ENTRAR

segunda-feira, 7 de janeiro de 2013

Carnaval Portugal 2013 - Melhores Desfiles e Corsos Carnavalescos

O Carnaval 2013 em Portugal realiza-se este ano a 12 de Fevereiro e com crise ou sem crise a folia percorre Portugal de norte a sul com brincadeiras e desfiles, sendo que os Carnavais de Estarreja, da Madeira, Ovar, Loures, Podence, Loulé, Sesimbra, Sines e Torres Vedras, Canas de Senhorim merecem certamente uma visita obrigatória.

Aqui ficam algumas dos melhores desfiles e corsos carnavalescos que a +Destinoslusos - Turismo em Portugal  recomenda para o Carnaval Portugal 2013.

Carnaval de Torres Vedras 2013

O Carnaval de Torres Vedras 2013 decorre de 8 a 13 de Fevereiro e o Tema de este ano é a Reciclagem.

O Carnaval de Torres é um evento que está presente na vida dos torrienses. Faz parte das suas vidas e, sendo a principal imagem de projecção do concelho de Torres Vedras no país e no estrangeiro, é um forte motivo de orgulho para todos.

Nos corsos participam os carros alegóricos, os grupos de desfile, as "matrafonas" (homens mascarados de mulher) e os famosos cabeçudos (bonecos gigantes) acompanhados pelos "Zés-Pereiras". Contudo, muitos são os populares que se associam à folia, maioritariamente mascarados, e que desfilam nos espaços livres entre os carros alegóricos e os grupos de desfile.

Os corsos principais são compostos por carros alegóricos oficiais, (carros estes que chegam a atingir os 5 metros de altura!!) e ainda por carros espontâneos que têm vindo a a participar cada vez mais e melhor.

O Carnaval de Torres Vedras auto intitula-se de "O mais português de Portugal".

» Clique aqui para mais Informações e Programação

----------------------------

Carnaval de Ovar 2013

De 19 de Janeiro a 12 de Fevereiro de 2013, Ovar festeja mais um carnaval, que é hoje a maior manifestação cultural da cidade e um dos mais importantes certames do género do país. Realiza-se todos os anos com a presença de milhares de espectadores, vindos de todo o país para assistir «in loco» a um cortejo marcado pela alegria e vivacidade, pela cor e movimento.

Apesar de toda a organização que revela hoje em dia, podendo ser considerado um verdadeiro produto turístico que traz enormes benefícios para o concelho, o carnaval de Ovar começou por ser algo de espontâneo que se realizava todos os anos por vontade da população, que «se lembrava» de sair à rua para se divertir, esquecer as agruras do dia-a-dia e, por uma vez no ano, fingir que era alguém completamente diferente.

Antes de o carnaval ser organizado, os festejos ocorriam na mesma, mas de forma mais espontânea. Na tarde de Domingo Gordo e na terça-feira seguinte, percorriam as ruas do centro os mascarados. Iam fantasiados de Charlot, de arlequins e columbinas, de noivos e noivas, de piratas, de polícias, de reis, de tudo e de nada.

À noite, coabitavam os bailes elegantes do Orfeão e do Progresso – uma espécie de carnaval veneziano, se a comparação não se considerar muito ousada – com os festehos populares que não raro terminavam em assaltos e em violência.

O carnaval porco, que se realizava no âmbito do principal, consistia numa batalha entre a população. O adjectivo porco advinha-lhe do facto de os adversários em confronto usarem de tudo um pouco para a batalha, desde pacotes de serradura, água, tomates, ovos e tudo o que calhasse. Durava uma hora – começava com a sirene dos bombeiros e terminava da mesma forma. Eram sessenta minutos de anarquia, sessenta minutos de loucura total.

» Clique aqui para mais Informações e Programação

----------------------------

Carnaval de Sines 2013

O Carnaval de Sines 2013 decorre nos dias 10, 11 e 12 de Fevereiro e esta é uma das cidades portuguesas com maior tradição carnavalesca. Todos os anos afluem milhares de pessoas de todo o país ao Carnaval propriamente dito e ao Carnaval de Verão. Já reconhecido a nível nacional nas primeiras décadas do século XX, o Carnaval de Sines - o primeiro a ter corso nocturno - mistura o espírito satírico e a criatividade dos portugueses com o brilho e a energia do Carnaval do Brasil para criar um espectáculo vibrante em que toda a cidade se envolve.

O Carnaval de Sines continua a ser uma referência não só a nível regional mas também nacional, com milhares de pessoas a deslocarem-se anualmente à cidade de Sines, para ver um dos melhores carnavais do nosso país.

