voam alto no mundo da criação artística. De momento decorre a última residência na casa que a arte construiu. Vindos do background inconformista, os jovens Afonso Freitas de Oliveira e Frederico Brízida vão envolver com Emma todo o espaço da Red Bull House of Art neste último termo, tornando-o num autêntico contentor de ideias, em tudo diferente do que aqui já se passou.

Tudo isto vai acontecer sob o dedicado olho de uma figura diferente do habitual curador: o diretor artístico, personificado por Sandro Resende.

19h00 - 24h00
INAUGURAÇÃO STUDIO TEAMBOX
Local: Galeria Studio Teambox - Edifício G, Piso 0
A teambox apresenta o seu novo espaço expositivo, studio teambox, na LXFactory. Os visitantes estão convidados a degustar a famosa bolacha Piedade acompanhada por uma saborosa ginjinha e a assistir à programação variada.

EXPÕE AQUI | YOUR ART
A teambox desafia artistas a enviarem uma proposta de exposição da sua arte por e-mail e a aparecerem durante o dia da inauguração para exporem uma peça numa das paredes, juntando-se aos artistas convidados. Esta iniciativa intitulada Expõe Aqui | Your Art , reforça a missão deste espaço de ser uma plataforma de novos talentos através de uma galeria aberta, alternativa e inovadora.

MOSTRUÁRIO TAXONÓMICO ANOTADO
RAQUEL COSTA
O studio teambox inaugura a sua programação com a exposição Mostruário Taxonómico Anotado , da ilustradora Raquel Costa. A exposição reflecte as influências recolhidas pela artista na ilustração científica e nas ambiências da era vitoriana, bem como um profundo fascínio pela estranheza, que não se dissocia de um romantismo vagamente envergonhado.
O seu monstruário pretende sublinhar que o mais desconcertante em todas as criaturas assustadoras é não terem ninguém que as compreenda. A exposição fica patente no espaço até ao dia 23 de Dezembro 2012.
PORTÃO STUDIO TEAMBOX
HUGO LUCAS
No portão de acesso ao studioteambox o público poderá visualizar a intervenção do artista visual Hugo Lucas, numa pintura de técnica mista, que é a materialização da interpretação do artista sobre o estúdio criativo teambox, à luz do mundo imaginário e inconfundível do artista. http://hugolucas.net

19h00 - 24h00
EXPOSIÇÕES DIVERSAS
Local: Balneário, Sala 2 e Corredor - Edifício I, Piso 3
EXPOSIÇÃO DE RCICLA BICICLETAS
Um projecto de Francisco Oliveira e Vitor Peixoto, que começou em 2008, reciclar bicicletas antigas ou mesmo abandonadas para voltarem a ser ciclaveis. Nesta instalação mostra-se numa parede um conjunto de peças aleatórias de uma forma desorganizada para que, o que estamos habituados a ver como um todo, possa ser dissecado e visto numa perspectiva diferente.
A SMALL GUIDE TO NETWORKING
BRUNA GUERREIRO E SARA LOUISE TUCKER
A arte vai estar mais uma vez presente nesta sexta feira, venha rir, conviver e aderir à rede no espaço Balneário com as 10 dicas das artistas residentes Sara Louise Tucker e Bruna Guerreiro.

20h00
AN OBSESSIVE IMPULSE TO DRAW
ANA PEREIRA
Local: Corredor, Edifício I, Piso 3
A exposição de desenhos An obsessive impulse to draw tem como elemento central as pessoas. Conhecidas ou anónimas, reais ou imaginárias. Na sua representação fundem-se vários elementos e influências, num mundo imaginário onde corpos e caras se transfiguram à minha imagem. Estas figuras existem pelo prazer de desenhar acabando por renascer na minha folha pelo vício de falar desenhando.


