ENTRAR

quinta-feira, 7 de fevereiro de 2013

Os diabos e o rosto da morte em Vinhais 2013 - Programa

No dia 16 de Fevereiro 2013, Vinhais vai ser uma terra dos Diabos, onde durante um dia Quem prò Rosto da Morte olhar, por mais um ano a irá afastar!

As festas do Nordeste Transmontano conservam um sabor popular que as caracteriza. O homem realizou em todos os tempos as suas festas, dando-lhe um carácter religioso, a adoração dos deuses era o centro de todas as suas manifestações festivas. Na alma do povo ainda perdura um substrato da velha crença pagã, que conserva, transmitindo-a às gerações vindouras.

A Quaresma assinala um período de respeito e penitência, trazidos à lembrança dos habitantes de Vinhais pelas tenebrosas figuras da Morte o do Diabo que, na Quarta-feira de Cinzas, percorrem as ruas da vila sequiosas de almas pecadoras.

Os diabos perseguem e capturam os humanos que, desafiando o poder sobrenatural daqueles, se atrevem a sair à rua, purificando-os com acutilantes cinturadas e apresentando-os perante a Morte que, empunhando uma gadanha de forma ameaçadora, os obriga, de joelhos, a recitar umas estranhas ladainhas semi-pagãs, impondo temor e lembrando que pode chegar a qualquer altura ceifando-lhes a vida a seu bel-prazer.

Trata-se de uma tradição secular e única em Portugal, cujas origens permanecem desconhecidas havendo, no entanto, diferentes interpretações que a situam nas celebrações dos Lupercais romanos, nas procissões da Quarta-feira de Cinzas, na Idade Média, ou mesmo por influência dos franciscanos do Convento de São Francisco de Vinhais, durante os séc. XVIII e XIX.

Vinhais, uma terra dos diabos!
Os Diabos e o Rosto da Morte

“Quem prò Rosto da Morte olhar, por mais um ano a irá afastar!”
16 de Fevereiro de 2013, sábado
18h00 – Missa de Imposição de Cinzas (Igreja do Seminário de Vinhais)
18h45 – Procissão “…com mil diabos!” (Igreja do Seminário até ao Largo do Arrabalde)
Centenas de Diabos acompanham uma Morte, com 7 metros de altura, à luz de tochas, desde a Igreja do Seminário até ao Largo do Arrabalde.
Durante o percurso as moças mais atrevidas, que a partir de janelas e varandas provocam a Morte e os Diabos, vão sendo aprisionadas e enjauladas pelos Diabos, num carro de bois, para serem levadas à pedra. Depois de beijada a gadanha da Morte e das ladainhas pagãs proferidas algumas das moças escapam, “enquanto o diabo esfrega um olho”, procurando refúgio na igreja e nas muralhas do Castelo de Vinhais a partir de onde ajudam a revelar O Rosto da Morte…
19h30 – Revelação do Rosto da Morte (Largo do Arrabalde)
“Recorda-te que és pó e em pó te hás-de tornar”
Espectáculo de som, luz, fogo e pirotecnia
Actuação do Grupo de Gaiteiros de Vinhais
20h00 – “…uma ceia dos diabos!”*
(Tenda no Parque de Estacionamento da CMV)

* Quem quiser vestir a pele do Diabo, para participar na procissão e na ceia, tem entrada livre. A senha e o fato devem ser levantados no Posto de Turismo de Vinhais até dia 13 de Fevereiro, Quarta-feira de Cinzas
(informações e reserva pelo telefone – 273770309)
Valor da senha para a ceia, sem vestir a pele do Diabo, 5 estrelas
Organização: Câmara Municipal de Vinhais; Agrupamento de Escolas de Vinhais
Colaboração: Junta de Freguesia de Vinhais; CLDS; Instituto Politécnico de Bragança - ESE

VINHAIS, UMA TERRA DOS DIABOS!
“…uma Ceia dos Diabos!”
16 de Fevereiro de 2013
20h00 – Tenda
(Parque de Estacionamento da Câmara Municipal de Vinhais)

Repasto:
Alheira de Vinhais “Segundo a lenda, inventadas pelos Judeus para se integrarem na comunidade e não serem identificados pelos cristãos-velhos”
Porco Bísaro no espeto “Símbolo das tendências obscuras, da gula, luxúria… ”
Pão “…que o diabo amassou!”
Bola de carne de Porco Bísaro
Sangria “…vermelha!”     
Limonada  
Sopa de urtigas
Maçã vermelha “…da tentação”
Café “Proibido aos cristãos até ao séc. XVI”

Quem quiser “…vestir a pele do Diabo”, para participar na procissão e no ritual de “Revelação do Rosto da Morte”, tem entrada livre na ceia. A senha e os fatos (eles e elas), devem ser levantados no Posto de Turismo de Vinhais até dia 13 de Fevereiro, quarta-feira. (informações e reserva pelo telefone – 273770309)

Valor da senha para a ceia, sem “…vestir a pele do Diabo”, 5 estrelas, com inscrição e levantamento da senha obrigatório até dia 13 de Fevereiro, quarta-feira.

0 comentários :

Enviar um comentário

English Destinoslusos Version Spain Destinoslusos Version French Destinoslusos Version German Destinoslusos Version