ENTRAR

quarta-feira, 12 de junho de 2013

Festival do Solstício 2013 em Santa Clara-a-Velha

Nos dias 21, 22 e 23 de junho, a aldeia de Santa Clara-a-Velha e as margens do rio Mira vão receber o primeiro festival de dança da região: o Festival do Solstício, com uma programação repleta de bailes, oficinas de dança, instrumentos, tradição oral, atividades para famílias e crianças, animação de rua, passeios, gastronomia local e ambiente. O projeto, que inclui também trabalho comunitário e campos de férias, é organizado pela Associação PédeXumbo, em parceria com o Município de Odemira e visa realçar as tradições locais fundindo-as com outras que vêm de longe.

O Festival do Solstício será dedicado à dança e à música tradicional e terá uma forte ligação aos costumes locais, com a participação de artistas e artesãos do concelho. Serão promovidas várias atividades um pouco por toda a aldeia e as tendas de dança e a área de campismo serão instaladas nas margens do rio Mira. Haverá oficinas de danças do Alentejo, de circo, cabo-verdianas, de Israel, dos Balcãs, Biodanza, danças ciganas e muito mais. Os espetáculos, oficinas de música e bailes serão constantes, com música que irá da tradicional, às Adufeiras de Monsanto e aos sons do didgeridoo.

Tal como é hábito nas atividade promovidas pela PédeXumbo, o voluntariado e as boas práticas ambientais assumem-se como pilares fundamentais deste projeto, sendo o respeito pelo património natural da região uma responsabilidade acrescida na organização do festival.

Este festival integra um projeto mais alargado a desenvolver com o Município de Odemira – o Projeto Solstício, com a duração prevista de cinco anos, e é composto também pelo desenvolvimento de um trabalho artístico com a comunidade local e a realização de campos de férias após o festival. O trabalho artístico com a comunidade local permitirá fazer uma recolha das tradições locais com o objetivo da população, artistas e artesãos locais verem o seu trabalho e costumes presentes na programação do festival e dos campos de férias. O primeiro campo de férias (Campo Gaiato PX) decorrerá em Santa Clara-a-Velha e Sabóia, entre os dias 23 e 29 de Junho, para jovens entre os 6 e os 12 anos.

0 comentários :

Enviar um comentário

English Destinoslusos Version Spain Destinoslusos Version French Destinoslusos Version German Destinoslusos Version