13h30 | 15h00 por marcação
SERVIÇO EDUCATIVO DO PATO Oficinas
PATO LÓGICO
Local: sPAce - Printed by Actions - Edifício I, Piso 1
O Pato Lógico, para além de editar livros, criou um Serviço Educativo que oferece um leque de Oficinas Pedagógicas e Sessıes com Autores. Esta é uma forma de proporcionar encontros entre os leitores e os livros do Pato, promovendo a leitura e a criatividade. O Pato vai a escolas, bibliotecas, centros culturais, livrarias... … Pato para Todos!
Oficina a partir do livro De Caras às 13h30
Oficina a partir do livro Estrambólicos às 15h00

16h00 - 24h00
BEAUTY FOR KIDS
Local: Organii, Edifício H, Piso 0
Neste Open Day a Organii cria um “Beauty spa” para crianças. As meninas poderão experienciar uma sessão de beleza e maquilhagem, com a segurança de produtos biológicos isentos de químicos nocivos.
Este evento terá início a partir das 16h e destina-se a todas as crianças e adolescentes.

16h30
UMA VIAGEM À NOSSA BOCA
BOCA JÚNIOR
Local: Clínica Boca, Edifício I, Piso 0
Vamos mostrar a importância que tem a nossa BOCA para os mais jovens e dar resposta a questıes tão simples como:
para que serve a nossa BOCA; a importância de lavar os nossos dentes; quem é a fada dos dentes; o que faz mal aos nossos dentes; como ter uma boca saudável.

18h00 - 21h00
ACTIVIDADES PATO LÓGICO
Local: sPAce - Printed by Actions - Edifício I, Piso 1
PATO ILUSTRADO Exposição
O Pato Lógico já editou 7 livros. Para esta exposição fizemos uma selecção de ilustraçıes que representam o espólio do Pato desde que se tornou um animal editorial. Todas elas muito diferentes entre si, mas da autoria de um só ilustrador, o André Letria.
PATO PARA MIM E PARA TI Loja
Neste espaço de venda estão disponíveis os 7 títulos do Pato. Oferece-se 10% de desconto na aquisição de qualquer exemplar.
1. Domingo, Vamos à Luz; 2. Incómodo; 3. Destino; 4. De Caras; 5. Estrambólicos; 6. Se eu fosse um livro; 7. Mar.
MARÉ ALTA PARA FAMÍLIAS Actividades
Actividades para famílias com origem no mais recente título do Pato Lógico - “Mar”
1. Jogo da pesca; 2. Chapéus de pirata; 3. Barbas de marinheiro
AQUÁRIO DE PAREDE Exposição participada
O Pato Lógico desafia toda a gente a criar peixes feitos a partir de materiais reutilizáveis. Assim que estiverem prontos, venham entregá-los em mão ou enviem-nos pelo correio para a nossa morada: Pato Lógico — LX Factory, Rua Rodrigues de Faria, 103 — Ed. I, Sala 1.22 — 1300-501 Lisboa.

O que antes era uma parede branca será hoje o nosso aquário de parede. Venha inaugurá-lo connosco às 19h.
PATO LÓGICO, UM ANIMAL EDITORIAL, EDUCATIVO E TECNOLÓGICO
O Pato mudou o ninho para a LxFactory há poucos meses. Neste Open Day aproveitamos para fazer um balanço da nossa actividade, convidando-vos para uma apresentação do projecto. Vamos falar do nascimento do Pato, enquanto Editora de Livros; da criação do Serviço Educativo; do Pato Digital e da sua internacionalização.
Apresentação oficial às 19h00.

18h30 | 19h30
A CANTIGA DO URSO
BENJAMIN CHAUD, edição Orfeu Mini
Local: Ler Devagar, Edifício G, Piso 0
Duas sessıes de Contador Histórias com a peça “A Cantiga do Urso” de Benjamin Chaud, edição Orfeu Mini, às 18h30 e às 19h30.


20h00
PERFORMANCE DE CAPOEIRA
Local: Illusion Beauty Club - Edifício I, Piso 0

20h00 - 01h00
PERFORMANCES DIVERSAS
ROSA COUTINHO CABRAL
Local: Fábrica XL - Edifício J, Piso 0
A encenadora Rosa Coutinho Cabral integrou a nona edição do Open Day trazendo à LXFactory excertos da peça por si encenada “Bartleby, um experimento de Melville, poesia com “Vinho Rasgado” ou múltimédia no espectáculo “Tom Iluminado”.

