ENTRAR

quinta-feira, 11 de abril de 2013

Encontro de Culturas em Serpa 2013 com Ana Moura e Gabriel o Pensador

De 7 a 10 de junho 2013, Serpa volta a ser o palco do Encontro de Culturas/Mercado Cultural, com entrada livre. A completar a décima edição, este ano oferece-se em versão mais concentrada atendendo às reduções de custos e permitindo aos visitantes um fim-de-semana mais preenchido.

O evento que se desenvolve em vários espaços da cidade, num roteiro que privilegia o Centro Histórico, tem divulgado as práticas culturais de Serpa, de outras regiões portuguesas e dos países com os quais o município tem laços de cooperação, tais como Brasil, Espanha, Cuba e Cabo-Verde.

Exemplo disso é o espetáculo enRede - Rede Internacional de Municípios pela Cultura, que abre o evento e que reúne parcerias culturais de vários municípios nacionais e internacionais, e o Dia do Cante, a 10 de Junho, como valorização do património cultural do concelho em particular e do Alentejo em geral.

Promovido pela Câmara Municipal de Serpa, denominado inicialmente como Encontros Luso-Brasileiros de Arte e Cultura (2002 e 2003), tem como objetivo principal a promoção da cultura enquanto fator de desenvolvimento e de união entre os povos.

Em sintonia com a política da autarquia que preconiza a cultura como veículo de desenvolvimento sustentável para o concelho, o Encontro de Culturas e Mercado Cultural, já na sua X edição tem vindo a provar, ano após ano, que é sem dúvida um dos mais importantes projetos culturais da Câmara Municipal e um dos que mais visitantes atrai a Serpa, para além de, e não menos mais importante, apelar à população do concelho que acorre em grande número ao Centro Histórico de Serpa para participar nos espetáculos propostos.

A oferta musical é diversificada. Os cartazes das edições anteriores incluíram sempre, para além dos nomes internacionais e nacionais tais como Muddy Waters Jr., Pablo Milanés, Lila Downs, Diego El Cigala, Carlinhos Brown, Carlos do Carmo, Mariza, Chico César, Gilberto Gil, Lura, Bonga, Cesária Évora, Waldemar Bastos, Galandum Galundaina, Paulo Flores, Tito Paris, Gaiteiros de Lisboa, Janita Salomé, António Zambujo, Toquinho e, no ano passado Zeca Baleiro, Magic Slim, Pablo Alborán, Luz Casal, Camané e Virgem Suta entre muitos outros, os ‘grandes nomes’ da casa como grupos corais e grupos de música tradicional do concelho e da região.

Gilberto Gil, ex-ministro da cultura do Brasil e músico convidado em 2008 considerou que esta iniciativa “…vem exatamente de encontro a uma linha de trabalho propositivo que é essa cultura expansiva, diversificada, combinatória de fusões, de compartilhamentos, e que é a tendência atual, é a tendência da cultura contemporânea. O festival de Serpa está completamente afinado com a tendência mais contemporânea”. 

0 comentários :

Enviar um comentário

English Destinoslusos Version Spain Destinoslusos Version French Destinoslusos Version German Destinoslusos Version