ENTRAR

terça-feira, 23 de julho de 2013

Festa do Leitão à Bairrada Águeda 2013 - Programa e Cartaz

A 20ª edição da Festa do Leitão à Bairrada realiza-se de 4 a 8 de Setembro de 2013, no largo 1º de Maio, junto ao rio, em Águeda. O evento engloba a 16ª Mostra de Artesanato e Gastronomia de Águeda

A organização do evento está a apostar em força nesta verdadeira “edição especial”… esta é a 20ª edição da Festa do Leitão à Bairrada e 16ª Mostra de Artesanato e Gastronomia de Águeda que se realizará no renovado largo 1º de Maio.

A ACOAG está a fazer de tudo para garantir um cartaz de animação de qualidade, que conta já com Pedro Abrunhosa, Quim Barreiros, João Pedro Pais, Dj Diego Miranda e Aurea.

Até ao momento estão confirmados os seguintes nomes:

4 de Setembro: Pedro Abrunhosa
5 de Setembro: Quim Barreiros
6 de Setembro: João Pedro Pais e Dj Diego Miranda
7 de Setembro: Aurea

Para além dos grandes nomes nacionais e internacionais, este evento assume uma importância primordial na divulgação dos artistas regionais. Dezenas de cantores, grupos folclóricos, bandas filarmónicas, grupos de baile, espectáculos de dança, animação itinerante, e várias performances de artistas de Águeda e da região, têm passado pelos palcos junto ao Rio Águeda.

Mas nem só de cultura vive a Festa do Leitão. Também se realizaram vários eventos desportivos, envolvendo dezenas de atletas. Desde corridas de atletismo, rally papers, largadas de pára-quedistas, instalação de um relvado sintético, até uma prova de canoagem nocturna no Rio Águeda, o desporto e as actividades outdoor têm sido uma constante. Desde há várias edições, a zona de desportos radicais é uma das atracções mais procuradas pelos visitantes do certame.

A animação infantil também tem lugar especial na Festa do Leitão. Para além do parque infantil do Largo 1º de Maio, as crianças podem brincar nos insufláveis instalados no recinto. Estes equipamentos tão procurados pelos mais novos fazem parte da Festa do Leitão desde a edição de 2002, e têm vindo a crescer em quantidade e qualidade.

Outro espectáculo muito ansiado todos os anos, e com enorme adesão pelo público, é o fogo de artifício. Num local privilegiado e seguro, no Rio, entre as duas pontes, realiza-se uma monumental descarga pirotécnica, visível em toda a cidade.

A edição deste ano conta, apenas, com cinco restaurantes (tinham sido seis em 2012) - Nelson dos Leitões, Jorge Marques, Taberna do Canal (assador Nova Casa dos Leitões, Aguim), O Sancho e Suprema (assador Sobe e Desce). Acrescem os bares Cincho Bar, Praça Pública, Melguinhas Doces e Maresias Bar.

O leitão será servido a 12,50 euros a dose - acréscimo de 50 cêntimos em relação ao valor preço praticado em 2012 - e as Caves de São João vão voltar a fornecer os vinhos e os espumantes para a edição deste ano.

O Folhado de Leitão (salgado) e a Delícia do Bosque (doce) são as novidades gastronómicas deste ano, ambas confeccionadas pelo Restaurante Sabores.

Os expositores da Mostra de Artesanato e Gastronomia ficarão na lateral do pavilhão multiusos, estando confirmada a presença de dez Juntas de Freguesia do município.

Pedro Abrunhosa vai animar a primeira noite do certame, a 4 de Setembro. Seguem-se Quim Barreiros (dia 5), João Pedro Pais e o DJ Diego Miranda (dia 6) e Aurea (dia 7), a que se seguirá um espectáculo piromusical.

Para domingo, 8 de Setembro, está confirmada a transmissão, em directo, do recinto do certame, do programna Portugal em Festa, da SIC, entre as 14 e as 20 horas, sendo a noite dedicada à actuação de um grupo de sevilhanas e flamenco.

O preço dos ingressos foi fixado em 3 euros entre os dias 4 e 7 de Setembro. No domingo, dia do encerramento, o bilhete terá um custo de dois euros.

0 comentários :

Enviar um comentário

English Destinoslusos Version Spain Destinoslusos Version French Destinoslusos Version German Destinoslusos Version