ENTRAR

sábado, 22 de junho de 2013

Feira Artesanato de Vila do Conde FNA 2013

De 27 de Julho a 11 de Agosto de 2013 decorre mais uma edição da FNA Feira Nacional de Artesanato de Vila do Conde.

Este ano a comemorar a sua 36ª edição, irá decorrer, nos Jardins da Avenida Júlio Graça, no centro da cidade, sendo o maior evento do género realizado em Portugal, mobilizando uma média de 400 mil visitantes por ano, atraídos pela presença e exposição do melhor artesanato nacional, as expectativas para a presente edição são elevadas dado o programa paralelo definido que promete surpreender.

Organizada em parceria pela Câmara Municipal de Vila do Conde e pela Associação para Defesa do Artesanato e Património de Vila do Conde, a 36ª Feira Nacional de Artesanato irá contar com a presença de duas centenas de artesãos, grande parte dos quais demonstrando ao vivo o seu saber nas mais diversas expressões do artesanato.

O evento está, há muito, classificado como a maior e mais expressiva mostra das artes tradicionais portuguesas, já que os critérios de selecção dos artesãos aqui representados continuam a primar pela genuinidade e autenticidade dos produtos. Só assim se garante a qualidade de um certame que, na presente edição, terá ainda outros aliciantes.

Destaque particular para a apresentação do projeto de cooperação transnacional E-Arte. Desenvolvido no âmbito da Medida LEADER do PRODER, pretende sensibilizar os artesãos para a nova realidade de empreendedorismo criativo em espaços rurais, produzir informação e conhecimento dotando-os de instrumentos para estímulo e dinamização das economias locais.

Exemplo de cooperação interterritorial e transnacional que envolve a ADRIMAG, ADRIMINHO e associações do Brasil e de Cabo Verde, o projeto E-Arte destina-se a desenvolver o setor do artesanato e produtos locais.

O E-Arte apoia grupos, cooperativas e associações de artesanato nas áreas de organização e aumento da capacidade produtiva artesanal; produção e conceção de produtos inovadores, com integração de design; identificação de formas alternativas de escoamento dos seus produtos e promoção e comercialização do artesanato a nível nacional e internacional.

Na 36ª Feira Nacional de Artesanato de Vila do Conde, o E-Arte contará com um stand expositivo de artesanato de três regiões envolvidas no projeto: ADRIMAG, ADRIMINHO e Cabo Verde. No dia 1 de agosto, pelas 17 horas, irá decorrer a apresentação do Guia das Artes e Ofícios do Vale do Minho e ADRIMAG.

Associando-se a este projeto, o restaurante das Jornadas Gastronómicas da Feira de Artesanato irá apresentar ementas das três regiões e haverá também animação musical.

Todos os anos, a Feira Nacional de Artesanato de Vila do Conde convida um país estrangeiro para apresentar no certame os seus produtos artesanais, gastronomia e animação. Em 2013, o convidado especial é a Argentina que aqui trará uma representação composta por oito artesãos, expondo as suas esculturas decorativas em ferro e metais preciosos, trabalhos em madeira, artigos utilitários e de decoração diversos, objetos lúdicos feitos em papel e madeira, entre outros.

No Restaurante das Jornadas Gastronómicas, os dias 27 e 28 de julho são reservados para os pratos típicos da Argentina. Aqui será possível degustar o matambre (pedaço de carne de gado bovino, que se prepara habitualmente enrolado. É um prato originário e típico da Argentina, que se consome principalmente na época do Natal, como petisco ou normalmente com acompanhamento, na forma de sanduíche); o churrasco argentino; e a tradicional sobremesa mazamorra, uma espécie de mingau/papa. Na Argentina, a mazamorra é um prato típico. É uma sobremesa de raiz indígena preparada com milho branco, água, açúcar e baunilha. Na variante deste prato mais consumida no país, a água é substituída por leite.

A animação musical propõe uma viagem até Buenos Aires com o famoso tango argentino, que será apresentado pelo PORTOTANGO.

Constituído por Manuel Vidal (voz), Oscar Flecha (guitarra), David Lloyd (violino), José Parra (piano), Jaroslav Mikus (violoncelo) e Sérgio Barbosa (contrabaixo) – foi criado em finais de 2000 e estreou-se em Março de 2001 em Torre de Moncorvo, terra dos antepassados do poeta Jorge Luís Borges, com o espetáculo “100 anos de tango”, promovido pelo Clube Tango do Porto. Desde então tem atuado regularmente em todo o país.

PORTOTANGO celebra o som e poesia de Buenos Aires interpretando alguns dos mais representativos tangos, da Guardia vieja até as novas expressões do pulsar porteño.

A constante animação do recinto com alguns espectáculos de rua, os concertos musicais por grupos e tocatas, e outras iniciativas paralelas ao certame, completam um programa que por certo irá ao encontro dos apreciadores da cultura portuguesa.

A tradição em festa tem lugar marcado em Vila do Conde!

Iniciativas paralelas

- Exposição dos trabalhos apresentados ao Concurso Fotográfico da 36ª Feira Nacional de Artesanato;
- «Dia da Rendilheira», a realizar no 2º domingo da FNA, dia 4 Agosto, com a presença das rendilheiras de Vila do Conde;
- Jornadas Gastronómicas, apresentando ementas tradicionais de Portugal, Cabo Verde e Argentina;
- Animação musical diária, com grupos tradicionais, bandas e ranchos folclóricos;
- Concurso fotográfico aberto a trabalhos a cor ou a preto e branco, sob o tema do artesanato (incluindo particularidades registadas no espaço da FNA);
- Sorteio Diário de uma peça de artesanato e de dois vales de compras, no valor de 25 euros cada.

Horário da FNA

2ª a 5ª - 17h30 - 24h00
6ª e Sábado - 15h30 - 00h30
Domingo - 15h00 - 24h00

Vila do Conde

Situada no Norte litoral de Portugal, em plena Área Metropolitana do Porto, Vila do Conde encontra-se a cerca de 20 Km do Porto e a 20 minutos do aeroporto Francisco Sá Carneiro.

Em termos de acessibilidades, Vila do Conde é atravessada pela A28 (ligação Porto, Viana do Castelo), pela EN 13, linha de metro e é servida ainda pela A11. Faz ligação até Vila Pouca de Aguiar com a A7.

Dispõe também de um pequeno porto para embarcações de recreio.

Entrada Livre

0 comentários :

Enviar um comentário

English Destinoslusos Version Spain Destinoslusos Version French Destinoslusos Version German Destinoslusos Version