A Festa do Alvarinho e do Fumeiro de Melgaço (FAFM), que este ano decorre entre 26 e 28 de Abril 2013, onde produtores de alvarinho e de fumeiro do concelho marcam presença na Feira.
Durante os três dias da Festa são inúmeros os momentos de espectáculo e animação com grandes concertos de música portuguesa, à noite. Durante o dia, com folclore, bandas e actuações de grupos de concertinas, cavaquinhos, cantares ao desafio, tunas académicas.
Presentemente, trata-se de um evento com notoriedade nas festas gastronómicas do país, atraindo pessoas dos diversos pontos do território nacional e também um grande número de espanhóis, sobretudo da vizinha Galiza.
Aponte já na sua agenda e este ano visite Melgaço.
A Festa do Alvarinho e do Fumeiro de Melgaço
A Festa do Alvarinho e do Fumeiro de Melgaço (FAFM) começou, em 1995, por se apresentar como uma mostra de produtos locais para as populações locais. Com o passar dos anos e como os dados demonstram inequivocamente, a FAFM tornou-se numa festa reconhecida a nível nacional. Não espanta, portanto, quem em 2009 o Turismo de Portugal, tenha reconhecido o seu Interesse para o Turismo. Todos os produtores de alvarinho e de fumeiro do concelho marcam presença na Feira. Graças a uma promoção adequada ao evento e a algumas parcerias importantes, a FAFM é hoje um evento incontornável das festas gastronómicas do país, atraindo pessoas dos diversos pontos do território nacional e também um grande número de espanhóis, sobretudo da vizinha Galiza.
Objectivos
Pretende-se que o certame constitua um momento alto na estratégia traçada pela Autarquia para a promoção dos produtos locais de qualidade e das actividades que com eles se relacionam, como sejam os vinhos alvarinhos, o fumeiro, o artesanato, o turismo, a gastronomia e outros, bem como uma oportunidade única para a criação e a consolidação de laços entre os agentes do comércio, os consumidores e a produção.
Em conjunto, todos estes produtos, reúnem cuidadosamente as potencialidades, as riquezas e as especialidades do nosso mundo rural, permitindo construir uma oferta integrada e completa para o visitante que busca um contacto mais íntimo com um território de excelência.
Estratégia de Turismo
A FAFM posiciona-se como um evento dentro do produto gastronomia e vinhos, que é um dos 10 produtos PENT (Programa Estratégico Nacional para o Turismo). Este evento pretende ser diferenciador face aos existentes nesse segmento. Para isso, aposta clara e inequivocamente em produtos 100% locais e em actividades complementares capazes de satisfazer as necessidades de quem nos visita.
O Vinho Alvarinho
Razões naturais de microclima e solo, fizeram desta sub-região não só o berço, mas também o solar do Alvarinho, pois proporcionam a este vinho uma elevada tipicidade e genuinidade. Ao entrar pelas portas do concelho, vindo de Monção ou de Espanha, podem apreciar-se as vinhas desta casta, plantadas em magníficos anfiteatros, situados a meia encosta, num microclima único, protegido pelas montanhas de Portugal e Espanha, conjugando o Solo, o Sol, o Sofrimento, a Sabedoria e o Sossego. Cinco "SS" para um vinho cheio de arte e de vida.
Neste certame participam praticamente todos os produtores do concelho de Melgaço e alguns do concelho de Monção, em pavilhões individualizados, onde tem a oportunidade para estabelecer uma rede de contactos profissionais, mas sobretudo divulgar e promover os seus produtos e fazer com que o consumidor queira repetir, futuramente, a experiência.
O melhor Alvarinho do mundo está aqui... Prove!
O Fumeiro
Esta feira é uma óptima oportunidade para o público saborear, apreciar e adquirir produtos caseiros de e com qualidade. O nosso objectivo é deixar, a quem nos visita, o desejo irresistível de voltar a Melgaço, ao encontro de paladares requintados e ainda a vontade de adquirir os produtos existentes nos locais de venda.
Broa e Doçaria
Artesanato e Entidades Colectivas
|
0 comentários :
Enviar um comentário