ENTRAR

quinta-feira, 28 de março de 2013

Semana da Páscoa no Museu do Pão

O Museu do Pão sugere, para a semana da Páscoa, um programa ideal em família e convida todos os visitantes a conhecer o seu novo espaço de entretenimento e aprendizagem. Recentemente inaugurada, a nova ala temática e pedagógica recria a história e o ciclo do pão num ambiente de fantasia e magia, no tempo dos lusitanos. 

Hermio, um simpático duende da floresta encantada, é o narrador desta história com mais de 2.000 anos e dá a conhecer de forma interativa como a sua família de duendes trabalha a arte do Pão, segundo as técnicas mais naturais e saudáveis. 

Atravessando uma seara de milho gigante, ouvem-se os sons da floresta e à medida que a visita prossegue, conhecemos os primeiros membros da sua família de duendes. Estão a tratar a terra, a semear, outros na eira e a armazenar os cereais no espigueiro. Já na zona do moinho, o moleiro trata da mó e cuida da farinha para que depois o pão tenha todo o sabor genuíno da natureza. Já na Padaria os visitantes aprendem com os duendes como se mistura a farinha, a água, o sal e o fermento, e como a massa cresce durante as horas seguintes e é dividida para ir ao forno. 

No final os adultos acompanham as crianças e orientam-nas no atelier, onde modelam massa de pão, confecionando objetos que, depois de cozidos podem levar consigo. Esta atividade, bastante direcionada para os mais novos, não deixa de encantar todos os seus visitantes, que encontram nas restantes salas expositivas permanentes do complexo museológico - “O Ciclo do Pão; “O Pão Político, Social e Religioso, “A Arte do Pão” - as várias vertentes do pão português.

A visita ao Museu do Pão tem um valor de 5,00€ por adulto e 3,00€ para crianças dos 3 aos 12 anos e reformados, sendo gratuito para crianças com menos de 3 anos. O Museu do Pão está aberto de 3ª a 6ª feira e domingo das 10 às 18 horas, sábado das 10 às 22 horas e encerra à 2ª feira.

O Museu do Pão, localizado na Quinta Fonte do Marrão em Seia, abriu ao público a 26 de setembro de 2002. É um complexo museológico de iniciativa privada com mais de 3.500 m2 de área coberta. Dispõe de quatro salas expositivas que pretendem recriar e exibir os objetos e o património do Pão Português nas suas vertentes etnográfica, política, social, histórica, religiosa e artística. Inclui ainda outras áreas de apoio ao visitante, como o Restaurante, o Bar-Biblioteca, a Mercearia antiga e o Atelier de Arte em Pão.

O museu desenvolve regularmente um programa com um vasto leque de atividades culturais, científicas e pedagógicas para todos os seus visitantes.

Mais informações em www.museudopao.pt ou através do telefone 238 310 760.

0 comentários :

Enviar um comentário

English Destinoslusos Version Spain Destinoslusos Version French Destinoslusos Version German Destinoslusos Version