ENTRAR

sábado, 4 de maio de 2013

Azambuja em Maio é Mês da Cultura Tauromáquica

O XIV Mês da Cultura Tauromáquica 2013 vai animar Azambuja durante os próximos fins-de-semana, culminando – como é tradição – com mais uma edição da Centenária Feira de Maio 2013. O programa integra iniciativas da autarquia e de várias associações, entre os dias 11 e 27 de maio.

As honras de abertura vão para as artes plásticas e um debate sobre o tema, no sábado dia 11.

A galeria da Biblioteca Municipal de Azambuja abre as portas ao público, pelas 16h30, para inaugurar a exposição “Azambuja Vive”. Trata-se de uma mostra, patente até 11 de junho, de trabalhos dos participantes seniores no curso de pintura LiberArte, promovido pelo Centro Social e Paroquial de Azambuja. Perto de duas dúzias de telas retratam as vivências e as memórias de pessoas que acompanharam a evolução da “festa” e da Feira de Maio ao longo de toda uma vida.

Às 17h30, no Auditório do Páteo Valverde, lugar à reflexão sobre "O binómio Cavalo/Toiro”, numa conferência organizada pelo Centro Hípico Lebreiro de Azambuja. O painel de convidados é composto pelo sociólogo e professor universitário Luis Capucha; pelo coudeleiro Jorge Ortigão Costa; pelo ganadeiro João Santos Andrade; pelo cavaleiro tauromáquico Manuel Jorge de Oliveira; pelo matador de toiros Vitor Mendes; e pelo antigo cabo dos Forcados Amadores de Azambuja Francisco Vassalo. O moderador do debate será o autor e crítico taurino Manuel Andrade Guerra. Propõe-se nesta conferência lançar um olhar à identidade cultural na perspetiva socioeconómica.

O Centro Hípico propõe um jantar no restaurante da sua sede, após o debate. Os interessados terão de fazer reserva prévia através dos números 263 418 071 ou 912 080 276. 

No fim-de-semana 17 e 18, assinala-se o 24º aniversário da Associação Cultural “A Poisada do Campino”. Às dez da noite de 6ªfeira, haverá uma largada de toiros que serão recolhidos a cavalo, na Várzea do Valverde. No sábado, 18, pelas 10h00 avança o tradicional desfile de campinos, cabrestos, cavaleiros e amazonas, pelas ruas da Vila de Azambuja; seguido de atividades na Várzea do Valverde: condução de jogos de cabrestos, às 11h00; condução do boi da guia, às 12h00; prova de campo, às 17h00; e nova largada de toiros, às 18h00.

A tarde do dia 18 também será de festa para os tertulianos, com a realização da final do V Torneio de Futsal Inter-Tertúlias, no Pavilhão Municipal, às 15h30. A entrega de prémios deste torneio, organizado pela tertúlia “Barrete Verde”, terá lugar no mesmo local às 20h00.

Por fim, à semelhança das anteriores edições, o Mês da Cultura Tauromáquica culmina em grande com a “Centenária Feira de Maio de Azambuja – a feira mais castiça do Ribatejo”.

De 23 a 27 de maio, vivem-se cinco dias recheados de animação, convívio e “festa brava”!

Programa

11 MAIO
16h30 Biblioteca Municipal de Azambuja / Org. Câmara Municipal de Azambuja
Inauguração da Exposição de Pintura “Azambuja Vive”, patente de 11 Maio a 11 Junho
17h30 Auditório Municipal Páteo Valverde / Org. Centro Hípico Lebreiro
Conferência “Binómio Cavalo/Toiro” - Um Olhar à nossa Identidade Cultural na Perpectiva Sócio-Económica

17 MAIO
24º ANIVERSÁRIO DA POISADA DA DO CAMPINO / Org. Poisada do Campino
22h00 Várzea do Valverde
Largada de toiros recolhidos a cavalo

18 MAIO
24º ANIVERSÁRIO DA POISADA DA DO CAMPINO / Org. Poisada do Campino
10h00 Ruas da Vila 
Cortejo com campinos, jogos de cabrestos, cavaleiros e amazonas
11h00 Várzea do Valverde 
Prova de condução de cabrestos 
12h00 Várzea do Valverde 
Prova de condução do boi da guia
17h00 Várzea do Valverde 
Prova de campo 
18h00 Várzea do Valverde 
Largada de toiros 
15h30 Pavilhão Municipal de Azambuja / Org. Tertúlia Barrete Verde
Final do V Torneio Inter - Tertúlias
20h00 Pavilhão Municipal de Azambuja / Org. Tertúlia Barrete Verde
Entrega de prémios do V Torneio Inter - Tertúlias

23 MAIO A 27 MAIO 

0 comentários :

Enviar um comentário

English Destinoslusos Version Spain Destinoslusos Version French Destinoslusos Version German Destinoslusos Version