ENTRAR

quinta-feira, 22 de agosto de 2013

Festas de Sardoal 2013 - Programa e Cartaz

As Festas do Concelho de Sardoal 2013 decorrem nos dias 20, 21 e 22 de setembro e a cantora Aurea e o espetáculo Quem é o Bob? – Tributo a Bob Marley vão ser atrações principais.

As Festas do Concelho integram a 7.ª edição da Feira Nacional do Fumeiro, Queijo e Pão, em parceria com a TAGUS – Ribatejo Interior e o XI Festival Hípico de Sardoal (dia 22), organizado pela Associação Recreativa da Presa.

Do programa consta ainda um concerto pelo conhecido grupo abrantino “The Joe´s” (dia 22) e o Encontro de Filarmónicas, promovido pela Filarmónica União Sardoalense (dia 21, no Centro Cultural Gil Vicente).

Espetáculos com o Rancho Folclórico “Os Resineiros” de Alcaravela, grupo Piano Vox, grupos de animação de rua, teatro e outras iniciativas de índole artística e sócio-cultural fazem parte da oferta, com especial destaque para a Exposição de Pintura, de Álvaro Mendes no Centro Cultural.

Uma vez mais o envolvimento das associações concelhias será fundamental, através das vertentes desportivas e gastronómicas.

As Festas de Sardoal destinam-se a celebrar os 482 anos de elevação do Sardoal à categoria de Vila, por Carta Régia de D. João III, em 22 de setembro de 1531.

No sábado, dia 21, às 8h30m, a AMA – Associação de Moradores e Amigos de Entrevinhas leva a efeito um Passeio de Cicloturismo, que percorrerá todas as localidades do concelho.

No mesmo dia, às 15 horas, a Comissão Desportiva, Cultural e Recreativa da Venda Nova organiza, no Parque Desportivo Municipal, um Torneio de Futebol, com a participação de três equipas que militam nos campeonatos distritais do INATEL. Esta Associação vai ainda gerir, no Mercado Diário, um dos principais restaurantes das Festas.

Às 17 horas, o Clube de Motards “Os Últimos do Ribatejo” promove um Motochurrasco e um espetáculo de Freestyle com Tó Mendes.

Ainda no dia 21, a Associação “Os Duros” será responsável pelo Passeio da Chapa Amarela, que percorrerá as estradas concelhias.

Quanto ao domingo, 22, Dia do Concelho, às 8h30m, a Associação de Desenvolvimento TAGUS é parceira com o setor de Turismo do Município num Passeio Pedestre, que visa potenciar sítios de afeto paisagístico e unidades de produção gastronómica e vinhateira concelhias.

Logo a seguir, às 10 horas, nos terrenos do Freião, terá lugar o XI Festival Hípico, organizado pela Associação Recreativa da Presa, com Espetáculo de Equitação Natural, Provas de Obstáculos, Volteio e Iniciação.

Nos três dias a Associação TAGUS é parceira direta na 7.ª Feira Nacional do Fumeiro, Queijo e Pão, que decorre na Praça Nova, com animação musical e lúdica diária.

Festival Hípico de Sardoal com provas e espetáculos

Integrado nas Festas do Concelho de Sardoal 2013, vai ser levado a efeito o XI Festival Hípico, no domingo, dia 22 de setembro, nos terrenos do Freião (junto ao Eucalipto Grosso), a partir das 10 horas, organizado pela Associação Recreativa da Presa (ARP), com apoio do Município, Escola Prática de Cavalaria, Bombeiros, GNR e empresa CONISAR. 

As Provas de Obstáculos serão de Escolas, Pequenas, Médias e Grandes e nelas participarão dezenas de conjuntos (cavaleiros e cavalos) oriundos de todo o país, alguns com grande prestígio nacional e internacional.

Como atração do certame, será apresentado um Espetáculo de Equitação Natural, apresentado por Janet Hakeney, Presidente da Associação Portuguesa de Equitação Natural.

No local funcionará um Bar/Restaurante gerido pela ARP, que servirá almoços.

