ENTRAR

sexta-feira, 4 de janeiro de 2013

Charolas ou Janeiras no Algarve 2013

Venha ao Algarve no início de 2013 assistir e cantar as charolas ou janeiras que animam a região algarvia durante o mês de janeiro, onde já estão agendados vários espetáculos.

No Concelho de Loulé, é retomada a tradição do Dia de Reis, com a atuação de grupos de janeireiros e charolas que vão dar as boas-vindas ao Novo Ano.

Assim, na sexta-feira, dia 4 de janeiro, pelas 21h00, o Cine-Teatro Louletano recebe o Encontro de Janeiras e Charolas de Loulé, com a participação de alguns dos mais importantes grupos de janeireiros e charolas do Algarve: Associação Grupo de Amigos de Loulé, Sociedade União Bordeirense, Grupo Musical Santa Maria (Faro), Grupo de Charolas Oriental (Santa Bárbara de Nexe), Grupo Cantares de Janeiras (Santa Bárbara de Nexe), Charola Ossónoba de Estoi e Grupo de Janeiras de S. Sebastião (Loulé).

No âmbito do programa de dinamização do Mercado Municipal de Loulé, a Charola da Casa do Povo de Estoi atuará na praça central do Mercado no sábado, dia 5, pelas 11h30.

Também neste dia, o Clube Hípico de Loulé, em conjunto com a TUALLE - Tuna Universitária Afonsina de Loulé, realiza a tradicional Noite de Janeiras com cantares alusivos ao Menino Jesus. Os dois grupos vão percorrer as principais artérias da cidade de Loulé a cavalo com cavaleiros e cavaleiras trajados à antiga portuguesa, e a pé, fazendo visitas a várias residências e estabelecimentos comerciais.

As Janeiras remontam a tempos longínquos mas em muitas aldeias portuguesas, nomeadamente no interior algarvio, mantém-se viva esta tradição que vai passando de geração em geração.

Na Noite de Reis formam-se grupos pequenos ou com dezenas de elementos que cantam e animam as localidades, indo de casa em casa ou colocando-se num local central (esta é uma versão mais recente), desejando de uma forma tradicional um bom ano a todos os presentes. Nos grupos de janeireiros toca-se pandeireta, ferrinhos, tambor, acordeão e viola. Muitos destes grupos no Algarve contam já com várias décadas de existência e contribuem para manter aceso um dos costumes mais antigos da região.

Dia 11 de Janeiro, os Paços do Concelho de Silves acolhem o 11º Encontro de Janeiras, às 20h30. E ainda nesse município, em Alcantarilha, a Casa do Povo organiza o seu XVI Encontro de Janeiras no dia 12, às 21h00.

No dia 13 de Janeiro, a partir das 14h30, o Teatro das Figuras, acolhe o 32º Encontro de Charolas da Cidade de Faro.

0 comentários :

Enviar um comentário

English Destinoslusos Version Spain Destinoslusos Version French Destinoslusos Version German Destinoslusos Version