ENTRAR

terça-feira, 11 de junho de 2013

Ruas de São João em Alcácer do Sal 2013

Mais de uma dezena de ruas do centro histórico de Alcácer do Sal começaram esta semana a “pintar-se” de cores garridas pela mão de voluntários, que as decoram com enfeites variados, em muitos casos fazendo uso de materiais reciclados. 

Trata-se do projeto Ruas de São João: o desafio lançado pela Câmara Municipal de Alcácer do Sal potencia esta tradição da cidade, para fazer de junho um mês de festa que irá culminar com a feira Pimel (21 a 24). A iniciativa integra-se nos programas Alcácer dos 5 Sentidos e RUAS – Regeneração Urbana de Alcácer do Sal e promete ser ponto de partida para um verão marcado pelos arraiais populares.

Ao todo, são cerca de 500 as pessoas, entre moradores, comerciantes, crianças das escolas locais e idosos que há cerca de um mês começaram a elaborar os enfeites que vão embelezar a vasta área entre a rua de São Pedro e o largo Luís de Camões (na zona ribeirinha), passando pelo largo Prof. Dr. Francisco Gentil e o largo dos Açougues (este na zona alta da cidade).

As já habituais decorações de rua por ocasião dos Santos Populares terão este ano mais esplendor. São belas flores, elaborados festões e chorões de todas as cores que irão criar uma garrida teia que encantará quem visitar Alcácer do Sal nos próximos meses.

O trabalho concilia técnicas e materiais tradicionais com outros reciclados e reutilizados. Desta forma transmitem-se às novas gerações estas antigas tradições, assegurando a sua preservação no futuro, e inculcam-se princípios ecológicos nos mais novos.

A partir do dia 8 de junho estão já previstos vários arraiais, nomeadamente nos largos da Ribeira Velha, Dr. Francisco Gentil, zona de São Pedro e rua Marquês de Pombal, onde não vai faltar animação musical e os habituais “comes e bebes”.

O Município lançou o desafio e apoia o tradicional enfeite das ruas com materiais e logística na instalação dos mesmos. São parceiros da iniciativa os comerciantes, o Agrupamento de Escolas de Alcácer do Sal, o Contrato Local de Desenvolvimento Social, a Universidade Sénior de Alcácer do Sal e as juntas de freguesia de Santiago e Santa Maria do Castelo.

0 comentários :

Enviar um comentário

English Destinoslusos Version Spain Destinoslusos Version French Destinoslusos Version German Destinoslusos Version