ENTRAR

segunda-feira, 29 de abril de 2013

Festa da Espiga 2013 em Salir Loulé no Algarve - Programa

Porque a tradição da apanha da espiga deve ser cumprida, entre 9 e 11 de maio de 2013, Salir celebra mais uma Festa da Espiga, com um programa que inclui atividades culturais, desportivas e gastronómicas, dividido em três noites temáticas.

Noite da Espiga (9 maio), Noite Popular (10 maio) e Noite Jovem (12 maio), todas com entradas livres e o destaque em termos músicas vai para o espectáculo Frankie Chavez e ainda os Primitive Reason.

Noite da Espiga (9 maio)
Quinta-Feira

As festividades arrancam na Quinta-Feira da Espiga, dia 9 de maio, data em que se assinala também o Dia do Município de Loulé, a partir das 9h00 com um Passeio BTT e Passeio Pedestre. Às 13h00 abre o espaço de tasquinhas dedicado aos Manjares e Petiscos Serranos, seguindo-se a inauguração da exposição de produtos regionais onde vão es

tar presentes artesãos da Serra do Caldeirão, com os mais variados produtos desde artesanato a agroalimentares.

O ponto mais importante da Festa acontece às 15h00 deste dia, com o tradicional desfile etnográfico que representa toda a atividade agrícola desta freguesia rural.

Para completar o cortejo, irão atuar dois dos mais importantes grupos etnográficos da serra algarvia: o Rancho Folclórico “As Mondadeiras das Barrosas” e o Grupo Etnográfico da Serra do Caldeirão (Cortelha).

Pelas 18h00 é inaugurada a exposição de rua que estará patente ao público junto ao Pólo Museológico de Salir, “Quem nos escreve desde a serra”, uma organização conjunta da Câmara Municipal de Loulé e do Projeto Estela.

O resto da noite é dedicado à animação musical, com o espetáculo do grupo “… E Viva a Música” (19h30) e o baile tradicional com os artistas Cláudio Rosário (21h00) e Augusto Canário & Amigos (23h00).

Noite Popular (10 maio)
Sexta-Feira

A tarde de sexta-feira é dedicada aos idosos e a organização da Festa da Espiga promove uma Tarde Sénior, a partir das 14h30, que integra um baile tradicional e lanche.

Ao final da tarde os visitantes poderão visitar a exposição de produtos regionais e apreciar os sabores tradicionais nas Tasquinhas existentes no local. A partir das 20h00, e pela noite dentro, sobem ao palco diversos artistas: Diogo Ramos, o jovem louletano participante no programa “Ídolos”, Gonçalo Tardão (baile), o fadista André Catarino, o grupo The Bottles, que irá interpretar temas dos Beatles, e o artista popular Gil Rosa.

Noite Jovem (12 maio)
Sábado

No encerramento das festividades, que acontece no sábado, dia 11, a partir das 14h00, realiza-se a habitual Tarde das Espiguinhas, com muita animação e surpresas para os mais novos como jogos infantis, a atuação do grupo Pé na Estrada, um lanche parta as crianças e o desfile “Miss e Mister Espiga”. Neste último dia da Festa, a partir das 18h30, haverá ainda a exposição de produtos regionais e as Tasquinhas de Manjares e Petiscos Serranos, animadas pela atuação do Duo de Acordeonistas e pelo baile tradicional com Silvino Campos.

Nesta noite sobem ainda ao palco os cabeças-de-cartaz da Festa da Espiga 2013, o cantor de blues Frankie Chavez e a banda de fusão de rock, ska e ritmos africanos, Primitive Reason. No final, a música dos anos 80 vai animar a festa com a performance do DJ PSLM & DJ AKA DJ.

Todas as iniciativas têm entrada livre. 

0 comentários :

Enviar um comentário

English Destinoslusos Version Spain Destinoslusos Version French Destinoslusos Version German Destinoslusos Version