ENTRAR

quinta-feira, 22 de agosto de 2013

Chocalhos Alpedrinha 2013 Programa do Festival da Transumância

De 13 a 15 de Setembro de 2013, em Alpedrinha, perto de Fundão, decorre mais uma edição do Chocalhos - Festival dos Caminhos da Transumância.

Ao longo de 3 dias quem visitar este festival irá encontrar muitos concertos, gastronomia, animação de rua, artesanato e tasquinhas.

O Chocalhos – Festival dos Caminhos da Transumância, acontece todos os anos, no terceiro fim-de-semana de Setembro, na Vila de Alpedrinha. Os Alpetrenienses abrem as portas de suas casas, convidando todos a visitar e provar os seus produtos.

Um dos momentos altos da festa é a viagem por um dos caminhos da transumância em que poderá acompanhar um rebanho e ser pastor por um dia.

Tal como outrora, o final desta viagem é motivo de festa, na qual não faltam concertos, animação de rua e tasquinhas.

Alpedrinha é famosa pelos seus embutidos em madeira, trabalhos em ferro, cestaria e loiça preta. A vila tem uma herança impar, primando pela magestosidade dos seus edifícios. 

A não perder o Palácio do Picadeiro, um imponente edifício barroco recuperado que hoje alberga um conjunto de equipamentos inovadores, que proporcionam uma viagem inesquecível pelo concelho.

Para além das mais de 100 tasquinhas dos residentes locais,a Câmara Municipal do Fundão, lançou o desafio para que os sabores locais fossem trabalhados pelas mãos dos chefes e para isso surge, pela primeira vez no evento, um espaço com a assinatura de um chef autor com Nuno Bergonse (atualmente no Ministerium, Terreiro do Paço, ex responsável do resturante Pedro e o Lobo, ambos em Lisboa), a “Tasca dos Chefs”: um local destinado à degustação dos produtos locais, pratos confecionados com os sabores do Fundão e da Transumância.

Com uma esplanada e um espaço lounge para toda a família, a Tasca dos Chefs fará as delícias dos visitantes: um local descontraído, com boa música e com uma vista de cortar a respiração, também terá à venda vários cocktails e vinhos locais que serão servidos por profissionais que irão propor uma diferenciação de oferta.

Também integrado na gastronomia dos Chocalhos, entre 6 e 15 de setembro decorre a mostra gastronómica “Fundão, aqui come-se bem – Sabores da Transumância”, com o objetivo de promover a gastronomia regional e ligados à Transumância, em 16 restaurantes aderentes.

Aulas culinárias – Tasca dos Chefs

Durante o dia de sábado, às 18 h haverá aulas culinárias, pelas mãos do Chef residente - Nuno Bergonse e no Domingo às 17 h com o Chef Hugo Nascimento, da Tasca da Esquina que irá interpretar a dieta dos pastores. As inscrições para as aulas devem ser feitas para o número 964 939 072  ou na Tasca dos Chefs.

Terreiro de Santo António

Os Chocalhos é um evento que se desenrola por toda a vila Alpedrinha, e as atividades com especial relevo para as animações de rua, com vários grupos locais e nacionais percorrerem as diversas ruas.

As atividades do Terreiro de Santo António, onde estará localizada a Tasca dos Chefs, irão promover o património material e imaterial pastoril da Beira Interior, com conversas, oficinas culinárias, apontamentos musicais, mostras de artesanato e produtos da terra, atividades infantis, entre muitas outras.

0 comentários :

Enviar um comentário

English Destinoslusos Version Spain Destinoslusos Version French Destinoslusos Version German Destinoslusos Version