ENTRAR

segunda-feira, 5 de agosto de 2013

Festas de Albufeira Nossa Senhora da Orada 2013

No dia 14 de Agosto 2013 decorre em Albufeira uma festa religiosa em honra da Nossa Senhora da Orada, com uma missa na Igreja Matriz seguida de procissão até à praia dos Pescadores.

No programa está incluida a Missa na Igreja Matriz, seguida de procissão até à Praia dos Pescadores, depois haverá espectáculo de Variedades no Largo Engº. Duarte Pacheco e Fogo de Artifício.

Trata-se de uma das tradições religiosas mais antigas da região que já faz parte do cartaz turístico da cidade. Antiga vila piscatória, as gentes de Albufeira têm uma enorme devoção por Nossa Senhora, a qual está bem patente nos ex-votos que se encontram na ermida da Orada e que ilustram os milagres da Padroeira dos pescadores.

Para além destas manifestações religiosas, os festejos de verão englobam as Comemorações do Dia do Município a 20 de agosto, data que se celebra a atribuição da Carta de Foral à vila por D. Manuel I (20 de agosto de 1504). Esta comemoração tem conquistado, ano após ano, a admiração dos residentes e turistas e culmina com um magnífico concerto sinfónico com pirotecnia, na Praia dos Pescadores.

As celebrações têm início no dia 13 de agosto, terça-feira, às 21h30, com a Missa na Capela da Orada e Procissão das Velas até ao Porto de Abrigo.

No dia 14, os sinos da Igreja Matriz de Albufeira far-se-ão ouvir logo pelas 9h00, com o repique festivo. Às 11h00, a Ermida da Nossa Senhora da Orada abrirá as portas a todos aqueles que quiserem ver a exposição de Arte Sacra alusiva ao culto da Nossa Senhora da Orada. Pelas 18h00, terá lugar a Missa Solene da Festa da Assunção de Nossa Senhora, na Ermida da Orada.

Já no final da tarde, às 19h00, os pescadores de Albufeira transportarão a imagem da sua Padroeira na tradicional Procissão, que seguirá até ao Cais do Porto de Pesca, onde as embarcações e os “homens do mar” receberão a bênção de Nossa Senhora para mais um ano de faina. À noite, pelas 22h00, o Largo da Ermida acolherá o espetáculo de acordeão com o grupo “Folequestra”.

As festividades encerram no dia 15 de agosto, quinta-feira, com a Missa da Assunção de Nossa Senhora na Ermida da Orada, pelas 19h00.

Esta iniciativa é promovida pela Câmara Municipal em parceria com a Fábrica da Igreja Paroquial de Albufeira

0 comentários :

Enviar um comentário

English Destinoslusos Version Spain Destinoslusos Version French Destinoslusos Version German Destinoslusos Version