ENTRAR

segunda-feira, 19 de agosto de 2013

Feira Medieval de Ansião 2013 - Programa

Nos dias 7 e 8 de Setembro 2013 decorre no concelho de Ansião, mais propriamente no Complexo Monumental de Santiago da Guarda a Feira Medieval 2013.

A iniciativa é promovida pelo Município de Ansião, em parceria com diversas colectividades do concelho, tendo, como objectivos, proporcionar um evento turístico atractivo, permitindo reviver trajes, ofícios e modos de vida perdidos há séculos.

Além da animação prevista para os dois dias, haverá também lugar a uma zona de comes e bebes, dinamizados pelas associações, em que entram apenas sabores ancestrais, anteriores à chegada à Europa de alguns produtos descobertos mais tarde, de que é exemplo mais óbvio a batata.

O programa da Feira Medieval inicia-se, pelas 17h00 do dia 7 de Setembro, com uma arruada e o “auto de abertura da Feira, com visita dos meirinhos às bancas dos tendeiros, para aferição dos pesos e medidas”, seguindo-se danças populares ao som do pandeiro e do alaúde. 

Às 19h00 haverá acepipes e outras iguarias de sabor tradicional, regadas com um quartilho de vinho nas tabernas da praça. 

Depois, algo imprevisivelmente, acontecem zaragatas entre homens de armas, por ciúmes de uma taberneira atrevida, e duelos à espada por amor da mesma taberneira que, por sinal, tem bons cabedais e haveres. 

Pelas 21h00 há bailias e folguedos nos terreiros da Praça e depois, às 22h00, no anfiteatro exterior do Complexo Monumental, o Teatro Olimpo apresenta a peça ‘Harpagão, o velho avarento’” e, às 23h00, começa um espectáculo de malabares de fogo sobre a lenda do milagre das rosas.

No dia seguinte, domingo, “montadas que estão, às 11h00, as bancas dos mercadores e sabendo que os pregoeiros já anunciaram a carta de privilégios para aqueles que vierem por bem a esta feira, é hora de abrir os taipais e enrolar os panejamentos das cortinas que o homem da vara começou a sua faina de aferir os pesos e medidas dos tendeiros”. Segue-se o Cortejo Régio pelas ruas do burgo e, a partir das 13h00, “há comeres da caça, viandas e beberes nas tabernas do mercado”.

A partir das 15h00 haverá arruada de gaita de foles, tambores e timbalões, mais bailias e folguedos, um torneio de armas “pela honra ferida de uma dama ultrajada”, uma festa sarracena com danças do ventre, a arte do encantador de serpentes e comeres e beberes “de antanho nas tabernas do burgo”. Às 20h00 apresenta-se a orquestra Caminhos de Santiago e, a finalizar, “o juízo de heréticos contumazes” acontece às 21h00.


0 comentários :

Enviar um comentário

English Destinoslusos Version Spain Destinoslusos Version French Destinoslusos Version German Destinoslusos Version