ENTRAR

terça-feira, 19 de março de 2013

Aniversário do Fluviário de Mora 2013 - Actividades

O Fluviário de Mora, pioneiro na Europa, comemora a 23 de Março o seu 6º aniversário com a abertura do Lontrário e uma série de actividades radicais e lúdicas ao longo do dia.

Entre as 10H00 e as 18H00, é possível praticar escalada, rappel, slide, tiro com arco, zarabatana, besta e fisga, air bungee e slack line. Mais calmas, as actividades lúdicas incluem pinturas faciais, fotografia e “saramugo à solta, onde os mais novos podem…

No final do dia, cerca das 18h00, tem lugar a cerimónia oficial de entrega do Prémio Jovem Cientista 2012, seguindo-se a inauguração do Lontrário.

Projecto desejado desde a inauguração do Fluviário, o Lontrário permitirá melhorar ainda mais as condições do casal asiático de Lontras-de-garras-pequenas (Aonyx cinereus) e suas crias, já conhecidas do grande público, que terão uma nova casa. Realce-se que cinco dos oito exemplares nasceram em Mora.

A par destas, o novo espaço acolherá um jovem casal de Lontra-europeia (Lutra lutra), nascido num parque zoológico nacional, e que rumará ao Fluviário com o patrocínio do ICNF.

Na concepção do projecto, assumida pelo mesmo atelier de arquitectos que projectou o Fluviário de Mora, a Promontório, foram considerados e respeitados os requisitos internacionais exigidos para as espécies a albergar, que devem ser considerados nas características dos habitats. 

O novo habitat, constitui-se uma obra impressionante nas imediações do Fluviário, num investimento comparticipado da Câmara Municipal de Mora de mais de 600 mil euros. 

Com mais de 110m2 de área terrestre para as espécies, onde terão vários tipos de substrato à disposição, pequenos riachos, rochas e troncos de grande porte, 50m2 de plano de água que disponibilizam 88 mil litros de água às lontras, o espaço terá o ensombramento de uma estilizada árvore fotovoltaica cujo disco, com 18m de diâmetro, garantirá sombra a quase todo o habitat ao longo do dia.

O Fluviário de Mora é pioneiro na Europa e abriu em Março de 2007, tendo recebido até hoje mais de 675 mil visitantes. Simulando o percurso de um rio da nascente até á foz, possui 600 peixes de 70 espécies, além de oito lontras.

0 comentários :

Enviar um comentário

English Destinoslusos Version Spain Destinoslusos Version French Destinoslusos Version German Destinoslusos Version