ENTRAR

quinta-feira, 16 de maio de 2013

Feira Nacional Água e do Regadio 2013 Ferreira do Alentejo - Programa e Cartaz

De 28 a 30 de Junho 2013 decorre em Ferreira do Alentejo, a Feira Nacional da Água e do Regadio (FNAR), Capital do Azeite é o tema desta 15ª edição dque conta, pela primeira vez, com a comparticipação financeira de fundos comunitários que permitiram a sua efetiva realização.

Depois de ter passado a realizar-se de 2 em 2 anos, (a última Feira realizou-se em Junho de 2011) o certame regressa com toda a sua dinâmica prometendo continuar a assumir-se como um evento de referência na região e no País.

Nos últimos 6 anos, Ferreira do Alentejo assistiu a uma volume de investimento privado como não teve paralelo na sua História.

Os investimentos, na área das energias renováveis (na energia solar o Concelho é o 2º maior produtor do País) e na Agricultura, onde o olival assumiu particular relevância, com a plantação de mais de 10 000 ha de olival intensivo e superintensivo, bem como a instalação de cerca de meia-dúzia de modernos lagares, provocaram uma completa mudança na economia local, uma alteração na paisagem e uma expectativa completamente diferente para o futuro do nosso território.

Depois desta “primeira vaga” de investimentos do olival, começa agora uma segunda, onde os investimentos no sector agro-industrial assumem particular preponderância, através da instalação de fábricas de valorização de bagaço de azeitona e de biomassa a representarem a integração de uma fileira muito apreciada e valorizada pelo Mundo inteiro.

Ferreira do Alentejo é hoje a “Capital Nacional do Azeite” (marca registada pela CMFA no Instituto Nacional de Propriedade Industrial, em 2012) pela dimensão do investimento aqui realizado, pela integração da fileira do Azeite (plantação e transformação do produto, bem como a valorização do subproduto - bagaço) e pela quantidade de investimento realizado em alta tecnologia, num dos  perímetros de rega mais modernos de todo o Mundo – Alqueva -.

Estamos cientes da nossa responsabilidade em promover o nosso território, tendo como base a estratégia iniciada em 2005, que denominámos “Ferreira do Alentejo, No Centro do Que É Importante” e que aqui na XV FNAR tem um dos seus mais importantes momentos.

Também o Alqueva e Aeroporto de Beja (agora que foi interrompida a Auto-Estrada do Baixo Alentejo) continuam a ser suportes fundamentais para o nosso desenvolvimento e cabe aos vários agentes económicos no terreno, em que a CMFA assume especial vocação, continuar a procurar o melhor caminho e melhor futuro para a nossa terra e a nossa região!

Programa de Espectáculos

Dia 28 Paulo Ribeiro
Dia 29 Azeitonas (DJ Christian F e DJ Seven)
Dia 30 Toy

0 comentários :

Enviar um comentário

English Destinoslusos Version Spain Destinoslusos Version French Destinoslusos Version German Destinoslusos Version