ENTRAR

quarta-feira, 13 de março de 2013

Festival Gastronómico da Lampreia da Ria 2013 Murtosa


No próximo dia 16 de Março, o Cais da Ribeira de Pardelhas, na Murtosa, vai receber o Festival Gastronómico da Lampreia da Ria, organizado pela Confraria Gastronómica “O Moliceiro” e pela Câmara Municipal da Murtosa.

Para além da degustação da lampreia, o programa do festival inclui um conjunto de actividades que têm por objectivo dar a conhecer, aos visitantes, a beleza do território Murtoseiro, nomeadamente um passeio de moliceiro pela Ria e visitas guiadas, em bicicleta, ao percurso nascente do NaturRia.

O Festival Gastronómico da Lampreia da Ria é o primeiro de uma série de grandes eventos gastronómicos, que terão lugar, na Murtosa, no ano de 2013, realizados no âmbito do projecto, coordenado pelo Município e pela Universidade de Aveiro, denominado “Promoção dos Recursos Endógenos da Ria: Conhecer, Usufruir e Preservar”, co-financiado pelo PROMAR, que visa potenciar o aproveitamento e valorização das espécies piscícolas da Ria, congregando os agentes locais, nomeadamente a Confraria Gastronómica “O Moliceiro” e os estabelecimentos de restauração do Concelho.

Embora a apanha da lampreia na Murtosa seja uma actividade com muitos anos, só a partir de 1998, por acção da Confraria Gastronómica “O Moliceiro”, é que esta iguaria passou a integrar a gastronomia local, podendo, desde aí, ser degustada nos festivais, que aquela promove e em alguns dos restaurantes da zona.

No entanto, ainda hoje, a lampreia da Murtosa continua a ser procurada e adquirida por compradores de Entre-os-Rios, Penafiel, Sever do Vouga, entre outros locais. No Cais dos Pescadores da Torreira, do Bico ou da Ribeira de Pardelhas, sentem-se e vivem-se os movimentos que culminam na transacção da lampreia e de outros peixes que a Ria dá.

A Murtosa assume-se, cada vez mais, como um dos destinos de referência da lampreia em Portugal, pretendendo-se que o Festival Gastronómico da Lampreia da Ria se constitua como um dos pilares da estratégia de promoção gastronómica do Concelho e da Região, complementarmente a outras espécies emblemáticas, como a enguia, por exemplo.

Para o dia 20 de Abril, a Confraria Gastronómica “O Moliceiro” e a Câmara Municipal, têm já agendada nova incursão gastronómica, com a realização da Festa do Sável e da Lampreia da Ria.

O ciclo de eventos gastronómicos inclui um grande festival no período de Verão, que se realizará na Torreira, culminando, em Setembro, com a celebração gastronómica daquela que é, sem dúvida, a maior embaixadora da Murtosa fora de portas: a Enguia da Ria.

Restaurantes aderentes do Concelho da Murtosa, que servem lampreia por encomenda:

Freguesia da Torreira:
- Avenida - Praia – Telefone: 234 838 494
- Xávega - Mar – telefone: 234 838 544
- O Alberto – Telefone: 234 838 492
- Onda-Sol – Telefone 234 869 321

Freguesia da Murtosa:
- O Moliceiro – Telefone: 234 865 191
- O Escondidinho – Telefone: 234 867 713
- O Bico – Telefone: 918 779 369

Informações úteis
Data: 16 Março 2013
Cidade: Murtosa
Local: Cais da Ribeira de Pardelhas
Categoria: Gastronomia
Preço: Não Disponível
Informações: http://www.cm-murtosa.pt

0 comentários :

Enviar um comentário

English Destinoslusos Version Spain Destinoslusos Version French Destinoslusos Version German Destinoslusos Version