ENTRAR

quinta-feira, 25 de julho de 2013

Mercado Ribeirinho 2013 em Barquinha

Vila Nova da Barquinha vai receber nos próximos dias 26, 27 e 28 de Julho o Mercado Ribeirinho em torno da temática artes. Música, cinema ao ar livre, descida de canoagem, maratona lomográfica, danças de salão, zumba, fitness, insufláveis para as crianças, animação, mercados de produtos locais e artesanato são algumas das actividades que irão animar o Barquinha Parque.

A iniciativa, da TAGUS - Associação para o Desenvolvimento Integrado do Ribatejo Interior em parceria com o município de Vila Nova da Barquinha e a ADIRN – Associação para o Desenvolvimento Integrado do Ribatejo Norte, inaugura no dia 26 de Julho às 20h30 e será contemplada com uma festa da geminação do concelho.

Do programa deste evento, que pretende restabelecer e promover a identidade da região, fazem parte actividades desportivas como aulas de fitness e de zumba, com principal destaque para uma relaxante descida de canoagem entre Almourol e Vila Nova da Barquinha. Os canoístas terão de se reunir às 9 horas no Castelo de Almourol, onde será feito um briefing de segurança e visita à fortificação. Haverá, ainda, uma paragem para banhos nas Areias Verdes no decorrer do percurso, com desfecho da actividade no Cais Dr. Pombeiro. Esta actividade desportiva tem incluindo o seguro, o acompanhamento por monitores, garrafas de água e reportagem fotográfica. As inscrições podem ser efectuadas através do site da TAGUS (www-tagus-ri.pt). 

Outra das iniciativas de destaque é a Maratona Lomográfica, que tem como objectivo estimular a criatividade artística dos participantes através do meio da fotografia. O evento, que utiliza máquinas automáticas de baixo custo, envolve o contacto com estes equipamentos, receptores de luz de forma contínua através do sistema de exposição automático, os seus princípios e uma sessão fotográfica. A maratona irá consistir numa competição fotográfica com câmaras desta corrente artística. O material fotográfico necessário será fornecido pela organização. 

A animação será feita na primeira noite, no dia 26 de Julho, com danças de salão do Clube União e Recreios da Moita do Norte e uma actuação do grupo Arregaita, no Bar dos Plátanos. No dia 27 de Julho, será a vez do grupo Coral de Tancos actuar à tarde no Centro Cultural de Vila Nova da Barquinha, e VicJames animará o inicio da noite. O músico Ricardo Monteiro actuará na tarde de dia 28 de Julho. 

Durante o último fim-de-semana de Julho haverá, ainda, insufláveis para as crianças, pinturas e cinema ao ar livre com exibição de curtas e longas-metragens, mercados de produtos locais e artesanato e dj e vj com mistura de dance music e jazz a terminar as noites.

Este programa de três dias é o espelho da dinâmica que se pretende criar com os agentes locais do território, com as associações culturais, os produtores regionais, os grupos locais, entre muitos outros, a associarem-se a estes mercados realizados pela TAGUS em parceria com os municípios de Vila Nova da Barquinha, Constância e Abrantes, no âmbito da estratégia de eficiência colectiva PROVERE – Mercados do Tejo - Rede para o Desenvolvimento Sustentável da Bacia do Tejo" e Co-financiado pelo QREN, Mais Centro - Programa Operacional Regional do Centro e União Europeia e Fundo Europeu de Desenvolvimento Regional.

0 comentários :

Enviar um comentário

English Destinoslusos Version Spain Destinoslusos Version French Destinoslusos Version German Destinoslusos Version