A Festa das Maias 2013 decorrerá em Valença durante onze dias, entre a última semana de abril e a primeira de maio, em toda a cidade, incluindo a fortaleza, com coroas, arcos e ramos floridos a enfeitaram comércios, edifícios públicos e de habitação.
As varandas, janelas e montras de Valença vão enfeitar-se este mês com ramos floridos e maias, repetindo uma tradição local ligada à primavera este ano utilizada para impulsionar o comércio local.
Giestas, verdes, flores campestres e alguns materiais recicláveis são outros dos componentes que vão transmitir uma "cor primaveril" às principais ruas de Valença.
Valença Com Maias Dá Compras Com Prémios
Valença lança a campanha “Compras com Maias”, na última semana de abril e primeira de maio, reafirmando a competitividade e atratividade do comércio e turismo da cidade e as vantagens de fazer compras no comércio tradicional de Valença.
Um cruzeiro no Rio Douro, uma noite na Pousada S. Teotónio e um jantar em Valença são os prémios que quem fizer compras, superiores a 10 euros, entre 25 de Abril e 5 de maio, nos estabelecimentos aderentes, se pode habilitar.
Durante 11 dias Valença vai proporcionar uma experiência única, a oportunidade de fazer compras de qualidade, a preços competitivos, numa cidade fortificada, candidata a Património da Humanidade e que apresentará, esses dias, a maior mostra de Maias de Portugal.
As giestas, os verdes, as flores campestres e alguns materiais recicláveis vão dar uma cor primaveril às principais ruas de Valença. Cada Maia terá, ainda, como manda a tradição, um verso ou dito alusivo. Por todo o concelho muitas outras Maias e raminhos de giesta vão enfeitar as varandas, os portões e as viaturas.
Valença revive, assim, a mais antiga festa de celebração da Primavera e do novo ano agrícola, com as “Maias”. Uma expressão viva da tradição e cultura popular que Valença está a recuperar.
|
0 comentários :
Publicar um comentário