ENTRAR

terça-feira, 11 de junho de 2013

Santos e Festival de Mastros S. Teotónio - Odemira 2013 (Programa)

A partir do próximo sábado, dia 8 de junho, e até ao final do mês, a vila de S. Teotónio, sede de freguesia do concelho de Odemira, recebe a 16ª edição do Festival de Mastros, este ano com o tema “A Água”. 

Milhares de flores de papel preparadas pela população enfeitam as ruas e largos da vila, haverá mastros, bailes, muita música, marchas populares e recriações etnográficas. A animação é garantida e a festa contante.

O Festival de Mastros de S. Teotónio marca a diferença porque envolve toda a população e associações locais. Ao longo de meses, centenas de pessoas colaboram na elaboração dos elementos decorativos da ruas e dos mastros, sempre com o objetivo de criar efeitos visuais mais bonitos e que superem os anos anteriores.

Este ano serão preparados nove mastros: Mastro do Quintalão (dia 9), Mastro do Lar (dia 12), Mastro da rua 25 de Abril (dia 14), Mastro do Sobreirinho e Alexandre Herculano (dia 15), Mastro do Coração da Vila (dia 19), Mastro da Creche (dia 21), Mastro da Fonte (dia 23), Mastro da rua José Estêvão e Palmeira (dia 28) e Mastro do Encalhe (dia 29).

A abertura solene será a partir das 21.30h do dia 8, seguindo a atuação do artista Toy. No dia 16 de junho, será transmitido em direto de S. Teotónio o programa da TVI “Somos Portugal”, a partir das 14horas. No dia 22, a partir das 15 horas, será recriada uma feira antiga, para a qual a população é convidada a recuar no tempo e participar com trajes e adereços dos anos 40/50. A tradicional ida à fonte acontecerá no dia 23 de junho, pelas 23.30 horas.

No dia 29 de junho, pelas 21.30 horas, haverá desfile de marchas com a presença das marchas de Lar de S. Teotónio, Lar de Sabóia, Zambujeira do Mar, Longueira/Almograve, S. Luís, Boavista dos Pinheiros, Cavaleiro e a Marcha de Cabine de Quarteira. A tarde de 30 de junho será reservada para a atuação de vários grupos de música popular da freguesia: Atar e Por ao Fumeiro, Acordes Dinâmicos, Canta S. Teotónio, Ceifeiras do Malavado e Beatriz e Juliana.

A Junta de Freguesia de S. Teotónio é entidade impulsionadora deste Festival de Mastros, em parceria com todas as associações locais, com o apoio do Município de Odemira, TAIPA, Projeto ST e da empresa Música no Coração.

0 comentários :

Enviar um comentário

English Destinoslusos Version Spain Destinoslusos Version French Destinoslusos Version German Destinoslusos Version