BARTLEBY, UM EXPERIMENTO DE MELVILLE (20h00 | 21h15 | 24h00)
GRUPO DE TEATRO ARTIVÍCIO E ENCENAÇÃO DE ROSA COUTINHO CABRAL
Três preformances de excertos da peça "Bartleby, um experimento de Melville" segundo uma adaptação livre de “Bartleby,
um conto de Wall Street”, de H. Meville.
Bartleby, é um conto sobre a relação invulgar entre um homem de leis e o seu escrivão, que se materializa na perplexidade do primeiro face à inércia do segundo, que prefere nada fazer. É também o relato deste homem de leis, face à nonchalance cadavérica e branda melancolia do escrivão, ao intuir que a prova de Bartleby é a mais extrema a que uma criatura se pode arriscar. Esta também é uma pequena história de desassossego, desistência, morte, que nem a fraternidade, nem a humanidade salva. É ainda o retrato da potência deslizando no gume da preferência de nada acontecer. E é, sobretudo, o problema de Melville, ao imaginar uma personagem que afirma constantemente: Eu prefiro não fazer.

VINHO RASGADO (20h45)
JOÃO BRÁS, CARLOS CURTO E JOÃO ANTUNES
Falar livremente da vida, dos caminhos que trilhamos, da embriaguez da liberdade de pensamento e expressão, é “vINHO rASGADO”.
Usando a poesia como forma de materialização de todos esses pensamentos, fermentado com as palavras que os poetas nos deram e com algumas notas de boa disposição, para desfrutar à mesa de um wine bar, “vINHO rASGADO” é um espectáculo para “beber” em boa companhia.

21h30
AND YET IT HAS JUST BEGAN
PLATAFORMA285
Local: sPAce - Printed by Actions - Edifício I, Piso 1
Mestres na arte de transformação de simples e inóspitos espaços, numa multiplicidade de cenários coloridos, densos e sempre cambiantes, a PLATAFORMA285 invade o espaço sPAce - Printed by Actions, transforma-se a si mesma e apresenta novamente AND YET IT HAS JUST BEGAN. Um espectáculo construído por Catarina Mago, Cecília Henriques, Luís Lucas Lopes, Raimundo Cosme e Rita Chantre, em colaboração com Raquel Matos, Ricardo Oliveira, Rita Neves,
Rui Daniel, Karina Costa e Madalena Martins, que se resume (ficando tanto por dizer) a uma hora de permanente questionamento da actualidade, nos seus mais variados espectros.
Lotação limitada

22h00
DANÇA DO VARÃO
MARINA MEY
Local: Act - Escola de Actores - Edifício I, Piso 0
Marina Mey fará uma demonstração da sensual dança do varão, onde todos estão convidados a ver e experimentar

23h00
TEATRO A VULSO
ALUNOS ACT
Local: Act - Escola de Actores - Edifício I, Piso 0
Os alunos da escola de actores Act farão uma demonstração do que têm vindo a aprender.


18h00 - 04h00
NETWORKING
CAFÉ NA FÁBRICA
Local: Café na Fábrica - Edifício E, Piso 0
Dj set de dois músicos que acompanharão o lançamento de 1.000 balões que sob a temática da 9ª edição do OpenDay 
o Networking levarão frases positivas aos portugueses, potenciando o network Café da Fábrica com o mundo...
Os clientes que quiserem poderão deixar um recado que será amarrado nas pontas dos balões!

AMOR NA FÁBRICA
Local: Fábrica XL - Edifício J, Piso 0
Amor na Fábrica, Organização de Festas e Casamentos irá promover uma Festa com muita Animação. Não Falte!
Com a participação de: Escritaria com o seu Wine Lounge, Ás de Copos com um show de cocktails, Living Room e Doi na decoração e Leds For Dance.
DJ CARLITOS (18h00)
BANDA “O MARTIM” (19h00)
MOSTRA (21h45)
StoryTaylors, Reklusa, Rutz, Xuz, Luís Stoffel
BANDA “UNINVISIBLE TRIO” (24H30)
DJ CARLITOS (01H30)

18h00 - 04h00
GET TOGETHER
DON´T PANIC, BRANDWORKERS & BRANDS
Local: Edifício I, Piso 0
Nesta edição do Open Day, a Brandworkers e a Don´t Panic juntam-se para organizar um espaço “multifunções".

