ENTRAR

sexta-feira, 12 de Abril de 2013

Festa das Cruzes Barcelos 2013 - Programa, Cartaz e Informações

De 28 de Abril a 5 de Maio 2013 decorre a Festa das Cruzes de Barcelos, venha visitar a primeira grande romaria do Minho.

A Festa das Cruzes, em Barcelos, é a primeira das grandes romarias minhotas, marcando assim o ciclo de festividades que se prolonga até ao fim do Verão. Em Barcelos, entre abril e maio decorrem uma série de iniciativas culturais e recreativas, que culminam no último dia (Feriado Municipal de Barcelos) com a procissão consagrada ao Bom Jesus da Cruz, onde 89 cruzes, tantas quantas as freguesias e paróquias da cidade, percorrem o centro histórico da cidade.

A Empresa Municipal de Educação e Cultura de Barcelos (EMEC), enquanto entidade responsável pela organização da Festa das Cruzes, tem como objetivo recuperar e fomentar as tradições do nosso concelho associadas a este evento. Neste sentido, pretende-se que as Rusgas se tornem um elemento presente no programa das Festas das Cruzes através da participação das associações nas festividades.

A realização deste acontecimento cultural será no dia 30 de Abril, terça-feira, tendo como um dos momentos altos a música dedicada ao Senhor da Cruz por cada rusga participante.

É inegável que as Festas das Cruzes são, entre as festas populares minhotas, as mais famosas e mais conhecidas, sendo por isso uma das romarias mais concorridas e típicas do Minho e um dos mais importantes acontecimentos da Vida de Barcelos.


A Sua origem remonta ao início do século XVI, onde no ano de 1504, sob o reinado de D. Manuel I, numa sexta-feira, dia 20 de Dezembro, por volta das 9 horas da manhã, quando o sapateiro João Pires regressava da missa da Ermida do Salvador, ao passar no campo da Feira, observou na terra, uma cruz de cor preta. Como não quis guardar só para si aquilo que considerou ser um sinal sagrado, alertou o povo que depressa veio ao local.

“A cruz apareceu sob a forma de uma nódoa negra que ia crescendo até se formar uma cruz perfeita em que a cor não ficava só à superfície mas penetrava em profundidade na terra – por mais que se cave, sempre se acha.”

Este facto que recorda a “Cruz do Senhor Jesus”, fez nascer a devoção ao “Senhor da Cruz”. Primeiramente, surgiu um cruzeiro em pedra, logo em seguida uma ermida, para dois séculos mais tarde ser construído um magnífico templo, que hoje é o epicentro da Festa das Cruzes.

Espectáculos

28 de Abril Domingo
21h30 - Bruno Gomes
22h00 - Bardos Peregrinos "Dos Celtas a Santiago"

29 de Abril Segunda
21h30 - Victor Rodrigues e sua Banda

30 de Abril Terça
21h00 - Rusgas ao Senhor da Cruz
23h00 - Arraial al Cruzes e Meia Queima
00h00 - Fogo ao Ar

1 de Maio Quarta
21h30 - Implacáveis
23h00 - Arraial al Cruzes - Noite Bacardi e Meia Queima

2 de Maio Quinta
22h00 - Espectáculo - Jorge Loureiro e sua Banda
23h00 - Arraial al Cruzes - Noite do Bigode e Meia Queima
00h00 - Fogo do Rio

3 de Maio Sexta
22h00 - Encontro de Tunas
23h00 - Arraial Al Cruzes - Noite Licor Beirão e Meia Queima

4 de Maio Sábado
22h00 - Aurea Soul Notes
23h00 - Arraial al Cruzes - Noite do Galo e Meia Queima
00h00 - Fogo da Ponte iluminada de lumes vivos

5 de Maio Domingo
21h00 - Música de Barcelos
23h00 - Fogo de Encerramento

» Clique aqui para ver o programa completo

2 comentários :

Anónimo disse...

Barcelos rico em Folclor, terra cheia de tradições.
Ranchos que teem protocolos com a Camara, podia haver um rancho por dia nas festas, sem gastos para a Camara.

Dia 1,3,4,5 3 por tarde. Falta de imaginação de quem faz o programa.

Anónimo disse...

ok eu la estarei

Enviar um comentário

English Destinoslusos Version Spain Destinoslusos Version French Destinoslusos Version German Destinoslusos Version