ENTRAR

terça-feira, 12 de março de 2013

Queima do Judas de Vila do Conde 2013 - Programa e Informações

A QUEIMA DO JUDAS DE VILA DO CONDE decorre no chamado sábado que antecede a Páscoa. As famosas Rendas de Bilros de Vila do Conde, a par de uma abordagem integradora da grande Comunidade Chinesa que habita no concelho, constituem o tema de inspiração do evento.

A Queima do Judas aposta, por um lado, em temáticas diretamente ligadas às tradições de Vila do Conde e, por outro, nas questões ligadas à comunidade e aos assuntos da atualidade, da integração social aos direitos do homem.

A escolha do universo das Rendas Bilros para tema da Queima do Judas 2013 tem como principal objetivo o reforço da memória coletiva da cidade em torno desta arte secular, bem como o fomento da reabilitação do seu fabrico enquanto produto artesanal local e estudo de novas abordagens e aplicações no contexto da economia moderna.

Por outro lado, a implicação da Comunidade Chinesa da Varziela pretende funcionar como um contributo ao processo de integração e fusão dos imigrantes no seio vila-condense, procurando alimentar a construção de uma ponte que ultrapasse as diferenças culturais e linguísticas entre ambos, utilizando as artes e o espetáculo como forma maior de comunicação e expressão entre as duas comunidades.

Fundir os Bilros e as Rendas com o Dragão Chinês, ou o folclore vila-condense com as danças do Oriente, as marionetas portuguesas com as sombras chinesas, são apenas exemplos de abordagens que vão ser exploradas na presente edição da Queima do Judas, como forma de criar um canal de conhecimento e comunicação entre as comunidades.

O evento conta com o alto patrocínio da Câmara Municipal de Vila do conde.

Programa:

22h30 | início do espetáculo > Praça República
00h00 | testamento e queima > Praça D. João II

> Local / Percurso

A edição de 2013 da Queima do Judas propõe retomar o formato, já experimentado noutras edições, do espetáculo deambulante. Por um lado, traduz a preocupação de garantir ao público uma boa visibilidade do espetáculo, que vem sendo trabalhada nas últimas edições. Por outro lado, pretende-se com esta opção pela itinerância, abordar a ligação de alguns espaços da cidade aos universos que compõem os temas propostos, como a estátua da Rendilheira e as Rendas de Bilros, ou a Nau Quinhentista e a relação com o Oriente. O espéctaculo tem início na Praça da República e termina na Praça D. João II.

0 comentários :

Enviar um comentário

English Destinoslusos Version Spain Destinoslusos Version French Destinoslusos Version German Destinoslusos Version