ENTRAR

domingo, 10 de março de 2013

Valença Sabores da Lampreia 2013 - Programa e Restaurantes

Valença Sabores da Lampreia decorre na comunidade piscatória de São Pedro da Torre, entre 15 e 17 de Março 2013, com seis variedades diferentes para degustar, a preços populares.

Quem visitar esta mostra gastronómica poderá saborear a lampreia a partir de 7 euros a dose. Lampreia à  Bordalesa, Arroz de Lampreia, Fumada/Grelhada, Assada no Forno ou Recheada são os tipos de lampreia possíveis de saborear. Como prato alternativo os tradicionais Rojões farão as honras dos apreciadores deste prato. Acompanham o caldo verde, a 1,5 euros a dose, bem como os bons vinhos verdes da região e as sobremesas típicas.

Os sabores genuínos da lampreia do rio Minho, considerada a melhor do mundo, vão ser confecionados e apresentados nas formas mais tradicionais que os pescadores de São Pedro da Torre se habituaram, desde sempre, a preparar. Valença apresenta, assim, um convite irresistível para desfrutar os deliciosos sabores da Lampreia, que por cá tem um sabor único, preparada por mãos sábias e heranças antigas.

A mostra começa sexta-feira, 15 de março, a partir das 19h00, no recinto do adro da Igreja de São Pedro da Torre e encerra domingo, 17 de março, no fim da noite.

Do programa de animação complementar sexta-feira contará com a atuação do Grupo Típico da Associação Musical de São Pedro da Torre.

Sábado está programada a Regata “Sabores da Lampreia”, a partir das 10h00, no rio Minho, possível de acompanhar na pesqueira e cais de São Pedro da Torre. A tarde será animada pela musica tradicional dos Pequenos Minhotos e a noite pelo Grupo de Cordas 6tás9. 

Domingo à tarde será a vez do Duo Magia abrilhantar o evento.

A iniciativa é da Câmara Municipal de Valença, Junta de Freguesia de São Pedro da Torre e Comissão de Festas de São Pedro da Torre.


E enquanto está em Valença aproveite para visitar a Mostra Fauna e Flora da Eurocidade, Répteis e Anfíbios Exóticos. 

“Fauna e Flora da Eurocidade e animais exóticos” é o tema da exposição patente ao público no Núcleo Museológico de Valença, até  4 de Maio e que apresenta a riqueza e diversidade da natureza desta região ribeirinha.

Arbustos, árvores, anfíbios, repteis e peixes vivos, fosseis e insetos, mostra fotográfica / interpretativa do Biótipo da Veiga da Mira, painéis temáticos e um mini laboratório de observação de espécies pretendem dar a conhecer, durante dois meses, a riqueza da natureza da Eurocidade e do Vale do Minho galaico-português.

A mostra apresenta 52 espécies vivas, 65 fósseis, 234 insetos, 7 peles de serpentes e 2 peles de crocodilo, 1 ovo de dinossauro entre outros,  sendo possível, ainda, observar esqueletos de animais e insetos, através de 3 lupas binoculares, à disposição dos visitantes. 

Esta exposição pretende aproximar o património natural ao público, dando a conhecer, de uma forma interpretativa e acessível, a riqueza e diversidade da fauna e flora desta região.

A exposição poderá ser visitada durante estes dois meses, de  Segunda-feira a Sábado, entre as 9h00 e as 17h00 e aos domingos entre as 14h00 e as 17h00. O Município promove desde o próximo domingo os ”Domingos em família no Museu”, com a abertura dos espaços museológicos para possibilitar visitas de quem desejar conhecer estes espaços em família.

Informações úteis
Data: 15 Março 2013 - 17 Março 2013
Cidade: Valença
Local: São Pedro da Torre
Categoria: Gastronomia
Preço: Não Disponível
Informações: http://www.cm-valenca.pt

0 comentários :

Enviar um comentário

English Destinoslusos Version Spain Destinoslusos Version French Destinoslusos Version German Destinoslusos Version