ENTRAR

quarta-feira, 24 de julho de 2013

Festas de Ansião 2013 - Programação e Cartaz

As Festas do Concelho de Ansião 2013 acontecem de 8 a 11 de agosto, em diversos espaços da vila e prometem mais uma vez atrair milhares de visitantes. 

O programa do primeiro dia, quinta-feira, inicia-se com a Mostra de Música Moderna, programada para a mata municipal, a partir das 21h30, e reunindo diversas bandas do concelho, após o que se apresenta a banda alemã Antonio.

A abertura oficial das Festas acontece na sexta-feira, dia 9, com uma sessão solene no salão nobre dos Paços do Concelho, seguida da abertura ao público do arquivo municipal e a visita à mostra de atividades. Ao mesmo tempo, a piscina municipal de Ansião acolhe mais uma edição do festival Os Meus Mergulhos. Depois abre ao público o Arquivo Municipal. Durante as Festas estará patente no centro cultural uma feira da Saúde, que abre ao público pelas 20h00. 

Mais tarde, como manda a tradição, o teatro Olimpo apresenta-se no centro cultural, desta feita com o “Auto da Índia”, de Gil VIcente. Depois o teatro dá lugar à música, com a Orquestra Ligeira da Sociedade Filarmónica Ansianense de Santa Cecília a dar um concerto na mata municipal, local onde Pedro Miguéis apresenta depois o seu tributo a Carlos Paião. Um baile, já perto da meia-noite, encerra este primeiro dia de Festas do Concelho.

Na manhã do sábado 10 de agosto, o mercado municipal acolhe mais uma edição da secular Feira dos Poceiros e, a partir das 15h30, a biblioteca municipal de Ansião comemora mais um aniversário. Pelas 16h00 acontece a apresentação do livro de Irene Paz Valente Percursos, Vivência e Novos Caminhos – Romance de Uma Vida. Depois, pelas 18h00 e aproveitando os seus estágios em Ansião, as equipas de futsal do Sporting e do Rio Ave defrontam-se no pavilhão de Ansião, naquele que será o 8º troféu de Futsal do Concelho de Ansião. 

Ainda falando de desporto e também na sua oitava edição, acontece pelas 20h00 o Passeio de BTT noturno Luz-Ke-Fusco. Já pelas 22h00 acontece um dos momentos altos das Festas, com a final do Concurso Encant´Ansião, marcada para a Mata Municipal. Depois de ultrapassarem um casting inicial e de vencerem as respetivas eliminatórias, 15 jovens vozes do concelho apresentam-se ao vivo, acompanhados por uma banda, no que promete ser um grandioso Espetáculo Musical. 

A noite nobre das Festas do Concelho de Ansião é assim uma celebração do talento e da inspiração, feita apenas com a prata da casa, de que é exemplo a apresentação, a cargo de Luís de Matos. Depois, um baile termina este dia de Festas.

O programa do domingo dia 11 inicia-se pelas 15h00, com a apresentação do livro Em Silêncio, de Carla Furtado e prossegue depois com a entrega dos prémios aos vencedores do concurso literário Políbio Gomes dos Santos. Depois as Festas do Concelho prosseguem na Mata Municipal, com um festival de folclore em que participam o Rancho Folclórico de Pousaflores e o Grupo Folclórico Cantares de S. Tiago, representando o concelho de Ansião, mas também o Rancho Folclórico de Ordiz - Penafiel e o Rancho Folclórico da Casa do Povo de Almeirim.

Pelas 22h00 apresenta-se na Mata Municipal o grupo de música tradicional Tempo d’Avó, seguido de um concerto pela Banda da Sociedade Filarmónica Ansianense de Santa Cecília. De seguida, os The Gift dão um concerto no campo da mata. Regressando à mata municipal, um baile coloca um ponto final na edição de 2013 das Festas do Concelho. 

0 comentários :

Enviar um comentário

English Destinoslusos Version Spain Destinoslusos Version French Destinoslusos Version German Destinoslusos Version