ENTRAR

segunda-feira, 24 de junho de 2013

São João da Figueira da Foz 2013 - Programa

As festividades têm início com a Feira de São João que se realiza entre os dias 19 e 30 de junho no Parque de Estacionamento da Av. de Espanha. O programa continua no dia 23 de junho com a Noite de São João, o ponto alto da animação das Festas da Cidade, que atrai milhares de pessoas às ruas, enchendo de tradição cada recanto da Figueira da Foz.

Esta noite começa com o 1º desfile das Marchas Populares, pelas 22h00, na Av. 25 de Abril. A abrir o desfile vem a Imperial Neptuna da Figueira da Foz, seguida da participação especial da Marcha do Grupo Instrução e Recreio Quiaense, que comemora este ano o seu centenário. A concurso desfilam 4 marchas: Grupo Instrução e Sport (GIS), Marcha da Paróquia de Tavarede, Quiaios Clube e Sociedade Filarmónica Paionense, num total de 400 participantes.

Após o desfile tem lugar o espetáculo piromusical, que durante 10 minutos vai iluminar a praia da Figueira da Foz e dar o pontapé de saída para a noite mais longa do ano. A festa prolonga-se até ao nascer do dia 24 com o Banho Santo e o Dj Eduardo Patrão a animar a praia, e onde os mais corajosos podem ainda saltar as quentes fogueiras de São João.

Ainda nesta noite mágica a tradição mantém-se na rua de São Lourenço que acolhe, mais uma vez, o típico Arraial Popular.

No dia 24 de junho realizam-se as cerimónias oficiais destas festas. Pelas 10h30 horas tem início a respetiva sessão solene no Centro de Artes e Espetáculos da Figueira da Foz (CAE).

Pelas 12h30 tem lugar a inauguração do Mercado Eng. Silva que, após 12 meses de trabalhos de remodelação, apresenta-se com uma estrutura remodelada, mais moderna e mais adequada às necessidades do público. A inauguração culmina num almoço aberto à população no jardim municipal acompanhada de vários momentos de animação.

Pelas 16h00 terão início as cerimónias religiosas com a celebração da missa solene na Igreja Matriz seguida da procissão e da Bênção de Mar junto à Praça da Europa.

Pelas 22h00 realiza-se o 2º desfile das marchas populares no Coliseu Figueirense onde serão apuradas as classificações gerais das marchas a concurso e a marcha eleita pelo público. A encerrar o desfile haverá mais um momento de animação com a Bruna Tuna Universitária da Figueira da Foz. O preço do bilhete é de 3 euros com entrada gratuita até aos 12 anos. O encerramento do programa das Festas da Cidade / São João 2013 terá uma forte componente gastronómica. São dois os certames nos quais os pratos típicos portugueses e sobretudo da Figueira da Foz podem ser degustados:

-A Feira das Freguesias reúne a oferta gastronómica das 18 freguesias do concelho no pavilhão multiusos instalado no Parque de Estacionamento da Av. de Espanha. Este ano a feira divide-se em 2 momentos: de 26 a 30 de junho, onde estarão presentes as freguesias oriundas da zona norte: Brenha / Moinhos da Gândara / Quiaios / Santana; da zona sul: Alqueidão / Borda do Campo / Lavos; e da zona urbana: São Julião / Vila Verde. Dias 1 e 2 de julho a feira encerrá para substituição das freguesias. E de 3 a 7 de julho estarão presentes as freguesias oriundas da zona norte: Alhadas / Bom Sucesso / Ferreira Nova / Maiorca; da zona sul: Marinha das Ondas / Paião; da zona urbana: Buarcos / São Pedro / Tavarede. A animação é oriunda das freguesias, desde os ranchos às filarmónicas, passando pelos grupos de dança e grupos etnográficos.

-Nos dias 27, 28 e 29 teremos a Festa da Sardinha do Coliseu Figueirense organizada pela Malta do Viso, na qual se degusta o menu mais típico de Portugal: sardinha assada, broa e caldo verde.

0 comentários :

Enviar um comentário

English Destinoslusos Version Spain Destinoslusos Version French Destinoslusos Version German Destinoslusos Version