ENTRAR

sexta-feira, 30 de agosto de 2013

Festival Materiais Diversos 2013

De 12 a 28 de Setembro 2013 o Festival de Materiais Diversos ma festa cultural em Torres Novas, Alcanena, Minde, Espinheiro, Cartaxo e Lisboa a apresentar entre 12 e 28 de Setembro.

Já há ecos de Materiais Diversos vindos da serra de Minde. Artistas, produtores e técnicos estão num frenesim, a preparar a abertura da festa cultural que agita a região Médio Tejo, a partir do dia 12.

Na 5ª edição, o FMD13 alarga território e traz uma mão cheia de projectos únicos e estreias nacionais. A programação, sob direcção artística de Tiago Guedes, inclui nomes tão sonantes como Raimund Hoghe, Mónica Calle, les ballets C de la B / Miguel Moreira e Romeu Runa ou Orelha Negra; bem como espectáculos e propostas em parceria com a Culturgest, o São Luiz Teatro Municipal, o Goethe Institut, a Fundação Calouste Gulbenkian e o Teatro Virgínia.

Três eixos principais dão a descobrir o que de mais interessante se anda a explorar nas artes performativas:

- Nos 100 anos d’ A Sagração da Primavera, o FMD13 apresenta 4 espectáculos internacionais  e uma conferência.
Roger Bernat, Raimund Hoghe, David Wampach, Mónica Calle, Maria José Fazenda e Rui Vieira Nery
- Um foco em torno de Raimund Hoghe, dramaturgo de Pina Bausch entre 1980 e 1990, desvenda o trabalho deste ícone da dança contemporânea actual, sobre o qual se lança um livro inédito em Portugal.
Raimund Hoghe

- Com 3 estreias e diversos projectos que atestam a originalidade da mais recente geração de coreógrafos, voltamos o olhar para os Jovens Criadores nacionais.
Jonas Lopes & Lander Patrick, Ana Rita Teodoro, Teresa Silva, Sofia Dias & Vítor Roriz, Luís Guerra e Marco da Silva Ferreira
O encenador e actor Martim Pedroso estará presente, pelo quinto ano consecutivo e, na música, Frankie Chávez e Orelha Negra.

O FMD13 desenvolve ainda vários projectos com a comunidade: exposições, espectáculos, workshops, artistas ao domicílio e A Música de Minde e Alcanena a remisturar-se a ela própria, entre outras propostas. A indústria têxtil da região é também olhada de forma criativa: residências artísticas, um workshop e uma exposição abrangem explorações artísticas diversas nas áreas das artes visuais, design, som, imagem e fotografia.

3 semanas, 22 espectáculos, 44 artistas, 6 projectos com a comunidade, mais de 75 eventos.

Convidamo-nos a viver a experiência do FMD13! 

0 comentários :

Enviar um comentário

English Destinoslusos Version Spain Destinoslusos Version French Destinoslusos Version German Destinoslusos Version