ENTRAR

quarta-feira, 27 de março de 2013

Festival IndieLisboa e IndiebyNight 2013

O IndieLisboa 2013, festival de cinema independente decorre de 18 e 28 de Abril, com 246 filmes em cartaz.

O IndieLisboa chega à sua 10ª edição. Nos 10 anos que decorreram desde o aparecimento de um festival criado para preencher um clamoroso vazio então existente na oferta cinematográfica em Portugal, cresceram e multiplicaram-se os festivais e as mostras de cinema (sobretudo na cidade de Lisboa) e surgiram novas distribuidoras especializadas na divulgação do cinema de autor. Contudo, o papel que o IndieLisboa pretendeu desempenhar de defesa intransigente de um cinema livre, original e interpelante não deixou de fazer sentido.

Esse papel, porventura, é hoje ainda mais necessário dada a considerável redução da presença do cinema alternativo nos circuitos de exibição tradicionais nos últimos 10 anos.

O IndieLisboa’13 irá ocupar as salas da Culturgest, Cinema São Jorge, Cinema City Classic Alvalade (um regresso depois de dois anos de ausência) e da Cinemateca Portuguesa Museu do Cinema, bem como o Ritz Clube, que será este ano o palco dos concertos e festas que fazem parte da programação reforçada do Indie by Night em edição de aniversário. 

O festival irá apresentar um total de 246 obras, distribuídas entre as secções oficiais (Competição Internacional, Observatório, Cinema Emergente, Pulsar do Mundo, IndieJúnior, Novíssimos) e as secções paralelas (IndieMusic, Director’s Cut e Sessões Especiais). Com uma presença abundante (48 títulos, na sua esmagadora maioria em estreia absoluta) e transversal a todas as secções do festival, a produção nacional volta a ser cabeça de cartaz do IndieLisboa e será certamente aí que se encontrarão alguns dos filmes mais aguardados desta edição. 

Indie by Night

Depois de na edição passada o Festival IndieLisboa ter mudado o nome a uma rua de Lisboa para acolher com sucesso a sua programação do Indie by Night, eis que no 10º aniversário o festival se associa a um espaço mítico da cidade de Lisboa: o Ritz Clube. Este será o espaço oficial do festival para receber a programação nocturna do IndieLisboa.

A programação do Indie by Night assenta numa forte relação com os filmes do festival, estabelecendo diálogos e pontos de contacto com as várias secções, convidando realizadores, actores, produtores e músicos ligados aos filmes a actuar durante as noites do festival.

É uma programação própria e coerente que pretende prolongar nos espectadores e convidados a experiência de estar no festival. 

Serão 11 dias de festas, concertos e outros eventos, que começam no dia 13 de Abril com a festa de antecipação do Festival IndieLisboa e que culminam com a festa de encerramento Disco Party Revolution no dia 27 de Abril, uma festa com música disco dos anos 70, inspirada no filme Secret Disco Revolution (apresentado na secção IndieMusic), para pôr toda a gente a dançar e a celebrar o fim do festival e a revolução.

0 comentários :

Enviar um comentário

English Destinoslusos Version Spain Destinoslusos Version French Destinoslusos Version German Destinoslusos Version