ENTRAR

segunda-feira, 3 de dezembro de 2012

Presépio de Rua em Monsaraz - Natal 2012

Até ao dia 6 de janeiro 2013 quem visitar Monsaraz durante a quadra natalícia poderá também apreciar o Presépio de Rua com 46 figuras em tamanho real, que vai estar distribuído pelas ruas da vila até ao Largo do Castelo, local onde haverá uma choupana com a manjedoura e o conjunto principal, a Virgem, São José e o Menino. 

Pelo décimo terceiro ano consecutivo, os milhares de turistas que se deslocam a Monsaraz nesta época do ano podem fazer um percurso pelas ruas históricas “acompanhados” pelas figuras que representam a Natividade, como os Reis Magos, os guardas do castelo, o pastor, a lavadeira, a fiadeira e o almocreve. 

Em cada ano, as figuras são colocadas noutros locais da vila medieval, atribuindo-lhes um sentido diferente.

A autora do Presépio, a escultora Teresa Martins, criou mais três figuras este ano, nomeadamente um cavalo puro-sangue árabe com um guarda montado que estará à entrada de Monsaraz, uma figura feminina que ficará junto a uma talha e que será enquadrada numa área onde será feita uma alusão à vitivinicultura e à olaria, e uma rapariga com um cesto no braço que integrará o elenco.

Monsaraz vai receber a representação da Natividade com este presépio formado por figuras construídas a partir de grandes estruturas de ferro e rede recobertas por panos de cor crua, impermeabilizados e tratados para o efeito, com as caras e as mãos feitas em cerâmica. Este ano todas as figuras foram novamente pintadas com tons pastel, rosa velhos e lilases.

0 comentários :

Enviar um comentário

English Destinoslusos Version Spain Destinoslusos Version French Destinoslusos Version German Destinoslusos Version