» Clique aqui para mais Informações e Programação

----------------------------

Carnaval da Mealhada 2013

O Carnaval da Mealhada 2013 decorre de 8 a 12 de Fevereiro e à semelhança do que acontecia em outras terras bairradinas, o Carnaval não passa despercebido entre as gentes do Concelho da Mealhada.

A pouco e pouco, a tradição foi cedendo lugar à modernidade e ás formas de viver o Carnaval.

O Carnaval da Mealhada tomou forma, está enraizado na alma da gente Bairradina e é hoje um dos maiores festejos da Bairrada e da região centro de Portugal.

Para isso, muito têm contribuído a dedicação e o esforço dos seus organizadores e participantes, agrupados, desde 1979, na Associação de Carnaval da Bairrada.

» Clique aqui para mais Informações e Programação

----------------------------

Carnaval de Estarreja 2013

A Ana, ex-concorrente da casa dos segredos 3 vai ser a Rainha do Carnaval de Estarreja 2013. As primeiras referências às origens do Carnaval de Estarreja datam do final do Século XIX. Dessa altura chegaram-nos notícias das célebres "Batalha das Flores", alegres cortejos da época carnavalesca com carros alegóricos ricamente decorados e engalanados que, sob o patrocínio de algumas firmas e famílias locais, desfilavam pelas ruas de Estarreja, em plenas manifestação de alegria. Estes festejos, que se prolongaram um pouco além do primeiro quartel do século vinte, tiveram o seu termo aquando da morte de alguns dos seus principais promotores. No entanto, estava lançado o fermento do Carnaval de Estarreja.

A alegria carnavalesca estarrejense, moribunda durante alguns anos, mas fervilhante de vontade, não mais se pode conter e, nos idos de sessenta, começaram a aparecer grupos espontâneos que iam proporcionando divertimento e animação junto de algumas centenas de pessoas que, no Domingo e Terça-feira de Carnaval, acorriam à Praça Francisco Barbosa.

A década de 90 foi de afirmação do Carnaval de Estarreja. Sempre a subir de qualidade e de participantes, com um gradual crescimento do número de visitantes. Em 1990 houve, pela primeira vez, votação e classificação dos grupos.

» Clique aqui para mais Informações e Programação

----------------------------

Carnaval de Sesimbra 2013

O Carnaval de Sesimbra tem vindo a assumir-se como um dos momentos culturais e sociais mais significativos no concelho. Na verdade, para além daquilo que é de mais fácil apreensão, ou seja, o elemento lúdico, a brincadeira, a cor, a música e o movimento, serem, só por si factores de coesão social, as Escolas de Samba têm sabido desenvolver uma linguagem crítica em relação a determinados problemas, colocando-os nos seus sambas de enredo.

Durante estes dias, as Cegadas percorrem algumas das aldeias com a sua crítica satírica sempre bem ensaiada. Sesimbra vive o Carnaval 24 horas por dia, com alegria, cor, muita animação e com uma arte de bem receber que atrai milhares de turistas todos os anos.

» Clique aqui para mais Informações e Programação

----------------------------

Carnaval de Loulé 2013

O Carnaval de Loulé vai decorrer de 9 a 12 de Fevereiro 2013, onde poderá ver o mundo e a atualidade aos olhos da paródia. Com uma tradição de mais de 1 século, Loulé recebe o tradicional corso carnavalesco.

O ano de 1906 foi o ano zero do Carnaval Civilizado de Loulé. Até aí, os festejos assumiam aspectos agressivos de pouca graça, monótonos e sensaborões.

Um grupo de louletanos decidiu alterar-lhe a feição, civilizá-lo, torná-lo mais asseado e elegante. A ideia foi bem recebida pelo povo louletano, que decididamente a acarinhou e pôs em prática. E numa hábil campanha de promoção daquilo que se pretendia levar a efeito, o povo recorreu aos mais diversos meios que tinha ao seu alcance.

Actualmente, o Carnaval foca outros temas, como a sociedade em geral, o sistema político e os eventos mais importantes previstos durante o ano, numa crítica cheia de bom humor, divertimento e muita gargalhada.

» Clique aqui para mais Informações e Programação

----------------------------

Carnaval de Loures 2013

No ano passado 30 mil pessoas visitaram a cidade de Loures, em 2013 são também esperadas dezenas de milhares de pessoas, no Carnaval Saloio de Loures, onde irá haver Corsos, bailes, festas, o tradicional Enterro do Carnaval e muito mais.

