ENTRAR

sábado, 20 de julho de 2013

Feira da Caça Maior Odemira 2013

A 2ª edição da Feira da Caça Maior do Concelho de Odemira está agendada para os dias 30 e 31 de agosto e 1 de setembro, em S. Teotónio, com forte aposta na mostra de entidades, associações e empresas ligadas à caça.

Esta é uma iniciativa do Município de Odemira em estreita colaboração com as associações de caçadores locais.

Haverá mostra de atividades relacionadas com a caça, mas também animação musical, gastronomia, artesanato e produtos locais. O certame será também espaço de reflexão e debate, com a realização de colóquios e ações de sensibilização.

O principal objetivo da Feira da Caça Maior passa por valorizar as extraordinárias condições cinegéticas do concelho, atendendo que a caça, e em especial a caça maior, é um recurso com grande relevância no concelho.

Datas e Horários
Dia 30 de Agosto -18:00h – 24:00h
Dia 31de Agosto – 12:00h – 24:00h
Dia 01 de Setembro – 12:00h – 20:00h

Para além de expositores de empresas e associações do setor, exposição de cães de matilha e de troféus, gastronomia e animação musical, demonstrações de caça com cães de parar e de falcoaria/cetraria, um dos pontos altos da Feira da Caça Maior são os momentos de reflexão e debate, nomeadamente uma sessão de esclarecimento sobre “Legislação da Caça maior e Sanidade Animal”, a “A gestão cinegética em Portugal e a reintrodução do corço no concelho de Odemira” e “A atividade cinegética numa perspetiva de desenvolvimento turístico do concelho”.

“Legislação sobre Caça Maior e Sanidade Animal”

No dia 31 de agosto, a partir das 15h, vai ter lugar uma sessão de esclarecimento sobre a Legislação da Caça Maior e Sanidade Animal, com vista a clarificar algumas questões relacionadas com doenças da caça maior e respetivo enquadramento legal. Esta sessão conta com a presença de Madalena Vieira, docente da Universidade de Tás os Montes, e Paula Simões, em representação da FENCAÇA, a sessão de abertura está a cargo de Hélder Guerreiro, Vice-Presidente da Câmara Municipal de Odemira.

“A gestão cinegética em Portugal e a reintrodução do corço no concelho de Odemira”

A partir das 18 horas do dia 31 de agosto, será lançado para debate a gestão cinegética em Portugal e a reintrodução do corço no concelho de Odemira. Esta é uma ambição de várias associações de caçadores do concelho, neste sentido o Município de Odemira estabeleceu uma parceria com a Universidade de Aveiro com vista a averiguar, numa primeira fase a possibilidade de reintrodução do corço no concelho e nessa eventualidade elaborar um plano de reintrodução e gestão conjunta desta espécie. Este debate, que contará com a presença de Rita Torres e João Carvalho, investigadores da Universidade de Aveiro, servirá para divulgar a parceria, a moderação estará a cargo de Hélder Guerreiro, Vice- Presidente da Câmara Municipal de Odemira.

“A atividade cinegética numa perspetiva de desenvolvimento turístico no concelho de Odemira”

Tendo em conta a importância do setor da caça para o desenvolvimento turístico do concelho de Odemira, no dia 1 de setembro, pelas 18 horas, a Feira da Caça Maior vai ser palco para a apresentação do plano estratégico para o turismo cinegético do Alentejo e a apresentação de um caso de sucesso na gestão de uma reserva de caça turística. Este debate conta com a presença de Ceia da Silva, Presidente da Entidade Regional de Turismo do Alentejo e João Dinis, Presidente da Junta de Freguesia de Sobral da Adiça, a moderação estará a cargo de Hélder Guerreiro, Vice- Presidente da Câmara Municipal de Odemira.

0 comentários :

Enviar um comentário

English Destinoslusos Version Spain Destinoslusos Version French Destinoslusos Version German Destinoslusos Version