Haverá ainda Volteio e Iniciação aos andamentos a cavalo, destinados a crianças e orientados por monitores habilitados, um Stand-Exposição do Exército Português, uma Torre de Atividades Radicais e Viaturas Blindadas da Escola Prática de Cavalaria. 

PROGRAMA FESTAS DE SARDOAL 2013

Quinta-feira, dia 19 – (Dia “Zero”)
21h30m – TEATRO–“O Morgado de Fafe em Lisboa”
(Centro Cultural Gil Vicente – Org.GETAS)

Sexta-feira, dia 20
18horas – Abertura da 7.ª Feira Nacional do Fumeiro, Queijo e Pão
18h15m – Cerimónia informal de inauguração da Exposição de Pintura de Álvaro Mendes (Centro Cultural Gil Vicente)
19horas – Receção ao Secretário de Estado do Emprego e Formação Profissional, Dr. Octávio de Oliveira, com Guarda de Honra prestada pela Filarmónica União Sardoalense (Praça da República)
19h15m – Breve sessão de Boas Vindas no Salão Nobre dos Paços do Concelho, seguindo-se uma visita às Festas.
20horas – Grupo “Piano Vox” (Praça Nova – Patrocínio da Junta de Freguesia de Sardoal)
22h30m – CONCERTO – Quem é o Bob? – Tributo a Bob Marley (Praça da República)

Sábado, dia 21
8h30m – Passeio Cicloturismo (Localidades do Concelho)
14horas – Abertura da 7.ª Feira Nacional do Fumeiro, Queijo e Pão
15horas – TORNEIO DE FUTEBOL
16horas – 5.º ENCONTRO DE FILARMÓNICAS – Saudações (Concentração/Saudação e Desfile na Praça da República)
16h30m – Acordeões e Concertinas com Augusto Neves, Sónia Neves e Michel Neves (Concerto na Praça Nova e animação de rua)
17horas – Motochurrasco e Freestyle com TÓ MENDES
18horas – 5.º ENCONTRO DE FILARMÓNICAS – CONCERTOS
18h15m – Passeio da Chapa Amarela
21h30m – Rancho Folclórico “Os Resineiros” de Alcaravela (Praça Nova)
23horas – CONCERTO – Projeto VIVER A VIDA – Anos 70 (Praça da República)

Domingo, dia 22 (Dia do Concelho)
Comemoração dos 482 anos da elevação do Sardoal à categoria de Vila, por Carta de Mercê, passada por D. João III, em 22 de setembro de 1531

8h30m –Passeio Pedestre
10horas – XI FESTIVAL HÍPICO
10horas – Início das Provas Escolas e de Obstáculos
10h30m – Volteio e Iniciação destinados a crianças e jovens
16h30m – Espetáculo de Equitação Natural apresentado por Janet Hakeney
11horas – Cerimónia simbólica do Hastear das Bandeiras nos Paços do Concelho
14horas – Abertura da 7.ª Feira Nacional do Fumeiro, Queijo e Pão
16horas – Grupo Ribatejano
21horas – Concerto – “The Joe’s” (Praça Nova)
22h30m – CONCERTO AUREA (Praça da República)

Exposição de Pintura de Álvaro Mendes
De 20 de setembro a 16 de novembro
(Centro Cultural Gil Vicente)

Horário nas Festas
Sexta – dia 20 – das 18h às 22h
Sábado e Domingo – dias 21 e 22 – das 15h às 21h
Restantes dias
De terça a sexta – das 16h às 18h
Sábado – das 15h às 18h
Encerra aos domingos, segundas e feriados

Exposição de Fotografia de Pedro Sousa e Maria Isabel Clara
De 20 de setembro a 22 de setembro
(Átrio da Casa Grande)

CARROSSEL ARTESANAL
(Praça Nova – horário da Feira do Fumeiro) 

0 comentários :

Enviar um comentário

English Destinoslusos Version Spain Destinoslusos Version French Destinoslusos Version German Destinoslusos Version