O Carnaval de Loures tem uma longa tradição, que remonta a 1934 e se tem vindo a intensificar ao longo dos anos, sendo mesmo um dos mais antigos de Portugal.

A princípio as festas carnavalescas Lourenses caracterizavam-se pela saída das Cegadas, manifestações de teatro de rua mordazes e irónicas que visavam criticar situações locais ou nacionais, e pelo “lançamento de pulhas”, gracejo provocatório que tinha como função escarnecer ou dar recados a alguma personalidade local.

Existiam ainda actividades tradicionais como o arremesso de ovos, os enfarinhamentos, os jogos de água junto ao chafariz do Largo 4 de Outubro, entre outras. Para animar as noites, ocorriam ainda bailes, para os quais as pessoas se mascaravam e iam dançar no salão da “Sociedade”.

» Clique aqui para mais Informações e Programação

----------------------------

Carnaval de Canas de Senhorim 2013

O Carnaval é o evento de eleição em Canas de Senhorim. Com uma raiz histórica secular mantém intactas as tradições que o distinguem dos demais e o tornam tão popular na região. Na sua génese está a saudável rivalidade entre os principais bairros da vila.

É interessantíssima a forma como os dois bairros rivais - Rossio e Paço - coe­xistem durante todo o ano de mãos dadas, para, em três dias do ano, inventar um interregno de três dias em que se arreganham os dentes um ao outro, pretendendo denotar uma rivalidade, que na verdade só neste período existe.

Nestes dias inesquecíveis, as marchas do Rossio e do Paço transformam as ruas, dando-lhes um colorido e alegria verdadeiramente singulares. Cada bairro tenta superiorizar-se ao seu rival, em imaginação, alegria, ineditismo, música. As piadas e os carros alegóricos são sempre ricos de originalidade, e após calcorrearem as prin­cipais ruas da vila exibindo o seu Carnaval as duas marchas rivais encontram-se frente a frente no Largo do Rossio. O Carnaval de Canas de Senhorim. É o espectáculo do Povo e para o povo.

» Clique aqui para mais Informações e Programação (Brevemente)

----------------------------

Carnaval de Podence 2013 (Carnaval dos Caretos)

De 10 a 12 de Fevereiro 2013 chega o Carnaval de Podence e Macedo de Cavaleiros, mais conhecido como Entrudo Chocalheiro. “Os Caretos representam imagens diabólicas e misteriosas que todos os anos desde épocas que se perdem no tempo saem à rua nas festividades carnavalescas de Podence – Macedo de Cavaleiros.

Interrompendo os longos silêncios de cada Inverno, como que saindo secretos e imprevisíveis dos recantos de Podence, surgem silvando os Caretos e seus frenéticos chocalhos bem cruzados nas franjas coloridas de grossas mantas.”

Não há Carnaval sem tropelias. Em Podence, aldeia do concelho de Macedo de Cavaleiros, nada, ou quase nada, detém os bandos de Caretos do Carnaval que todos os anos saem para as ruas em desenfreadas correrias, perseguindo as moçoilas para as “chocalhar”.

Milhares de turistas todos os anos invadem a pequena aldeia de Podence em Macedo de Cavaleiros para uma festa chocalhada.

» Clique aqui para mais Informações e Programação

----------------------------

Carnaval da Madeira 2013

6 a 13 de Fevereiro de 2013 são os dias em que decorrem o Carnaval da Madeira, que é constituído por um conjunto de festividades de Carnaval que ocorrem na sexta que antecede o Entrudo e vão até terça-feira de Carnaval, um pouco por toda as freguesias da região.

As Festas de Carnaval da Madeira procuram manter intactas as raízes marcadamente populares.

Na Madeira é tradição haver dois grandes cortejos de Carnaval: o Cortejo Alegórico e o Trapalhão, ambos realizados no Funchal.

O Cortejo Alegórico realiza-se sempre no sábado que antecede a terça-feira de Carnaval, nele participam vários grupos, com milhares de figurantes, que desfilam pelas principais ruas do Funchal.

Na terça-feira de Carnaval dá-se o Cortejo Trapalhão Madeirense, cortejo esse em que os populares se juntam em pequenos grupos e, por norma, contestam algumas decisões políticas, disfarçam-se de figuras públicas, relembram algumas tradições, etc.

» Clique aqui para mais Informações e Programação

0 comentários :

Enviar um comentário

English Destinoslusos Version Spain Destinoslusos Version French Destinoslusos Version German Destinoslusos Version