ENTRAR

terça-feira, 14 de maio de 2013

Festival Jovem da Lusofonia em Aveiro 2013

De 11 a 26 de Maio de 2013, o Festival Jovem da Lusofonia regressa à cidade de Aveiro para festejar as Artes e Cultura de todos os países de língua portuguesa (Angola, Brasil, Cabo Verde, Guiné-Bissau, Moçambique, Portugal, São Tomé e Príncipe, Timor Leste) e das comunidades (Macau, Goa) e as diásporas espalhadas pelo mundo. 

Este ano a programação viaja pelos cinco continentes para contar a história dos povos e migrações culturais. 

Uma viagem que acompanha as reuniões públicas que mobilizam milhares na cidade de Aveiro em torno da Lusofonia e suas várias expressões artísticas. Num período marcado por uma aproximação entre os países lusófonos revelou-se fundamental criar um momento que exponha a arte conjunta deste espaço cultural e linguístico. 

Neste sentido, o festival inclui na sua programação uma encomenda de um projeto performativo co-criado e interpretado por um grupo de participantes que responderam ao convite aberto a toda a comunidade.

18 445km - até onde vamos com o Festival... 18 445 é o número de quilómetros que separam Portugal de Timor. Proporcionalmente serão os mesmos números de quilômetros de costa marítima conjunta entre todos os países de língua portuguesa. 

Ao longo de 2 semanas o Festival promove um diálogo de artistas países lusófonos, com o público, através de expressões como espetáculos de música, artes visuais, literatura, gastronomia, exposições, conferências, workshops, ateliers, debates, projetos com a comunidade local, palestras, conversas com artistas e criadores e atividades ao ar livre. 

De especial destaque este ano é o lançamento do Livro de Honra de Apoio a Candidatura a UNESCO da Morna a Património Imaterial da Humanidade, apoiado e promovido em parceira com a Embaixada de Cabo Verde. 

Organizado pela IUNA+Lusofonia, uma associação sem fins lucrativos, que procura através deste evento incentivar a fusão artística entre artistas dos países de língua portuguesa e sensibilizar o público em geral para a arte contemporânea e tradicional criada no espaço lusófono. 

Na edição anterior, em 2012, o Festival contou com um público de cerca de 5,000 e espera ultrapassar este número em 2013.

0 comentários :

Enviar um comentário

English Destinoslusos Version Spain Destinoslusos Version French Destinoslusos Version German Destinoslusos Version