Explorando o tema “Networking” este será um bar, com espaço de exposições, onde vamos ter passagens de modelos, Dj´s e diferentes artistas convidados... desde bandas a street artists. O Espaço vai “crescer” para fora de portas e além de animação na rua vamos também circular pela LX Factory. Vamos entrar nas empresas ao longo do dia para acções pontuais e vamos, muito antes do dia, activar as marcas envolvidas em passatempos online! O Espaço Don´t Panic, Brandworkers & Brands, será um local incontornável desta edição da LX Factory, onde as várias activações pensadas para as marcas associadas vão levar o conceito de Networking ao limite.

TOGETHER WE FLOWER - 4 Artists / 4 doors / 4 Styles / 4 You
JOÃO ESPIGA, LEONOR MORAIS, PAULO ARRAIANO, SANDRO COSTA
Quatro artistas interagem entre sim criando uma network sendo que o elo de ligação é algo tão puro como… AS FLORES. Quatro Portas antigas cheias de estórias serão a tela onde estes quatro artistas distintos irão exteriorizar as suas inspirações.
ILUSTRA ETIC (19h00)
Entrega de prémios
ONE ART SOUND SYSTEM (20h30 | 22h00)
DESFILE (21h30)
RUTZ, FADO MODELS, Z.ONE e ILLUSION
BANDA FLAT TIRES (22h30)
DJ SET LG (23h30)
GRANADA (02h00)

18h30 - 01h00
ESPAÇO VERSE STORE
DJ NEVALAND
Local: Edifício G, Piso 0 e 1
Dj set a cargo de Nevaland

19h00 - 23h30
EVENTOS COM RITMO
Local: Edifício I, Piso 0
Imagina poderes cantar de forma livre e espontânea, reforçar e dar asas à tua criatividade, expressando a tua música interior. O poder curativo da música, do som e da auto-expressão está logo ali ao alcance da entrega.
VOCALOIDE (19h00)
JOÃO CHAREPE
VOICE CIRCLE (21h30)
KULA
CONCERTO (22H00)
YAGUM PROJECT

19h00 - 24h00
FUNKY SESSIONS
MELO D
Local: Balneário - Edifício I, Piso 3
A música deste e do outro mundo em vinil sem corantes nem conservantes.
Rua Rodrigues Faria, 103 | T 21 314 33 99 | lxfactory@mainside.pt | www.lxfactory.com


22h00
O BAILE DO SIMONAL
MARIZA, WILSON SIMONINHA E MAX DE CASTRO
Local: Espaço Brasil - Eficio J, Piso 0
Integrado na inauguração do "Espaço Brasil" a noite é animada com um concerto de tributo a Wilson Simonal com: Mariza, Wilson Simoninha e Max de Castro apresentando o espectáculo O Baile do Simonal.
Lotação limitada

22h30
TOM JOBIM & MUITO IMPROVISO
JOANA SEIXAS, FERNANDO JOÃO, ANDRÉ ROSINHA E VASCO FURTADO
Local: Ler Devagar - Edifício G, Piso 0
Concerto de tributo a Tom Jobim com Joana Seixas (voz), Fernando João (piano), André Rosinha (contrabaixo) e Vasco Furtado (bateria)

22h30
VGO – ORQUESTRA DE GEOMETRIA VARIÁVEL
Local: Ler Devagar - Edifício G, Piso 0
Concerto de música improvisada

23h00
SURVEILLANCE
Local: Galeria Studio Teambox - Edifício G, Piso 0
No final da noite, pelas 23 horas, a banda Surveillance é responsável pelo encerramento do dia de inauguração do studioteambox com um show case de apresentação do seu primeiro trabalho, um EP auto-intitulado, de 7 faixas que apesar da sua instrumentação reduzida - baixo e bateria, é um caso em que é necessário "ouvir para crer". Um duo poderoso de Shamancore que foi recentemente criado com a junção da destreza virtuosa de Tiago Martins, ex-baixista da banda de math-rock, Porn Sheep Hospital e do alto poderio rítmico controlado da baterista Inês Lobo.

0 comentários :

Enviar um comentário

English Destinoslusos Version Spain Destinoslusos Version French Destinoslusos Version German Destinoslusos Version