ENTRAR

segunda-feira, 10 de junho de 2013

Festas de São Pedro Montijo 2013 - Cartaz e Programa

De 27 de Junho a 1 de Julho 2013, a cidade do Montijo estará em festa para celebrar o seu santo padroeiro, o S. Pedro.

As tradicionais Procissões religiosas, os concertos musicais, os bailes populares, os Comes e Bebes e as Largadas de Toiros não iram faltar nestas Festas, que são o maior cartaz turístico-cultural que a cidade do Montijo apresenta.

Além da vertente religiosa que se reveste de enorme importância simbólica, não faltarão outros motivos de interesse que justificam plenamente a passagem de milhares de pessoas pela nossa terra.

O artista José Cid é o cabeça de cartaz nas Festas Populares de S. Pedro 2013, no que toca aos espectáculos musicais.

O conhecido cantor português regressa assim à nossa terra para animar a última noite das festas, estas que irão decorrer entre os dias 27 de Junho e 1 de Julho.

A 29 de Junho, dia de S. Pedro, destaca-se a procissão fluvial, acrescida mais tarde às festividades, onde várias embarcações de pesca engalanadas escoltam uma principal que transporta a imagem do S. Pedro da ponta do Montijo (base aérea n.º6) até ao antigo cais citadino (Cais das Faluas), terminando o cortejo na Igreja do Espírito Santo.

A 30 de Junho, dia de S. Marçal, de manhã, junto à capela do Senhor Jesus dos Aflitos - Quinta do Saldanha, dá-se o ritual da “lavagem” da classe piscatória, seguindo-se a arrematação das bandeiras e da imagem de S. Pedro.

A Ermida de Nosso Senhor Jesus dos Aflitos integrada na Quinta do Saldanha é um edifício do séc. XVIII, e que tinha uma função muito importante para os pescadores que aí acorriam em auxílio, bem como a todos os viajantes que faziam desta, um local de abrigo.

No entanto, a imagem de Nosso Senhor Jesus dos Aflitos é, ainda hoje, alvo de grande devoção popular, sobretudo por parte dos pescadores, tanto assim é que, no dia de São Marçal, 30 de Junho, se realiza a cerimónia da “Lavagem” junto da Ermida, ritual que remete a antigas abluções ou banhos purificadores.

0 comentários :

Enviar um comentário

English Destinoslusos Version Spain Destinoslusos Version French Destinoslusos Version German Destinoslusos Version