ENTRAR

quinta-feira, 18 de julho de 2013

Ciência Viva no Verão em Odemira 2013

De 15 de julho a 15 de setembro de 2013, o litoral do concelho de Odemira está inserido no programa “Ciência Viva no Verão”, com dezenas de atividades gratuitas nas praias de Almograve, Carvalhal, Vila Nova de Milfontes, Furnas e Zambujeira do Mar, visitas ao Farol do Cabo Sardão e ao Moinho de vento de Odemira.

O programa “Ciência Viva no Verão” é promovido pela Agência Nacional para a Cultura Cientifica e Tecnológica, em parceria com instituições científicas, museus, autarquias, associações e empresas.

A ação “A Biodiversidade da zona entremarés com as suas formas e fórmulas matemáticas” vai realizar-se nos dias 17 e 18 de julho (Praia da Zambujeira), 19 e 20 de julho (Praia do Carvalhal), 5 de agosto (Vila Nova de Milfontes) e 21 e 23 de julho e 6 de agosto (Furnas), sempre a partir das 9h. Na “Biotenda” haverá atividades de biomatemática, química, observação de seres vivos nas lupas, análises físico-químicas da água, amostragem e análise de sedimentos e ações lúdicas. A saída de campo permitirá aos participantes observar a Biodiversidade e realizar contagens, medições de abundância, densidade e determinar os fatores abióticos.

“A Matemática por trás da Geologia no litoral Sudoeste de Portugal” vai acontecer nos dias 20 e 31 de julho e 5, 7 e 12 de agosto (Praia de Almograve), 22, 25 e 29 de julho, 4 e 15 de agosto (Praia da Zambujeira do Mar) e 18 agosto (Praia das Furnas), sempre a partir das 9.30h. As praias atlânticas do Sudoeste de Portugal constituem um magnífico exemplo para compreender a Geologia. Duas excursões diárias (11h ou 16h) permitem descobrir que as rochas da praia escondem uma história inesperada.

 “Os peixes nativos da ribeira do Torgal” é o tema da ação agendada para o dia 27 de julho, pelas 10h, sendo o ponto de encontro em S.Luís, junto ao Cruzamento de acesso para Vila Nova de Milfontes. O objetivo é acompanhar a monitorização do repovoamento das populações de escalo do Mira e de boga do sudoeste da ribeira do Torgal, realizado com peixes criados em cativeiro a partir de um stock de reprodutores daquele habitat.

“Charcos temporários e cágados” é o tema da ação que decorrerá no dia 16 de agosto, pelas 15.30h, sendo o Ponto de encontro no Zmar - Eco camping Resort. Nesta saída de campo pretende-se dar a conhecer a riqueza e a importância dos charcos e lagoas temporárias, com observação e identificação da diversidade de fauna existente neste habitat, nomeadamente anfíbios, répteis e invertebrados.

Nos dias 10,11, 17 e 18 de agosto, às 18h, haverá visitas ao Farol do Cabo Sardão, para acompanhar momento de acender o farol e descobrir a história e os mistérios do seu funcionamento.

Nos dias 3 e 17 de agosto e 14 de setembro, pelas 9h, haverá visitas ao Moinho de Vento de Odemira. O ponto de encontro será no Largo Gomes Freire, em S. Teotónio. O desafio passa por perceber o funcionamento de um moinho de vento tradicional, pela voz e experiencia de um moleiro.

0 comentários :

Enviar um comentário

English Destinoslusos Version Spain Destinoslusos Version French Destinoslusos Version German Destinoslusos Version