ENTRAR

sexta-feira, 2 de agosto de 2013

Feira do Pastel de Chaves 2013 - Programa e Cartaz

De 2 a 4 de Agosto de 2013 em Chaves decorre a primeira feira do pastel, iguaria flaviense à mostra no Jardim Público, com muita animação à mistura a cargo do Festival de Música Tradicional Folk de Chaves. Organização espera uma boa adesão do público, quer pela associação dos dois eventos, quer pela realização no mês de agosto, com o regresso dos filhos da terra.

Depois de comemorar os seus 150 anos de vida e de ter recebido como presente de aniversário, em final do ano passado, o reconhecimento nacional como Indicação Geográfica, a autarquia flaviense vai “prestar homenagem” ao Pastel de Chaves, dedicando-lhe pela primeira vez três dias de festa, onde será o rei. Ao evento, associa-se a 3.ª edição do Festival de Música Tradicional Folk de Chaves – Flaviaefest, com muita animação garantida.

Esta é mais uma iniciativa de promoção e valorização dos produtos e da região, através da projeção da marca “Sabores de Chaves”, onde o Pastel de Chaves terá lugar de destaque. Depois do fumeiro no Inverno e do Folar na Primavera, segue-se agora o Pastel de Chaves no Verão, sendo este o terceiro momento para a promoção dos produtos flavienses.

O evento proporcionará também o contacto estreito com os “saberes”, dando uma noção ao visitante da importância da herança cultural. Na sua essência, para além de devolver às tradições gastronómicas e artesanais o seu lugar na comunidade e de ser um meio promocional turístico global da região, este certame pretende constituir-se como um importante instrumento de promoção e valorização das artes e ofícios da região.

O Flaviaefest proporcionará um ambiente único, onde as atuações de grupos de renome internacional, a divulgação da nossa música tradicional e mostra de novos projetos de música do mundo, se associam à venda, exposição e prova dos “sabores” e “saberes” da região.

A iniciativa conjunta é organizada pelo Município e pela Academia de Artes de Chaves, com o apoio da ACISAT - Associação Empresarial do Alto Tâmega, Eurocidade Chaves-Verín, ADRAT e Associação Chaves Viva.

Recorde-se que no ano em que comemorou os 150 anos de vida, este um produto de panificação/pastelaria, em forma de meia-lua, constituído por massa finamente folhada, foi reconhecido, a nível nacional, como Indicação Geográfica, através da publicação, em Diário da República, no dia 14 de Novembro de 2012.

Durante o próximo fim-de-semana também decorre em Chaves a VI edição da Maratona de Futebol de Praia, a prova principal do “Chaves Beach Games 2013”.

A abertura oficial deste evento desportivo, que decorrerá no campo de futebol de praia, situado na margem esquerda do rio Tâmega, junto à Ponte Barbosa Carmona, será dia 02 de agosto (sexta-feira), às 21h30, e prolongar-se-á até às 18h00 de domingo, dia 04, contando com muita música, a atuação dos Enraizarte, muita animação com Fannidays, uma passagem de modelos masculinos e femininos da Triumph, uma aula de Zumba com Cláudia Curralo do Mega Cultus, malabarismo com fogo, insufláveis, parede de escalada e o habitual fogo de artifício da AM pirotecnia.

O evento é organizado pelo Grupo Desportivo, Recreativo e Cultural dos Ases da Madalena (GDRCAM) e conta com a colaboração do Município de Chaves, Junta de Freguesia da Madalena, Eurocidade Chaves-Verín e Concelho de Verín. A entrada é livre.

PROGRAMA

Jardim Público de Chaves
sexta das 19h00 às 24h00 / sábado e domingo das 15h00 às 24h00
Entrada livre

02 SEXTA
PROJECTO ENRAIZARTE | FANFARRA KAUSTIKA | INDIGO – a partir das 21h30

03 SÁBADO
WORKSHOPS DE MÚSICA TRADICIONAL E CAPOEIRA – a partir das 15h00
SENHOR VADIO | QUEMPALLOU | RONCOS DO DIABO – a partir das 21h30

04 DOMINGO
ESTICA-ME AS PELES | FADOMORSE - a partir das 21h30

0 comentários :

Enviar um comentário

English Destinoslusos Version Spain Destinoslusos Version French Destinoslusos Version German Destinoslusos Version